Blog

Blog

26 de abr. de 2012

Fundador do WikiLeaks entrevista líder do Hezbolah


Nasrallah “Terrorista” para milhões de pessoas e “combatente pela liberdade” para outros. No primeiro programa do projeto televisivo ‘O mundo de amanhã’, Julian Assange conversa com o líder do grupo extremista libanês Hezbollah, Sayed Hassan Nasrallah, no qual se encontra em um lugar secreto no Líbano.
Sayed Nasrallah é o primeiro convidado de Julian Assange no marco de seu ciclo de entrevistas no seu excelente programa ‘O mundo de amanhã’, um de seus projetos mais esperados de 2012, no qual a mídia ocidental fez questão de “ignorar”. O primeiro episódio estreou ontem 17/04/2012, data na qual completa 500 dias de bloqueio financeiro ao WikiLeaks.

No marco do projeto que conta com 10 capítulos, Assange conversará com “políticos, revolucionários, intelectuais, artistas, visionários e especialistas” em buscar de analisar o futuro da comunidade mundial. Segundo os seus idealizadores já havia advertido que a primeira das doze personalidades entrevistadas pelo programa criaria muita polêmica. Este novo e excelente programa deve irá preocupar os governos das potências ocidentais tais como, por exemplo, EUA, Reino Unido, França ou Alemanha. Julian Assange é a pedra no sapato das potências, é a possibilidade que temos para saber realmente o que rola nos bastidores políticos de ditas potências, sem dúvida nenhuma muitas máscaras irão cair.
Eis a entrevista na integra:

Agradecimento: Kelven Rocha

Julian Assange

Julian é o homem mais falado do momento. O fundador e editor do site Wikileaks é entrevistado pelo El País e pelo New York Times, publicações que dão amplo destaque à sua mais recente revelação - desta vez, mais de 300 mil documentos secretos sobre o verdadeiro número de vítimas mortais na guerra do Iraque e o recurso a técnicas de tortura.
No sábado, Assange estava em Londres. Foi lá que deu uma conferência de imprensa e falou com os jornalistas espanhóis e norte-americanos. Hoje já estará noutro país qualquer. Como conta o Times, ele sabe que é um alvo a abater e leva muito a sério a sua segurança: está sempre em movimento, não dorme nos mesmos locais duas noites seguidas, paga todas as despesas em dinheiro, muda de aparência frequentemente e só fala através de telemóveis com sistema de encriptação (e, mesmo assim, troca de número como quem troca de camisola...).
O site tornou-se mundialmente famoso (e inimigo nº 1 do Pentágono) depois de ter revelado, em Abril deste ano, o vídeo de uma operação militar norte-americana em que vários civis desarmados são abatidos (incluindo dois jornalistas da agência Reuters). Em Julho, milhares de documentos secretos sobre a guerra do Afeganistão foram tornados públicos, embaraçando as relações entre os aliados e alguns 'países amigos', como o Paquistão. Agora revelaram-se (mais) verdades inconvenientes sobre a guerra do Iraque.