Blog

Blog

24 de nov. de 2011

A Grande Farsa do Aquecimento Global

Fonte - blog brasil

A ciência é feita de teses e antíteses. Seu avanço se deve a choque de contraditórios. Como diria o Caetano Veloso em suas frases dialógicas: "ou não".


Temos sempre que nos perguntar, a quem interessa essa mensagem? É fato que o homem pode destruir a terra com a tecnologia, mas qual é a saída mais justa para o dilema? Seria um socialismo global com distribuição de riquezas? Ou não? Ou do contrário temos que aceitar nossa condição e não almejar alcançar o status de primeiro mundo pois, para isso, teríamos que explorar os recurso naturais como o primeiro mundo fez e faz? (Aqui nenhum mérito nesse aspecto do primeiro mundo.)
A Grande Farsa do Aquecimento Global - documentário polêmico exibido pela BBC e visto no YouTube(legendado).


Parte II
Parte III
Parte IV
Parte V
Parte VI
Parte VII
Parte VIII
Parte IX
Parte X
Parte XI
Parte XII
O Fantástico apresenta a resposta 
dos cientistas do Painel 
Intergovernamental de 
Mudanças Climáticas - IPCC
Nós somos como aquele sapo que se formos jogados na água quente pulamos fora. Mas se forem aumentando a temperatura da água aos poucos morremos cozidos. Acho que estamos sim desequilibrando a natureza. Eu sou daqueles que ainda fica impressionado com a capacidade de um avião voar (com centenas de pessoas a bordo) mas quando estive em Londres fiquei igualmente impressionado com a quantidade de aviões o tempo todo decolando e pousando por lá. O céu todo riscado com o trilho da condensação da humidade atmosférica. Como junto com aquele rastro era deixado CO2 (dióxido de carbono) liberado em abundância pelas turbinas, temos um gráfico do quanto sujamos o ar que repiramos (é como vermos partículas subatômicas analisando seu rastro após uma colisão de prótons em um acelerador de partículas). Se víssemos um barco jogando sujeira em um rio que fosse usado para coletar nossa água potável, isso nos incomodaria mais. Mas como é o ar que respiramos (e não vemos...)

Existe uma enorme quantidade de CO2  congelado na chamada permafrost (terras eternas congeladas no limite da zona temperada com a ártica). Congelamento este ocorrido há 40 mil anos e que retém muita matéria orgânica. Com a mudança climática esse material, agora exposto, libera CO2 e CH4 (Metano) que é um potente aquecedor da atmosfera. Essa pode ser a bomba térmica do armaggedon e pode ser que não dê tempo para a tecnologia, a religião dos modernos alquimistas, desenvolver alguma solução milagrosa. Não é algo distante e boa parte de nós estará aqui para conferir.
Leia mais:

Aquecimento global desafio da humanidade