Blog

Blog

24 de out. de 2011

Conheça o significado das cores


Alguns dizem que as cores têm forte influência psicológica sobre o ser humano. E isso reflete em sua utilização nas mais variadas formas como roupas, adereços de decoração da casa, mentalização… Quem nunca vestiu branco no Ano Novo para que este fosse repleto de paz?
Os chakras definem bem esse lance de energia, pois para essa filosofia as cores definem a nossa energia vital e, para que esta se mantenha em equilíbrio, é necessário também equilibrar as cores que estão associadas a um determinado problema que precisa de cura.
Cada cor tem seu lugar e sua função, a saber:

1. Muladhara - (Chacra Raiz)

Localização: Base da Espinha.


Cor: Vermelho.


Elemento: Terra.


Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.


Qualidades Positivas:  Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.


Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.
primeiro chacra  (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônio, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

2. Svadhisthana - (Chacra órgão genital e base da barriga)

Localização: Abaixo do umbigo.


Cor: Laranja.


Elemento: Água.


Funções: Força e vitalidade física.


Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.


Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

segundo chacra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.

3. Manipura - (Chacra do umbigo)

Localização: Zona da barriga.


Cor: Amarelo.


Elemento: Fogo.


Funções: Digestão, emoções e metabolismo.


Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.


Qualidades Positivas:


Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.


Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.
terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

4. Anahata - (Chacra cardíaco)

Localização: Coração.


Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).


Elemento: Ar.


Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.


Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.


Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.
quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

5. Visuddha - (Chacra Laríngeo)

Localização: Na garganta.


Cor: Azul claro.


Elemento: Éter.


Funções: Som, vibração, comunicação.


Qualidades Positivas:  Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.


Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.
quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

6. Ajña - (Chacra Frontal)

Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.


Cor: Azul índigo.


Elemento: Todos.


Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.


Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.


Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão.
sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como “terceiro olho” na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

7. Sahasra - (Chacra Coroa)

Localização: No topo da cabeça, bem no centro.


Cor: Violeta e Branco.


Elemento: Todos os elementos.


Funções: Revitaliza o cérebro.


Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.


Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.
sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

Várias terapias, como o Reiki e a cromoterapia se utilizam dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através de gestos , que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização do corpo e da alma.
Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranqüilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração. Coloque uma de suas mãos aberta em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local, mas à distância. Sentar-se na posição de lótus – pernas cruzadas – tronco ereto – e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho. As cores e os cristais são formas visuais de estimulação do chakras. Utilize a pedra com a cor correspondente a do chakra e direcione suas vibrações.

Outros sites relacionam cores e suas funções (não necessariamente ligadas ao chakra). O blog Humor a Bordo postou uma lista resumida de cores e seus significados. Clique aqui e confira.

Fonte: wikipedia

Significados das cores

Veja os significados de cada cor e o que as cores simbolizam.

Se você é daquele tipo de pessoa que dá importância em qual cor usar, gosta de brincar com as cores, misturar (ui), fazer sua personalidade (ou de sua banda) sempre dependente das cores este é o post certo, aqui verá o significado de cada cor e o que simbolizam (ou não). Lembre-se, as cores tem função psicológica sobre o ser humano. Então, agora sem mais enrolação eis os significados das cores:


Vermelho: Cor forte é a cor do sentimento e paixão. Representa o amor, desejo, mas também a violência, orgulho e poder. Esta é uma cor que realmente chama a atenção.

Verde: Pelo contrário do vermelho, esta é a cor que transmite mais calma e harmonia. O verde representa as energias da natureza, esperança, perseverança, satisfação, crescimento e saúde. O verde se usado em excesso determina orgulho, superioridade e arrogância.

Amarelo: Calor, descontração e luz. Simboliza prosperidade, passa energia, transmite otimismo e está ligada ao verão.

Azul: É a cor que acalma, traz clareza, produz ternura, tranqüilidade e segurança. Simbolicamente significa fé, devoção, aspiração, sinceridade, lealdade, e confiança. A cor azul nunca é contra-indicada.

Marrom: A cor da disciplina, uniformidade, consciência e responsabilidade. O Marrom conecta a pessoa à Mãe Terra, está ligada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade, porém se usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência e isolamento.

Laranja: Junção entre o vermelho e o amarelo, traz a qualidade destas duas cores, ele atrai o sucesso, agilidade mental e boa sorte. Significa movimento e espontaneidade.

Preto: Esta cor é associada a idéia de luto, terror e morte, tem ligação com fantasia e mistério. A cor preta também dá certa satisfação luxuosa e apesar de tudo tem como significado a dignidade.

Branco: Dá idéia de calma, tranqüilidade, paz e pureza. Faz-nos lembrar do frio e limpeza. O significado é inocência e pureza.


União das cores: Restart  Arco-íris