Jerusalém - יְרוּשָׁלַיִם - A Cidade do Grande Rei
Cidade Santa - Jerusalém - Adilson Lopes
Introdução
A cidade de Jerusalém é a capital de Israel,
sendo a maior cidade de Israel em área e em população do país, ela se
estende por 126 quilômetros quadrados e tem uma população de cerca de
750.000 habitantes e está localizada sobre as montanhas da Judeia entre o
Mar Mediterrâneo ao Ocidente e o Mar Morto ao Oriente. Jerusalém teve
sua origem na história a cerca de 4.000 anos, a 3.000 anos atrás o Rei
Davi tornou-a a Capital Eterna do Povo de Israel para nunca mais sair de
um dos papéis mais centrais da história da Humanidade.
A Cidade Santa desde seus primeiros dias
Jerusalém teve em seus primeiros dias o nome de Jebus, a capital e
principal cidade dos Jebuseus, um dos povos canaanitas que viviam na
região antes da conquista de Israel e da saída do povo do Egito.
Há quem afirme que sua origem seja ainda mais antiga, seus primeiros
dias teria sido relatados no livro de Gêneses Cap. 14:18, onde foi
chamada de Shalem a cidade reino de Melquisedek o Rei da Justiça, o
significado de Shalem é "Completa" e está intimamente relacionado com
dos significados do nome Yerushalaim.
Segundo esta visão, o Jebuseus na realidade haviam conquistado a colina
hoje conhecida como Cidade de Davi, então chamada Monte Sião,
transformando-a em uma cidade que ante servia ao Deus Vivo no centro de
culto pagão dos jebuseus, fonte de idolatria caananeia e implantado alí
bem próximo, no vale de Hinom o sacrifício de crianças ao deus Molech (
Moleque ), uma representação de Satanás na terra. Este fato
representaria a tentativa demoníaca de assumir o trono na cidade do
Grande Rei.
Esta tese seria a melhor explicação para compreendermos o interesse de
Davi por esta pequena cidade no coração da Judéia e no desejo de
conquista-la. Davi que podia ter muitos defeitos foi chamado de o Rei
segundo o Coração de Deus por buscar incessantemente fazer a vontade do
Altíssimo, sendo assim, a conquista de Jebus não passaria de uma
obediência a vontade divina e o trazer de volta ao Senhor aquilo que o
pertencia. Davi em sua conquista estaria retornando a Cidade Santa ao
Senhor.
A conquista da Cidade pelas mão de Davi se deu por cerca de 999 A.C e
ele a tornou a Capital de seu Reino Unido ( Judá e Israel ).
Jerusalém e sua proporções através da história
A Cidade de Davi tinha somente cerca de 400 metros de comprimento e
cerca de 100 metros de largura, sua população não passava de 1.500
habitantes. Esta pequena cidade contava com um pequeno aqueduto no
sub-solo que garantia água para a cidade mesmo em secas ou quando
estivesse cercada pelos seus inimigos.
A conquista de Davi mudou a face da cidade de uma vez por todas,
imediatamente após sua conquista Davi iniciou uma série de
empreendimentos na cidade, bem como a construção do palácio real e os
preparos para a construção do Templo sobre o Monte Moria, a parte mais
alta na região norte do Monte Sião.
Ainda nos dias de Davi a muralha norte foi desfeita e os limites da
cidade expandidos em direção ao Monte Moria, entre as duas colina, o
Monte Sião e o Monte Moria foi construído o palácio real, então a cidade
já havia triplicado de tamanho.
Ao norte ficava situado o Monte do Templo, ao oriente se estendeu-se até
o vale de Cedron, ao ocidente o "Vale dos Fabricantes de Queijo" que
nos dias de hoje percorre desde a Porta de Damasco passando junto ao
Muro das Lamentações e chegando até a Piscina de Siloé.
Jerusalém durante o Reino de Salomão e suas extensões
Durante seu reino a cidade atinge a população de cerca de 6.000
habitantes. Salomão constrói o Primeiro Templo de Jerusalém tornando-a
Capital do Reino Unido de Israel e Centro Espiritual do país.
700 anos após o Reino de Melquizedek Jerusalém volta a ser o Centro
Espiritual de adoração a ADONAI.
As construções de Salomão e sua sabedoria atraem para a cidade pessoas
do mundo inteiro, artesãos, engenheiros e mão de obra especializada além
de reis, príncipes e magos, porém os limites pouco se alteraram desde o
fim do reinado de Davi seu pai.
Compreendendo seu significado
Se associarmos as palavras IR ( עיר ), que significa cidade a palavra
Shalem ( שלם ) obteremos IRSHALEM, acrescentando-se (dele) ou seja a
Cidade dele é de Paz(Pazes)= IROSHALAIM obteremos a escrita עירושלים que
seria a origem de ירושלים. Há porém muitas outras teses para o
significado desta cidade mas é bem provável que este nome revele uma das
características mais marcantes desta cidade, o fato de ter sido
conquistada, dividida, reunificada, local de conflitos, morte, vida e
ressurreição.
Não há nenhum outro lugar no mundo inteiro tão disputado como Jerusalém
nestes poucos quilômetros quadrados na região central das montanhas da
Judéia.
Jerusalém após Salomão
Com a morte de Salomão e a subida ao poder de Roboão seu filho,
ocorreu o cumprimento da profecia da divisão do reino em dois, Juda e
Israel, sendo que Roboão em Jerusalém reinava somente sobre Juda. Por
esta causa a cidade quase não se desenvolveu por centenas de anos,
situação que mudou quando os Assírios conquistaram o Reino de Israel ( O
Reino do Norte ) em 722 A.C. e parte da população da região migrou para
as cidades da Judéia, para Jerusalém em especial.
Sua população começou a aumentar rapidamente e muitos da região
começaram a viver do lado de fora das muralhas. Por causa da pressão da
Assíria e suas tentativas em conquistá-la, a cidade foi ampliada afim de
incluir dentro de suas muralhas os novos bairros, sua expansão se deu
no ano de 701 AC.
A cidade havia se expandido em direção a Colina Ocidental, conhecida
hoje como Monte Sião, onde hoje se encontram as igrejas de Galo Cantus,
Dormição e a Porta de Sião na atual cidade velha, além disso se expandiu
para onde hoje é o Quarteirão Judaico até a Muro Largo citado no Livro
de Neemia 12:38 que foi descoberto pelos arqueólogos e pode ser visto
nos dias de hoje com cerca de 65 netros de extensão e 7 metros e meio de
largura.
Foi durante este período de expansão que o Rei Ezequias deu ordem para
escavar o aqueduto que desviaria as águas de Gião ( Gihon )até a piscina
de Siloé no sul da Cidade afim de garantir neste reservatório um grande
abastecimento mesmo em períodos de cerco.
Antes do aqueduto subterrâneo as águas se dirigiam pelo pequeno aqueduto
feito pelos cananeus em direção ao oriente afim de regar as plantações
dos jebuzeus que ficavam no vale de Cedron.
As águas brotam além, dentro no coração da terra em uma câmara (
cisterna ) chamada Fonte de Gião ( Gihon ), neste mesmo local Salomão
foi ungido Rei de Israel a cerca de 2.950 anos atrás por ordem de Davi
seu pai e sob a presença do Sumo Sacerdote e o secretário do rei. Este
local pode ser visitado nos dias e faz parte do Parque Arqueológico da
Cidade de Davi.
Deste local Salomão, que tinha apenas 7 anos subiu sobre um jumentinho
até o plácio real a cerca de 100 metros de distância onde acompanhado
pelo povo assentou-se no trono de seu pai.
Com a construção do aqueduto foi também construída a Piscina de Siloé (
Brichat Shiloach )para abrigar suas águas no sudoeste da cidade.
Com a finalização destas obras, a cidade pode se expandir melhor em
direção ao ocidente, pois seu abastecimento foi garantido. Houve uma
expansão em torno da Colina Ocidental e escavações arqueológicas indicam
que no norte desta colina foi construída uma grande torre provavelmente
no final do período dos reis de Juda.
Após esta expansão a cidade chegou a abrigar uma população de cerca de
20.000 habitantes.
A conquista da Cidade
No ano de 586 A.C. a cidade foi conquistada pelas mãos dos Babilônios
sob o comando de Nabucodonozor seu rei. Os babilônicos deportaram a
população da cidade, destruíram Jerusalém e roubaram suas relíquias.
A cidade ficou praticamente abandonada por cerca de cinqüenta anos
quando no ano de 538 A.C. Adonai mudou novamente o rumo da historia,
despertando a Ciro, rei da Pérsia para dar ordens aos judeus de
reconstruírem a cidade e retornarem para sua terra. Desde então
inicia-se o período dos "Os que voltam a Sião", sob o comando de Esdras e
Neemias.
Infelizmente, somente um pequeno número voltou a cidade no início do
período o que dificultava sua restauração. Mesmo em pequeno número sua
população começou a reconstruir o que hoje é conhecido como o Segundo
Templo.
Os Macabeus ( Macabim, Hashmonaim )
Segundos os arqueólogos, houve um crescimento dramático na cidade no
perído da revolta dos macabeus no anos de 167 A.C. e a reconquista da
cidade pelas mãos dos judeus.
Com a subida da família dos Hashmoneus ao poder sob o governo de Simão e
Jônatas Macabeus, a cidade voltou a ser a Capital de Israel e a
prosperidade voltou a Cidade Santa, que voltou a ser a capital do país.
Neste período foram realizadas grandes obras, entre elas foi determinado
o perímetro da esplanada do Templo de Jerusalém com 250 metros de
extensão, do lado ocidental a cidade chegou ao vale de Hinom até onde
hoje fica a atual Torre de Davi, além disso foram construídas ruas
largas e praças ao modelo de cidades gregas da época.
Com toda esta mudança começaram a voltar para Israel milhares de judeus
que estavam espalhados por todo mundo e a cidade voltou a ser o centro
administrativo e espiritual do povo de Israel.
Este período de independência sob a liderança dos macabeus foi
interrompido no ano de 63 A.C com a conquista da Terra Santa pelas mão
dos romanos.
O Período Herodiano
Em 37 A.D. os romanos nomearam a Herodes como rei da Judéia, Herodes na
realidade era um Edomeu(Edom) que havia sido escravo e segundo a
tradição havia se "convertido ao judaísmo".
Herodes iniciou um período sem precedentes na história da cidade, sendo o
maior construtor da cidade na antiguidade. Suas obras se expandiram até
mesmo no anos de 44 A.D sob o comando de Agripas seu neto.
Durante este período a cidade tomou proporções tão grandes que somente
no final do século XIX voltou a tomar. Neste período foram realizadas
grandes obras na esplanada do templo bem como a Construção do Segundo
Grande Templo de Jerusalém, ou melhor o Templo de Herodes. Foram
construídas alí duas grandes fortalezas, a de Antônia ao norte onde
Yeshua ( Jesus ) foi julgado e condenado e a de Silicia ao sul da
esplanada.
No lado ocidental da cidade Herodes construiu ali seu palácio com três
grandes torres, uma das quais permanece de pé até o dia de hoje e é
chamada de Torre de Davi, a cidade se expandiu ocupando todo o
quarteirão cristão dos dias de hoje.
Hoje no local chamado Torre de Davi está o museu da Torre de Davi aberto
a visitas no mesmo local onde no passado estava o palácio de Herodes.
Durante o período de Agripas a cidade se expandiu ainda mais chegando
até mesmo onden hoje está o campo dos russos que fica na parte ocidental
da cidade, fora das muralhas atuais.
Ao oriente a cidade se expandiu até abaixo do Vale de Cedron onde hoje
fica o consulado oriental dos Estado Unidos onde há ruínas de uma
muralha deste período.
Neste período a cidade tinha o dobro do tamanho da cidade velha nos dias
de hoje e acredita-se que viviam nela cerca de 100.000 habitantes.
No Bairro Herodiano que fica no quarteirão judaico podem ser vistas
ruínas deste período da história, o museu da casa queimada e fazem parte
deste período locais famosos como o Muro Ocidental ( O Muro das
Lamentações ), as portas e escadarias de Hulda no parque arqueológico do
Ofel, a Esplanada do Templo, a torre herodiana no Museu da Torre de
Davi e ruínas da Fortaleza de Antônia no Monte do Templo.
A Grande Revolta
A revolta judaica teve início no ano de 66 A.D e se estendeu até o verão
de 70 A.D. quando a cidade foi conquistada pelos romanos, o templo e
suas casas foram queimadas e seus muros derrubados. Durante este período
muitos dos judeus se esconderam em seus canais de esgotos subterrâneos e
fugiam durante a noite para fora da cidade.
Os romanos decretaram que os judeus não poderiam morar na região e o
palácio de Herodes passou a abrigar a décima legião romana que montou
onde hoje é o quarteirão armênio nos dias de hoje, um campo de
treinamento militar.
No ano de 130 A.D. Adriano determinou a construção de uma cidade a
deuses pagãos sobre as ruínas de Jerusalém, o que provocou a revolta de
Bar Koba entre 131 e 135 A.D. que foi reprimida e controlada.
Com o fracasso da tentativa de retomar o sonho de um país livre das mão
romanas, conclui-se a construção de Haelia Capitolina no lugar de
Jerusalém.
Haelia Capitolina a Jerusalém Romana
A partir do domínio romano na cidade, começou-se a construir Haelia
Capitolina sobre as ruínas da antiga cidade e segundo a tradição, de
forma quadrangular onde duas ruas principais cruzavam a cidade, uma
delas é o Cardo cuja rua pode ser vista ainda e o piso original pode ser
visitado no quarteirão judaico nos dias de hoje.
O Cardo era uma rua mercado e abrigava o comércio da região. Hoje no
local pode ser visto uma reprodução do mosaico de Madba na Jordânia que
revela um mapa da cidade neste período além do visitante poder caminhar
entre as colunas e lojas desta época.
As muralhas desta nova cidade romana foram construías por volta do
século III e permaneceram como base da antiga cidade até o final do
século XIX, sofrendo diversas alterações e reformas através de diversos
períodos da história.
Com a transformação do Império Romano em um novo império cristão, a
cidade voltou a ter grande importância espiritual, atraindo para si
muitos peregrinos, sendo considerada o centro espiritual do Império
Bizantino Oriental.
Durante esta época, diversas obras religiosas foram realizadas na
cidade, bem como muitas igrejas, entre elas, a primeira igreja cristã em
Jerusalém que foi recentemente descoberta bem abaixo da esplanada da
Porta de Jaffa ( Yafo, Jope ).
Durante o ano de 450 A.D. a imperatriz Audocia determinou a construção
de uma nova muralha que cerca-se o complexo religioso construído no
Monte Sião, onde estão a Igreja da Dormição, a Igreja de Siloé, a Casa
de Caifas ( Sinédrio ), o Cenáculo e o Túmulo de Davi.
A maior parte desta muralha foi praticamente destruída durante o grande
terremoto ocorrido no ano de 1033 na região. Nos dias de hoje, parte de
suas ruínas podem ser vistas não muito longe da Porta do Lixo, a porta
mais próxima ao Muro das Lamentações e a entrada da Cidade de Davi.
Por volta do século III a população da cidade chegou a 80.000
habitantes, marcando o auge no período cristão de Jerusalém. O imperador
Justinianus construiu nesta uma igreja gigante conhecida como Henia
Maria e ampliou a rua Cardo que cortava a cidade de norte a sul.
O período da dominação cristã em Jerusalém perdurou até o ano de 638
A.D. com a primeira conquista muçulmana da cidade, cujo objetivo era
converter sua população e dominar sobre o mundo inteiro. Por causa da
rendição, a população não foi obrigada a abandonar a cidade e esta
também não foi destruída.
Desde então cidade passou a chamar-se Haelia e ficou sob o domínio de
diversos califas, a primeira dinastia chamava-se Unia e foram eles que
iniciaram a construção das mesquitas de Al-Aksa e Omar Al-Sharif ( Domo
da Rocha ) e na região do Ofel, mais ao sul do Monte do Templo, diversos
palácios foram construídos, inclusive a moradia do "Senhor do Mundo"
como se alto denominavam os calífas desta época.
Por causa destas grande obras, Jerusalém passou a ser considerada pelos
muçulmanos como uma cidade santa e tomou o lugar de terceira maior
importância para os muçulmanos em todo mundo. Porém seu limites não
mudaram até o final do século XIX.
Jerusalém sob domínio árabe
A cidade ainda experimentou um período de prosperidade durante os
séculos VII e VIII, mas a população cristã era constantemente oprimida e
obrigada a conversão.
A Primeira Mesquita de Al-Aksa durou até o grande terremoto de 1033 A.D.
quando foi totalmente destruída e uma nova mesquita foi construída
sobre os escombros da primeira.
A dominação muçulmana durou até o ano de 1088 A.D. quando os cruzados
chegaram a região e conquistaram a Cidade Santa.
O Reino de Jerusalém (Período dos Cruzados)
A cidade Santa esteve nas mão dos cruzados por cerca de 88 anos e
recebeu importância máxima, se tornando a capital do Reino de Jerusalém
que abrangia boa parte do território de Israel. Novamente milhares de
peregrinos começaram a fluir para a região.
Durante este período diversas igrejas foram construídas e outras
reconstruídas devido ao abandono durante o período da dominação
muçulmana na região. A igreja do Santo Sepulcro foi construída no ano de
1140 A.D. Na mesma época foram construídas a Igreja de Santa Ana, junto
ao tanque de Betesda e duas novas fortalezas onde hoje é o Museu da
Torre de Davi além disso há indícios de um pedaço da muralha na região
do Ofel, ao sul do Muro das Lamentações.
Retorno Muçulmano a Cidade
Em outubro de 1187 A.D. a cidade se render a Salah A-Din, permanecendo
nas mãos dos muçulmanos até o ano de 1917 A.D. Em 1229 A.D. o governante
muçulmano fez um acordo com o império latino cristão, afim de que os
cristãos pudessem viver ali na parte centra e ocidental da cidade além
de um corredor seguro para os cristãos chegarem ao porto de Jope no
litoral do mediterrâneo.
A situação de status cuo dos cristãos durou apenas 15 anos com a subida
ao poder dos mamelucos.
Os Mamelucos em Jerusalém
O período dos mamelucos na região durou até o ano de de 1517 A.D com a
conquista do Império Turco Otomano. Durante o período mameluco foram
construídas diversas escolas islâmicas e seminários e a cidade continuo a
se expandir.
O Império Turco Otomano
Os turcos dominaram a região até o ano de 1917 quando perderam a Batalha
de Jerusalém para o Império Britânico em sua conquista da Terra Santa e
o novamente o sonho de uma dominação cristã na região.
Durante o Império Turco Otomano surgiram os primeiros bairros fora das
muralhas, o Campo dos Russos e o Mishkanot Shaananim na região do
Montifiori.
Até esta época muitos temiam morar fora da cidade, a causa para isto éra
os constantes saques que os árabes da região faziam nas casas dos novos
moradores. Nos dias de hoje, Mishkanot Shaananim é um dos bairros mais
nobre da cidade tendo vista para as muralhas ocidentais da cidade.
Dominação Britânica
Em 1917, com a vitória britânica sob o comando do General Alemby que
prevaleceu sobre as forças turcas e a expulsão destes da região,
iniciou-se um crescente movimento para reforçar o sonho de uma nova
nação para judeus após cerca de 2.000 anos de história.
Os primeiros movimentos de imigração começaram no final do século XIX e a
população judaica da região vinha se estabelecendo cada vez mais. O
Quarteirão Judaico estava em pleno progresso até o ano de 1947, quando
sob o plano de partição das Nações Unidas, os jordanianos expulsaram sua
população judaica e destruíram as casas dos judeus, além de proibir o
acesso aos lugares santos, em especial o Muro das Lamentações.
Com a proclamação do Estado de Israel no ano de 1947, cresceu a
esperança da restauração de Jerusalém, em 1949 Israel declarou Jerusalém
sua Capital após 2.000 anos de história, mas a cidade foi unificada no
ano de 1967, quando na Guerra dos Seis Dias, após sangrentas batalhas na
região, novamente o Povo de Israel pode entrar na cidade e chegar ao
Muro das Lamentações.
Os árabes que haviam limitado o acesso dos cristãos aos locais santos e
impedido completamente aos judeus o acesso ao Muro das Lamentações,
agora, junto com toda a população podem ter acesso aos seus lugares
santos. Desde então Jerusalém têm expandido seus limites recebendo
grandes verbas que possibilitam grandes obras afim de favorecer a
empreendimentos de grandes empresas de alta tecnologia, empresas e
serviços de turismo e os sítios arqueológicos têm sido recuperados e
abertos ao grande público, Jerusalém aos poucos têm voltado a sua
posição mundial, agora sob o domínio do povo de Israel dois mil anos
após seu exílio, um verdadeiro milagre que nossos olhos podem presenciar
nos dias de hoje.
Jerusalém é uma cidade sem igual, em sua história, memória,
santidade, importância e principalmente espiritualidade. Jerusalém é a
Cidade do Grande Rei.
Jerusalém, a Cidade do Grande Rei
Jerusalém - A Cidade Santa
"Se
eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.
Apegue-se-me a língua ao paladar, se não me lembrar de ti, se não
preferir eu Jerusalém à minha maior alegria." (Salmos 137:5-6)
Rei dos Reis (1961) - Filme Completo Dublado PtBr