Blog

Blog

25 de abr. de 2012

Akhenaton o Faraó Louco - [1 à 3] - Documentário - Egito - Mistério



Akhenaton é um faraó adorado dentro da religião New Age, ele é tido dentro da ordem Rosa Cruz como o "fundador" dessa ordem.

Em outras sociedades pseudo-ocultistas, ele é adorado como o fundador da primeira religião monoteísta do mundo [isto é, adora apenas um deus] e a idéia que temos ao ler os escritos deles, os livros e monografias, é de que Akhenaton foi um ser iluminado, divino, maravilhoso, um visionário além do seu tempo, que merece toda a nossa admiração e devoção.

Alguns ousam até mesmo a especular que ele seria uma encarnação anterior de Jesus, que depois do fracasso dele no Egito, ele resolveu retornar como o humilde pastor da palestina, quando então teve sucesso...

Mas ao analisar os dados puramente arqueológicos e históricos, sem contar com nenhuma fonte mística e folclórica, o quadro que notamos é bem diferente. O Faraó Akhenaton, tão adorado e reverenciado atualmente, na verdade foi o pior faraó de todos os tempos do Egito.

Por causa dele, o Egito quase foi varrido da face da Terra, isto por que cego por sua devoção ao Deus Aton [mais sobre por que disso abaixo] ele esqueceu as suas obrigações básicas de governante, desviou recursos preciosos para construir uma nova e dispendiosa capital a pedido de Aton, e começou uma guerra civil sem precedentes para estabelecer o culto ao deus Aton como o único, num país que já tinha uma tradição de milhares de anos de culto a vários deuses.

Mas o mais grave de tudo isso, foi o seu total desprezo pelo restante da população egípcia que resistiu um pouco a suas radicais mudanças, o povo foi abandonado a fome, a violência e sem proteção do exercito.

As fronteiras egípcias, tão cuidadosamente expandidas e conservadas por dezenas de faraós antes dele, foram negligenciadas por Akhenaton que só tinha olhos e ouvidos para o seu Deus novo, que lhe apareceu no formato de 'disco dourado', e a partir dali passou a li ditar ordens.

Por causa disso o Egito perdeu boa parte de suas terras para povos estrangeiros que se aproveitaram da loucura do faraó, e se não fosse pelo golpe de estado que se seguiu, o Egito poderia ter sido varrido da face da Terra, pois os Hititas, inimigos mortais do Egito, estavam rumando para tomar de vez a nação, e destruir todas as cidades egípcias, e monumentos em nome de seus deuses.

O povo hitita parece ter surgido apenas para destruir o Egito, mas graças a ação dos generais egípcios Akhenaton foi morto, os seguidores leais também, sua cidade foi demolida, e o exercito correu para parar os ataques do Hititas e outros inimigos.

As guerras para retomar as terras perdidas perdurou por mais de 100 anos, até que finalmente Ramsés II conseguiu destruir de vez os hititas e as fronteiras egípcias foram restabelecidas como eram antes de Akhenaton.