Blog

Blog

24 de nov. de 2011

Como fazer um vídeo se tornar viral no Youtube?


Mais de 10 milhões de pessoas já assistiram o vídeo de um iPhone sendo pulverizado em um liquidificador no Youtube. É uma ótima publicidade para a empresa Blendtec – que a maioria dos espectadores provavelmente nunca ouviu falar. Mas, com esse vídeo viral, a Blendtec irá espalhar seu nome e mensagem por diversas redes sociais ao invés de pagar caro por uma campanha publicitária de massa. A ideia realmente decolou.
Os vídeos produzidos para serem virais são os novos queridinhos dos publicitários. Mas apenas os melhores podem superar o ligeiro incômodo que as pessoas sentem quando percebem que na realidade elas estão vendo um anúncio bonitinho pelo Youtube. Mas alguns são tão bons que as pessoas se sentem obrigadas a compartilhar com os amigos mesmo assim.
Então, o que define um grande anúncio, aquele que o espectador vai desejar postar no Facebook ou Twitter?
Uma nova teoria explica a receita de sucesso, chamado de algoritmo preditor do vídeo viral. De acordo com o algoritmo, os quatro ingredientes necessários para um vídeo viral são: congruência, força emotiva, o envolvimento da rede, e uma coisa chamada “sinergia emparelhada de meme”.
Em primeiro lugar, os temas do vídeo devem ser congruentes com os conhecimentos pré-existentes nas pessoas sobre a marca que está fazendo sua publicidade. Os vídeos têm que reforçar as associações que as pessoas fazem com a marca positivamente. Assim que assistimos associações com a marca, inconsistentes com o nosso conhecimento, sentimos tensão. Neste último caso, poucas pessoas irão compartilhar o vídeo, e ele rapidamente será “extinto”.
Em segundo lugar, apenas virais produzidos com apelo emocional forte fazer sucesso, e quanto mais extremas as emoções, melhor. Vídeos felizes e engraçados não tendem a se sair tão bem como um assustador ou nojento, por exemplo.
Em terceiro lugar, o vídeo deve ser relevante para uma grande rede de pessoas – como para estudantes universitários ou trabalhadores de escritório.
E por último, o vídeo deve despertar signos representativos de emoções como as que são representadas pelos famosos “memes” da internet. Algumas combinações funcionam melhor do que outras, como a surpresa e a vontade de descobrir sobre o que o vídeo se trata quando ele está na página de um amigo no Facebook. [Life'sLittleMysteries]