Blog

Blog

10 de abr. de 2012

Sala mais silenciosa do mundo enlouquece você em 45 minutos




Pense em um lugar tão silencioso que a única fonte sonora é você mesmo. 

O som do silêncio pode alucinar


Existe uma sala em South Minneapolis no estado de Minnesota, EUA, que consegue absorver 99,9% do som ambiente e detém recorde mundial de sala mais silenciosa do mundo, reconhecido pelo Guinness Book.

Trata-se de uma câmara anecoica (que não produz eco) que consegue esse grau de ausência de reverberação graças às suas cunhas de fibra de vidro acústica de 1 metro de comprimento, paredes duplas de aço isolados e trinta centímetros de espessura de concreto. Um verdadeiro bunker à prova de som.

O fundador da empresa e presidente, Steven Orfield, disse à MailOnline: "Nós desafiamos as pessoas a sentar-se na câmara no escuro (um repórter ficou lá por 45 minutos)".
Quando tudo está quieto, os ouvidos vão se adaptar. Quanto mais silencioso o lugar, mais coisas você ouve. Você vai ouvir seu coração batendo, às vezes você pode ouvir seus pulmões, o estômago ouvir gorgolejar alto. Na câmara anecóica, você se torna o som.
Podemos ter uma pálida ideia desse efeito quando estamos em algum lugar bem quieto, normalmente a noite, e passamos a ouvir água pingando na pia, ou o ponteiro dos segundos ou outro ruído de algum relógio que possua partes mecânicas. Barulhos que normalmente não ouvimos durante o dia. Mas os efeitos se ampliam quando ficamos em um lugar desses no escuro. O que só desnorteia ainda mais os sentidos.
Como você se orienta através dos sons que você ouve quando você anda. Na câmara anecoica, você não tem nenhuma pista. Você tira as pistas perceptivas que permitem ao equilíbrio e à manobra. Se você está lá por meia hora, você tem que estar em uma cadeira.
Orfield admite que pode resistir respeitáveis ​​30 minutos em sua câmara, apesar de ter um válvula cardíaca mecânica cujo som subitamente se torna alto de fato quando ele está dentro da sala.

Assim, se você acha que poderá ficar imune ao determinismo sensorial de um lugar desses, pode esperar sentado, senhor ermitão budista, pois após algum tempo por lá você poderá começar a ter alucinações.

Dentro da câmara, nossos sentindo se tornam mais apurados


Mas afinal, para que serve uma sala dessas? Um experiência para provar que tédio levado ao extremo pode começar a ficar excitante? Na verdade a empresa de Mr. Orfield usa a sala para testar a sonoridade dos produtos com precisão. Conforme ele explica:
Ela é usada para testes formais de produtos, para a investigação sobre o som de coisas diferentes - válvulas cardíacas, o som da tela de um celular, o som de um interruptor no painel de um carro.
Por exemplo, a fabricante de motocicletas Harley-Davidson usou o laboratório para fazer suas motos mais silenciosas, mas ainda soando como uma Harley-Davidsons.
Gravamos os produtos e as pessoas os ouvem com base em termos semânticos, como: "caro", "baixa qualidade". Medimos os seus sentimentos e associações.
A Nasa utiliza uma câmara semelhante para testar seus astronautas. Eles são colocados em um tanque cheio de água no interior da sala para ver "o tempo que demora para ocorrer alucinações e se eles poderiam trabalhar com ela".

Vídeo mostra a diferença entre câmara de reverberação e câmara anecoica. Adicionalmente, uma sala de aula sem cuidados acústicos e uma com a engenharia acústica mais adequada - NEAA - Universidade Austral do Chile


Fonte:
The longest that anyone has survived in the ‘anechoic chamber’ at Orfield Laboratories in South Minneapolis is just 45 minutes - Daily Mail
Orfield Laboratories Inc
Via BBA