Blog

Blog

4 de ago. de 2011

Você vê o que não existe?


Vendo fantasmas por aí? Pesquisadores afirmam que você não tem com o que se preocupar: essas coisas não existem – e você também não é o único que está vendo imagens assustadoras.
O psicólogo, professor e ex-mágico Richard Wiseman analisa esses fenômenos psíquicos através do prisma da ciência. Segundo ele, os homens acreditam em atividades paranormais porque parece reconfortante. Se a pessoa está doente, há um curandeiro que diz que pode ajudar; se você perdeu alguém que ama, há um meio de entrar em contato; tudo isso serve de consolo.
Os que afirmam ter tido experiencias paranormais sabem que isso é muito atraente para certos grupos. E esse tipo de crença é um fenômeno mundial: aproximadamente 40 a 50% das pessoas no Reino Unido afirmam ter tido uma experiência paranormal. Nos EUA, essa taxa chega a subir para 90%.

São estatísticas aterrorizantes, mas não surpreendentes, já que todos os canais de televisão transmitem programas sobre o assunto: é uma cultura bem disseminada.


Veja o exemplo de um local incrivelmente (e incomumente) frio, que nem os animais escolhem para viver: esses lugares são tidos como assombrados. Porém, os mais céticos afirmam que é apenas uma diferença de padrão térmico ou um baixo tráfego de ondas sonoras ou vento. Inclusive, os animais são melhores do que os humanos para detectar essas variações.
Por isso, quando o gato da família começar a agir estranho, nada de correr pela casa gritando. Se um animal está com medo ou se mostra vigilante, é uma sugestão para que os humanos ajam da mesma forma.
Quanto às pessoas que dizem sentir uma presença assustadora durante o sono (incluindo aquelas que acordam dizendo que não conseguem se mover), fique tranquilo, pois parece haver uma explicação: quando as pessoas sonham, o corpo se paralisa para que elas não ajam como se estivessem acordadas. Mas, às vezes, há uma confusão entre a vigília e o sonho que podem causar imagens bizarras e um despertar antecipado. Depois que se compreende, não é tão aterrorizante assim, né? Mas não estamos jogando pedras em quem acredita. De qualquer forma, quem somos nós, meros seres humanos, para afirmar veementemente que forças sobrenaturais não existem?


Fonte:MSN