Blog

Blog

8 de abr. de 2012

Arqueologia Biblica




A arqueologia bíblica - ארכאולוגיה תנ"כית é uma ciência que faz parte da arqueologia especializada em estudos dos restos de materiais relacionados direta ou indiretamente com os relatos bíblicos e com a história das religiões judaico-cristãs. A região mais estudada pela arqueologia bíblica, na perspectiva ocidental, é a denominada Terra Santa, localizada no Médio Oriente a este do Mediterrâneo.

Os principais elementos da arqueológia bíblica são, em sua maioria, referências históricas, teológicas e religiosas, sendo considerada uma ciência em toda a sua dimensão metodológica. Assim como ocorrem com os registros históricos de outras civilizações, os manuscritos descobertos devem ser comparados com os de outras sociedades contemporâneas da Europa, Mesopotâmia e África.

As técnicas científicas empregadas são as mesmas da arqueologia em geral, como as escavações e a datação radiométrica(pelo método do carbono 14) entre outras. Um ponto alto na arqueologia bíblica é sua sigularidade e amplitude nos fatos ligados as escrituras sagradas existem, isto em contraste com a aqueologia geral do antigo Médio Oriente que é mais ampla e generalizada, tratando simplesmente do Antigo Oriente sem tentar estabelecer uma relação específica entre as descobertas e a Bíblia.


Nosso site apresenta aqui abaixo um grande número de artigos sobre arqueologia biblica que desenvolvemos especialmente para todos que navegam em nosso site, de forma simplificada de forma a esclarecer as descobertas que estão sendo feitas na Terra Santa nos últimos anos.

Além disso, para os interessados temos material de qualidade produzidos por nossa equipe como o DVD de Aqueologia Biblica e o livro Geografia de Israel, Geografia Histórica e Sub Divisões que podem ser adquiridos acessando os links ao lado.

Boa leitura e que Adonai os abençoe desde Sião.