Macpela - Hebron na Palestina
Génesis 23 regista a compra por Abraão de uma parcela de terreno em Hebron para uma caverna fúnebre para a sua esposa Sarah. Em um negócio que antecipou muitos desses outros negócios Médio Oriente , Abraão pagou uma fortuna de 400 siclos de prata junto a Efrom, o heteu. Mais tarde, Abraão, Isaac, Rebeca, Jacob e Lia iriam ser enterrados aqui.
Construção de Herodes
Herodes, o Grande construiu um grande edifício em cima do local do sepultamento tradicional dos patriarcas. A sua arquitectura é semelhante àquela de Templo de Jerusalém Mount, incluindo o tamanho das pedras (até 24 pés de comprimento), o tipo de alvenaria (seco), e as pilastras (colunas encaixadas), a última das quais já não são visíveis em Jerusalém
Interior Macpela
Os cenotáfios de Abraão e Sara foram adicionados depois que a cidade mudou-se para cercar este complexo no c 8. AD Todos os cenotáfios estavam em sua posição atual do c 10. AD Os mamelucos deu os cenotáfios de Jacó e Lia sua forma actual no c 14
Cenotaph de Isaac
Três salas principais compõem a Macpela. No centro são Abraão e Sara. No lado leste são Isaac e Rebeca, o povo judeu estão autorizados a visitar este lugar durante e apenas dez dias por ano. No lado oeste estão os cenotáfios de Jacó e Lia. Rachel foi enterrado perto de Belém.
O púlpito (minbar) foi feita em 1091 para uma mesquita em Ashkelon e doado por Saladino em 1191.
Teto feito pelos Cruzados.
Construção de Herodes
Herodes, o Grande construiu um grande edifício em cima do local do sepultamento tradicional dos patriarcas. A sua arquitectura é semelhante àquela de Templo de Jerusalém Mount, incluindo o tamanho das pedras (até 24 pés de comprimento), o tipo de alvenaria (seco), e as pilastras (colunas encaixadas), a última das quais já não são visíveis em Jerusalém
Interior Macpela
Os cenotáfios de Abraão e Sara foram adicionados depois que a cidade mudou-se para cercar este complexo no c 8. AD Todos os cenotáfios estavam em sua posição atual do c 10. AD Os mamelucos deu os cenotáfios de Jacó e Lia sua forma actual no c 14
Cenotaph de Isaac
Três salas principais compõem a Macpela. No centro são Abraão e Sara. No lado leste são Isaac e Rebeca, o povo judeu estão autorizados a visitar este lugar durante e apenas dez dias por ano. No lado oeste estão os cenotáfios de Jacó e Lia. Rachel foi enterrado perto de Belém.
O púlpito (minbar) foi feita em 1091 para uma mesquita em Ashkelon e doado por Saladino em 1191.
Teto feito pelos Cruzados.
A propriedade em Macpela mudou com cada exército conquistador. Os bizantinos converteram uma igreja, depois foram os conquistadores muçulmanos que a conquistaram e transformaram este lugar/panteão dos patriarcas numa mesquita. Os cruzados e mamelucos, em seguida, fizeram uma igreja e uma mesquita novamente, respectivamente. O interior deste magnifico edifício não era originalmente coberto, o teto é o trabalho de artesãos das Cruzadas.
As Igrejas e a sociedade do prazer
As Igrejas moldáveis na sociedade do prazer e do entretenimento...
"pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas"(2ª Timóteo 4:3 e 4).
Um pastor evangélico, amigo meu,
Disse que igreja é lugar para doentes,
Fracassados, pobre, iludidos e desesperados...
Porque pessoas que gozam de boa saúde
E possui dinheiro para os entretenimentos e os prazeres da vida
Não vão as igrejas...
Concluo que, contudo, as igrejas cumprem seu papel de organizar
E dar parâmetros de certo e errado para a sociedade.
Estão concluo que a igreja se transformou em lugar de entretenimentos Para atender os sadios e que desejam desfrutar a vida,Então concluo que as igrejas vedem prosperidades e felicidade terrena,Não mais a salvação para depois da morte.
É compreensível; afinal perdemos o altruísmo e somos imediatistas
E o capitalismo formulou a sociedade do prazer desse modo.
Desfrutamos o prazer “do agora”, sem lei oculta que impeça.
Temos ainda igrejas segundo a orientação sexual de cada um...
A sociedade do prazer criou as liberdades e as inclusões
Sem perceber que essa liberdade segundo os prazeres,
Criou outras formas de exclusões muito mais perigosas
Que é a auto-exclusão em nome das liberdades,
Que se dão o direito de destruir qualquer valor,
Virtude ou conceito que impeça essa pratica de liberdade
Pautadas nas teorizações e deformações de tudo que impeça o prazer.
Albano Morais
J.Nunez
Fonte: artigos imparcialistas
O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.
FONTE: RIOS DE ÁGUA VIVA
"pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas"(2ª Timóteo 4:3 e 4).
As Igrejas e a sociedade do prazer
Um pastor evangélico, amigo meu,
Disse que igreja é lugar para doentes,
Fracassados, pobre, iludidos e desesperados...
Porque pessoas que gozam de boa saúde
E possui dinheiro para os entretenimentos e os prazeres da vida
Não vão as igrejas...
Concluo que, contudo, as igrejas cumprem seu papel de organizar
E dar parâmetros de certo e errado para a sociedade.
Estão concluo que a igreja se transformou em lugar de entretenimentos Para atender os sadios e que desejam desfrutar a vida,Então concluo que as igrejas vedem prosperidades e felicidade terrena,Não mais a salvação para depois da morte.
É compreensível; afinal perdemos o altruísmo e somos imediatistas
E o capitalismo formulou a sociedade do prazer desse modo.
Desfrutamos o prazer “do agora”, sem lei oculta que impeça.
Temos ainda igrejas segundo a orientação sexual de cada um...
A sociedade do prazer criou as liberdades e as inclusões
Sem perceber que essa liberdade segundo os prazeres,
Criou outras formas de exclusões muito mais perigosas
Que é a auto-exclusão em nome das liberdades,
Que se dão o direito de destruir qualquer valor,
Virtude ou conceito que impeça essa pratica de liberdade
Pautadas nas teorizações e deformações de tudo que impeça o prazer.
Albano Morais
J.Nunez
Fonte: artigos imparcialistas
Culto ou Show?
O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.
FONTE: RIOS DE ÁGUA VIVA
Jesus em cada livro da Bíblia
A identidade de Jesus em cada livro da Bíblia
Em Gênesis, Jesus Cristo é a semente da mulher
Em Êxodos, Ele é o cordeiro da páscoa
Em Levítico, Ele é o nosso sacerdote supremo
Em Número, Ele é o pilar de nuvem durante o dia, e pilar de fogo à noite
Em Deuteronômio, Ele é o profeta em Moisés
Em Josué, Ele é o capitão da nossa salvação
Em Juízes, Ele é nosso juiz e nos dá a lei
Em Rute, Ele é o nosso parente resgatador
Em I Samuel e II Samuel, Ele é nosso profeta confiável
Em Reis e Crônicas, Ele é nosso rei soberano
Em Esdras, Ele é o reconstrutor das muralhas da vida humana
Em Ester, Ele é o nosso Mordecai
Em Jó, Ele é o nosso redentor eterno
Em Salmos, Ele é o nosso pastor
Em Provérbios e Eclesiastes, Ele é a nossa sabedoria
Em Cantares de Salomão, Ele é o nosso amado noivo
Em Isaías, Ele é o príncipe da paz
Em Jeremias, Ele é o nosso ramo de justiça
Em Lamentações, Ele é o nosso profeta lamentador
Em Ezequiel, Ele é o maravilhoso homem de quatro faces
Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha de fogo
Em Oséias, Ele é um marido fiel, casado para sempre com uma mulher desviada
Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo
Em Amós, Ele é o que carrega nosso fardo
Em Obadias, Ele é poderoso para salvar
Em Jonas, Ele é o nosso missionário
Em Miquéias, Ele é o mensageiro de belos pés
Em Naum, Ele é o vingador da lei de Deus
Em Habacuque, Ele é o grito evangelístico de Deus ‘aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos’
Em Sofonias, Ele é o nosso salvador
Em Ageu, Ele é o restaurador da herança perdida de Deus
Em Zacarias, Ele é a fonte criada na casa de Davi pelos pecados e impurezas
Em Malaquias, Ele é o filho da justiça se erguendo com cura em suas asas
Em Mateus, Ele é o rei dos judeus
Em Marcos, Ele é o servo
Em Lucas, Ele é o filho do homem sentindo o que você sente
Em João, Ele é o filho de Deus
Em Atos, Ele é o salvador do mundo
Em Romanos, Ele é a justiça de Deus
Em I Coríntios, Ele é a rocha firme
Em II Coríntios, Ele é o triunfante que dá vitória
Em Gálatas, Ele é a sua liberdade. Ele te liberta
Em Efésios, Ele é a cabeça da Igreja
Em Filipenses, Ele é a sua alegria
Em Colossenses, Ele é a sua plenitude
Em I e II Tessalonicenses, Ele é a sua esperança
Em I Timóteo, Ele é a sua fé
Em II Timóteo, Ele é a sua estabilidade
Em Filemon, Ele é seu beneficiário
Em Tito, Ele é a verdade
Em Hebreus, Ele é a sua perfeição
Em Tiago, Ele é o poder da sua fé
Em I Pedro, Ele é o seu exemplo
Em II Pedro, Ele é a sua pureza
Em I João, Ele é a sua vida
Em II João, Ele é o seu padrão
Em III João, Ele é a sua motivação
Em Judas, Ele é a fundação da sua fé
Em Apocalipse, Ele é o seu rei vindouro...
...Ele é primeiro e último, o início e o final
Ele é o criador de tudo
Ele é o arquiteto do universo, o melhor de todos os tempos
Ele sempre foi, ele é e sempre será
Imóvel, imutável, invencível e nunca derrotado
Ele foi machucado, mas trouxe cura
Ele foi perfurado, mas alivia as dores
Ele foi perseguido, mas trouxe liberdade
Ele esteve morto, mas trouxe a vida
Ele está vivo e trás vida, Ele reina e trás a paz
O mundo não consegue entendê-lo,
os exércitos não podem vencê-lo
Escolas não podem explicá-lo, os líderes não podem ignorá-lo
Herodes não conseguiu matá-lo,
Fariseus não conseguiram confudi-lo
As pessoas não conseguem detê-lo, Nero não consegui destruí-lo
Hitler não conseguiu silenciá-lo,
a Nova Era não consegue substituí-lo
E a Oprah não consegue explicá-lo.
Ele é vida, amor, longevidade e mais...
Ele é bondade, gentileza, zelo e Ele é Deus
Ele é santo, justo, poderoso, puro.
Seus caminhos são corretos, e suas palavras são eternas.
Sua vontade não muda, e a sua vida está em mim.
Ele é o meu redentor, Ele é o meu salvador.
Ele é o meu guia, Ele é a minha paz, Ele é minha alegria.
Ele é meu conforto, Ele é meu Senhor.
Ele direciona minha vida.
Transcrito por: Carlos Reghine
O Aspecto Físico de Jesus
Como era Jesus fisicamente? Não há relatos bíblicos suficientes para se ter uma idéia de Sua aparência. Há somente uma profecia de como ele seria quando estivesse sofrendo na cruz (Isaías 52.14 e 53.2-3). Porém, políticos e historiadores do primeiro século descreveram não só a Sua aparência bem como o Seu comportamento, confirmando o que está escrito no Novo Testamento. Os registros dos romanos são parecidos e não mencionam dEle ser "bonito" ou "feio", apenas descrições de formas e cores.
Entre várias personalidades da Roma antiga estão Públio Lêntulo, Pôncio Pilatos e Cornélio Tácito que deixaram registros sobre a presença de Cristo na Galiléia. O historiador Titus Livius viveu no tempo de Lêntulo e de Pilatos e deixou registros sobre seus atos que estão disponíveis para leitura (traduzidos para o inglês) em http://www.ihaystack.com e http://www.dominiopublico.gov.br.
A Epístola de Publius Lentullus (Públio Lêntulo) ao Senado
Esta descrição foi retirada de um manuscrito da biblioteca de Lord Kelly, anteriormente copiada de uma carta original de Públio Lêntulo em Roma. Era costume dos governadores romanos relatar ao Senado e ao povo coisas que ocorriam em suas respectivas províncias no tempo do imperador Tiberio César. Públio Lêntulo, que governou a Judéia antes de Pôncio Pilatos, escreveu a seguinte epístola ao Senado relativo ao Nazareno chamado Yeshua (Jesus), no princípio das pregações:
"Apareceu nestes nossos dias um homem, da nação Judia, de grande virtude, chamado Yeshua, que ainda vive entre nós, que pelos Gentios é aceito como um profeta de verdade, mas os seus próprios discípulos chamam-lhe o Filho de Deus - Ele ressuscita o morto e cura toda a sorte de doenças. Um homem de estatura um pouco alta, e gracioso, com semblante muito reverente, e os que o vêem podem amá-lo e temê-lo; seu cabelo é castanho, cheio, liso até as orelhas, ondulado até os ombros onde é mais claro. No meio da cabeça os cabelos são divididos, conforme o costume dos Nazarenos. A testa é lisa e delicada; a face sem manchas ou rugas, e avermelhada; o nariz e a boca não podem ser repreendidos; a barba é espessa, da cor dos cabelos, não muito longa, mas bifurcada; a aparência é inocente e madura; seus olhos são acinzentados, claros, e espertos - reprovando a hipocrisia, ele é terrível; admoestando, é cortês e justo; conversando é agradável, com seriedade. Não se pode lembrar de alguém tê-lo visto rir, mas muitos o viram lamentar. A proporção do corpo é mais que excelente; suas mãos e braços são delicados ao ver. Falando, é muito temperado, modesto, e sábio. Um homem, pela sua beleza singular, ultrapassa os filhos dos homens".
A carta de Pontius Pilate (Pôncio Pilatos) para Tiberius Caesar (Tibério César)
Este é um reimpresso de uma carta de Pôncio Pilatos para Tibério César que descreve a aparência física de Jesus. As cópias estão na Biblioteca Congressional em Washington, D.C. É bem provável que tenha sido escrita nos dias que antecederam a crucificação.
PARA TIBÉRIO CÉSAR:
Um jovem homem apareceu na Galiléia que prega com humilde unção, uma nova lei no nome do Deus que o teria enviado. No princípio estava temendo que seu desígnio fosse incitar as pessoas contra os romanos, mas meus temores foram logo dispersados. Jesus de Nazaré falava mais como um amigo dos romanos do que dos judeus. Um dia observava no meio de um grupo um homem jovem que estava encostado numa árvore, para onde calmamente se dirigia a multidão. Me falaram que era Jesus. Este eu pude facilmente ter identificado tão grande era a diferença entre ele e os que estavam lhe escutando. Os seus cabelos e barba de cor dourada davam a sua aparência um aspecto celestial. Ele aparentava aproximadamente 30 anos de idade. Nunca havia visto um semblante mais doce ou mais sereno. Que contraste entre ele e seus portadores com as barbas pretas e cútis morenas! Pouco disposto a lhe interromper com a minha presença, continuei meu passeio mas fiz sinal ao meu secretário para se juntar ao grupo e escutar. Depois, meu secretário informou nunca ter visto nos trabalhos de todos os filósofos qualquer coisa comparada aos ensinos de Jesus. Ele me contou que Jesus não era nem sedicioso nem rebelde, assim nós lhe estendemos a nossa proteção. Ele era livre para agir, falar, ajuntar e enviar as pessoas. Esta liberdade ilimitada irritou os judeus, não o pobre mas o rico e poderoso.
Depois, escrevi a Jesus lhe pedindo uma entrevista no Praetorium. Ele veio. Quando o Nazareno apareceu eu estava em meu passeio matutino e ao deparar com ele meus pés pareciam estar presos por uma mão de ferro no pavimento de mármore e tremi em cada membro como um réu culpado, entretanto ele estava tranqüilo. Durante algum tempo permaneci admirando este homem extraordinário. Não havia nada nele que fosse rejeitável, nem no seu caráter, contudo eu sentia temor na sua presença. Eu lhe falei que havia uma simplicidade magnética sobre si e que a sua personalidade o elevava bem acima dos filósofos e professores dos seus dias.
Agora, ó nobre soberano, estes são os fatos relativos a Jesus de Nazaré e eu levei tempo para lhe escrever em detalhes estes assuntos. Eu digo que tal homem que podia converter água em vinho, transformar morte em vida, doença em saúde; tranqüilizar os mares tempestuosos, não é culpado de qualquer ofensa criminal e como outros têm dito, nós temos que concordar - verdadeiramente este é o filho de Deus.
Seu criado mais obediente,
Pôncio Pilatos
O Volume Archko
Outra descrição de Jesus foi encontrada em "O Volume Archko" que contém documentos de tribunais oficiais dos dias de Jesus. Esta informação confirma que Ele veio de segmentos raciais que tiveram olhos azuis e cabelos dourados (castanhos claros). No capítulo intitulado "A Entrevista de Gamaliel" está declarado relativo ao aparecimento de Jesus (Yeshua):
"Eu lhe pedi que descrevesse esta pessoa para mim, de forma que pudesse reconhece-lo caso o encontrasse. Ele disse: 'Se você o encontrar [Yeshua] você o reconhecerá. Enquanto ele for nada mais que um homem, há algo sobre ele que o distingue de qualquer outro homem. Ele é a "cara da sua mãe", só não tem a face lisa e redonda. O seu cabelo é um pouco mais dourado que o seu, entretanto é mais queimado de sol do que qualquer outra coisa. Ele é alto, e os ombros são um pouco inclinados; o semblante é magro e de uma aparência morena, por causa da exposição ao sol. Os olhos são grandes e suavemente azuis, e bastante lerdos e concentrados....'. Este judeu [Nazareno] está convencido ser o messias do mundo. [...] esta é a mesma pessoa que nasceu da virgem em Belém há uns vinte e seis anos atrás..."
- O Volume de Archko, traduzido pelos Drs. McIntosh e Twyman do Antiquário Lodge, em Genoa, Itália, a partir dos manuscritos em Constantinopla e dos registros do Sumário do Senado levado do Vaticano em Roma (1896) 92-93
Flavio Josefo, historiador judeu, em "Antiguidades dos Judeus"
Esta é uma citação de Flavio Josefo, em suas escritas históricas do primeiro século intituladas, "Antiguidades dos Judeus" Livro 18, Capítulo 2, seção 3:
"Agora havia sobre este tempo Jesus, um homem sábio, se for legal chamá-lo um homem; porque ele era um feitor de trabalhos maravilhosos, professor de tais homens que recebem a verdade com prazer. Ele atraiu para si ambos, muitos judeus e muitos Gentios. Ele era o Cristo. E quando Pilatos, à sugestão dos principais homens entre nós, o tinha condenado à cruz, esses que o amaram primeiramente não o abandonaram; pois ele lhes apareceu vivo novamente no terceiro dia, como os profetas divinos tinham predito estas e dez mil outras coisas maravilhosas relativas a ele. E a tribo de cristãos, assim denominada por ele, não está extinta neste dia".
Cornélio Tácito, historiador romano
Cornélio Tácito foi um historiador romano que viveu entre aproximadamente 56 e 120 DC. Acredita-se que tenha nascido na França ou Gália numa família aristocrática provinciana. Ele se tornou senador, um cônsul, e eventualmente o governador da Ásia. Tácito escreveu pelo menos quatro tratados históricos. Por volta de 115 DC, publicou Anais nos quais declara explicitamente que Nero perseguiu os cristãos para chamar atenção para longe de si do incêndio de Roma em 64 DC. Naquele contexto, ele menciona Cristo que foi pôsto a morte por Pôncio Pilatos:
Christus: Anais 15.44.2-8
"Nero fixou a culpa e infligiu as torturas mais primorosas em uma classe odiada para as suas abominações, chamados pela plebe de cristãos. Cristo, de quem o nome teve sua origem, sofreu a máxima penalidade durante o reinado de Tibério às mãos de um de nossos procuradores, Pôncio Pilatos, e uma superstição mais danosa, assim conferidas para o momento, novamente falida não só na Judéia, a primeira fonte do mal, mas até mesmo em Roma..."
A HUMANIDADE DE CRISTO
Jo 1, 14 - E O Verbo Se Fez Carne...
" O Filho de Deus trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado."
GS 22, 2.
No V.T., a palavra carne era a mais vil, inferior e corruptível das expressões usadas para a natureza humana. João escolheu esta palavra justamente para mostrar que Cristo se encarnou com o mesmo tipo de carne que todos os homens possuem. Ele era um homem autêntico, e não uma imitação, ou apenas um ser externo; tão pouco era um super-homem, conforme se afirma em algumas heresias. A humanidade do Filho de Deus é algo tão importante na história da redenção que o anti-cristo e seus seguidores negam enfaticamente essa encarnação (II Jo, 7; I Jo 4, 3).
Nós podemos recorrer a Ele, em tudo, pois Ele sabe o que sentimos e nos socorre.
Vejamos Como Ele Viveu:
a) nasceu de uma virgem - Mt 1, 18 - Passou por nove meses de gestação, pelo parto, amamentação, troca, etc. Foi totalmente dependente da mãe.
b) cresceu normalmente - da infância até ficar adulto: Lc2, 40-52. Teve uma infância normal, de família pobre, de uma cidade pequena e sem expressão (Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?). Como as demais crianças, aprendia hebraico na escola, aramaico em casa, e estudava as escrituras.
c) trabalhou como carpinteiro - Mc 6, 3 - Acredita-se que pelo fato de José não ser citado, que tenha morrido ainda na juventude de Jesus, e este assumiu o sustento da família.
d) teve fome - (Mt 21, 18)
e) teve sede - (Jo, 4, 7; 19, 28)
f) cansou-se - (Jo 4, 6; Mc 4, 38)
g) teve sono - (Mt 8, 24)
h) teve alma- (Mt 26, 38)
i) chorou - (Lc 19, 41; Jo 11, 35)
j) foi tentado - (Mt 4, 1)
l) enfado - (Mt 17, 17)
m) entristeceu-se (Lc 22. 44)
n) tinha amigos - (Jo 11, 11)
o) agitação interior - (Jo 11, 33)
Infância de Jesus
Nasceu de uma virgem - Mt 1, 18 - Passou por nove meses de gestação, pelo parto, amamentação, troca, etc. Foi totalmente dependente da mãe.
Circuncisão
De acordo com a lei judaica, oito dias após seu nascimento, os meninos deveriam submeter-se à circuncisão - cerimônia figurativa do Batismo. Nesta oportunidade é que recebiam um nome. Obediente à lei, Jesus - o Senhor, acima de toda a lei - foi, também, como qualquer judeu, circuncidado. Pois Ele veio para ensinar - e, por isso, em tudo, nos deu exemplo.
O nome de Jesus
Na hora da circuncisão, "foi-lhe posto o nome de Jesus, como o havia chamado o Anjo, antes de ser concebido". Jesus, que quer dizer Salvador. Por isso escreveu S. Paulo: "Que ao nome de Jesus todo o joelho se dobre no céu, na terra e no inferno" (Fl 2, 10). (Sl 85, 12 e 5).
Na Igreja primitiva, o título completo de Jesus, em grego, era Jesus Cristo Deus Filho Salvador, cujas iniciais (em grego) formam a palavra peixe. Por esse motivo, no ano 200, referindo-se ao Batismo, Tertuliano escreveu: "Nós (os cristãos), a exemplo de nosso Jesus Cristo, nascemos na água, como pequenos peixes". Como símbolo cristão, a palavra grega para peixe, ichthys, era dividida como segue: / (Jesus); ch (Cristo); th (de Deus); y (Filho); s (Salvador). A frase grega, por inteiro, era: Ieosous Christós Theou hyiós, Soter, ou seja: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.
Purificação de Maria e Apresentação de Jesus no Templo
Segundo as rígidas leis judaicas, 40 dias após o nascimento de uma criança, a mãe deveria apresentar-se ao Templo, para a cerimônia de purificação.
Também, nessa ocasião, em que os pais deveriam oferecer para o sacrifício "um par de rolas ou dois pombinhos", o primogênito era consagrado a Deus.
Fuga para o Egito
José, também, por um anjo, recebeu o aviso. E, tomando consigo o Menino e sua Mãe, retirou-se para o Egito. E ali esteve até a morte de Herodes, para se cumprir o que proferira o Senhor pelo profeta, dizendo: "Do Egito chamei meu Filho".
Posteriormente, ouvindo, mais uma vez, um mensageiro celeste, "retirou-se para as partes da Galileia. Vindo para ai, habitou na cidade que se chama Nazaré, para mais um vez, cumprir-se o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno" (Mt 2, 14 e 23). Como as demais crianças, aprendia hebraico na escola, aramaico em casa, e estudava as escrituras.
O Menino Jesus no Templo
Vejamos o Evangelho de S. Lucas (Lc 2, 42s) : Aos doze anos, no Templo de Jerusalém, o Menino Jesus confunde os doutores da lei que o ouviam "pasmados de sua sabedoria e das suas respostas". E, à mãe aflita que o procurava, Ele responde que era preciso cuidar das coisas de Seu Pai.
Depois, voltou para casa. Com Maria e José. "E lhes era submisso". E crescia em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. "Jesus crescia realmente quanto ao corpo, e quanto ao espírito, pela ciência adquirida: mas só aparentemente e que crescia na graça, cuja plenitude, já possuída, se manifestava progressivamente: o sol, que é o mesmo, parece mais quente ao meio-dia".
Fazendo-se criança, Jesus quis percorrer todas as etapas da vida humana. Por isso, como um menino, "crescia em sabedoria e graça". E, como um menino, era submisso a seus pais.
Naquela modesta família, incomparavelmente acima de todos, estava Jesus. Depois, Maria. Depois, José. Mas José era o chefe. Seguido por Maria. E Jesus "lhes era submisso".Trabalhou como carpinteiro - Mc 6, 3 - Acredita-se que pelo fato de José não ser citado, que tenha morrido ainda na juventude de Jesus, e este assumiu o sustento da família.
Um dia já com seus 30 anos em pleno ministério Ele falou para seus amigos Mais próximo Pedro, Tiago e João para orarem com Ele e interceder por algo muito profundo.
_- Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.Mateus26:38
Ele como homem não via muito a frente, mas como DEUS Ele sabia o que estava por vir, e todo o peso do mundo caiu sobre Ele, e sentiu na carne a dor e a pressão que o seu corpo humano não resistiu e suou sangue.
-E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres...Retirou-se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras. Marcos 14:36,41
Porque Jesus pediu 3 vezes a DEUS que passasse o cálice, pois sabia o que estava sentindo na carne e sabia o que lhe aguardava, sofreu por antecipação, então podemos dizer que Ele sofreu 2 vezes a morte de cruz.
Em seguida é preso e sentenciado a 40 açoitadas menos 1 e a flagelação. O açoite ou azorrague era feito de 12 tranças + nós e nas pontas era postos pedaços de ossos ou metais, no fim das açoitadas Jesus já estava com 450 cortes profundos em sua carne, antigos dizem ter deixado exposto as suas vísceras.
Jesus vai subindo a via da cruz e carregando o patíbulo da cruz, a parte horizontal que pesava de 60 a 80kg, a cruz completa pesaria em torno de 200kg e ficava muito difícil carregar. Levando o patíbulo fraco pela perda de tanto sangue caiu. E certo Simão cireneu, o ajudou a levar o restante do caminho.
Já no gólgota deitaram-no ao chão e pregaram o patíbulo a haste e Ele foi pregado a cruz, Ele sentiu os pregos de 17cm atravessarem a sua carne, e foi posto no lugar alto.
Mateus27:46 Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Ele sentiu o que é estar sozinho e sem auxilio, de um DEUS que sabia do proposito, mas não aguentou ver o próprio filho passar por tudo aquilo e deu as costas. Mas Jesus mesmo desamparado não desistiu do seu propósito, Ele fez uma colocação do salmo 22 como suas palavras e veja quão sofrimento estava sentindo desde o getsêmani até a seu último respiro.
Salmos22
1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?
2 Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego.
3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.
4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
5 A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos.
6 Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7 Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo:
8 Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer.
9 Mas tu és o que me tiraste da madre; o que me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe.
10 Nos teus braços fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda.
12 Muitos touros me cercam; fortes touros de Basã me rodeiam.
13 Abrem contra mim sua boca, como um leão que despedaça e que ruge.
14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte.
16 Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés.
17Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me.
18 Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.
19 Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
20 Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão.
21 Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem.
22 Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações.
Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lucas 23:46
Cristo colocou de lado os seus atributos divinos, para que pudesse compartilhar plenamente da condição humana, em sua fraqueza e sorte. É isso que empresta à encarnação de Cristo o seu grande significado.
O Senhor Jesus cumpriu Sua missão inteira como homem, extraindo do Espírito Santo, que lhe foi conferido sem medida, todo o poder que exerceu. O Espírito Santo foi transformando-o como homem, para que pudesse operar obras admiráveis. Ele realizou seus prodígios, da mesma forma que podemos realizar e até maiores ainda. Ele usou os recursos que estão disponíveis para nós até hoje: a Palavra e o Espírito Santo.
Dedico este texto ao meu amigo Mario nogueira que me inspirou a procurar por este assunto e que me oferta com outros materiais tão ricos.
10 Grandes Mistérios da Bíblia
A Bíblia é considerada uma fonte de verdade incontestável por mais de um bilhão de pessoas, mas quanto à este livro (ou pra ser mais exato, um conjunto de livros) surge a especulação de quanto aos fatos nele contidos serem verdade ou não. E eu não estou aqui para dizer se são verdade ou não, neste post só vou listar e dar uma análise de alguns mistérios históricos e até mesmo alguns mistérios teológicos contidos na Bíblia. Estes são todos temas que fascinam estudiosos bíblicos e leigos(aqueles que se interessam).
10° O Santo Graal
10° O Santo Graal
O mistério: Onde está o Santo Graal?
Segundo o cristianismo, o Santo Graal era o prato, ou um copo usado por Jesus na Última Ceia, que dizem possuir poderes milagrosos. A ligação de José de Arimatéia com a "lenda" do Graal data do final do século 12 em que José recebe o Graal de uma aparição de Jesus e envia-lo com seus seguidores na Grã-Bretanha. A crença no Graal e em seu potencial paradeiro final nunca cessou. A posse deste artefato tem sido atribuído a vários grupos(incluindo os Cavaleiros Templários, provavelmente porque eles estavam no auge de sua influência durante o tempo que começaram a circular as histórias sobre o Graal). Existem vários copos em igrejas pelo mundo que alegam que são o Graal, por exemplo, a Santa Maria Catedral de Valência, que contém um artefato, o Cálice Sagrado (imagem acima - nota: apenas o "copo" da taça é original), que teria sido tomada por São Pedro em Roma, no século primeiro, e depois de Huesca, na Espanha, por Saint Lawrence no século 3. O cálice de Valência contém uma vantagem em relação aos outros concorrentes para o verdadeiro Graal, já foi cientificamente provado que ela foi feita entre o século 4 a.C. e o século 1 d.C. no Oriente Médio. Existem muitas outras histórias também sobre o paradeiro do Graal, mas como é obvio nenhuma é realmente confirmada.
Se ficou curioso e quer saber quais são os outros "Mistérios da Bíblia" clique em mais informações e veja.
9° A Arca da Aliança
O Mistério: Onde está a Arca da Aliança?
A Arca da Aliança é um recipiente descrito na Bíblia como contendo as tábuas de pedra sobre a qual estavam escritos os Dez Mandamentos, bem como a vara de Arão e o maná. A Arca foi mantida em Jerusalém até que os babilônios saquearam e destruíram o templo. A partir de então, a Arca passou a ser considerada lenda e desapareceu para sempre. Uma teoria sobre o onde a Arca pode estar escondida é que ela foi ocultada pelos sacerdotes sob o Monte do Templo. Escavações modernas perto do Monte do Templo em Jerusalém descobriram túneis, mas as escavações neste local são muito restringidas. Um dos mais importantes santuários islâmicos, o Domo da Rocha, encontra-se no local aonde é cogitado que o Primeiro Templo de Salomão tenha estado de pé. Segundo a Bíblia, o rei Salomão, ao construir o templo, tinha a Arca da Aliança colocada sobre uma plataforma que poderia ser baixada a um sistema de túneis, isso o tornaria uma localização plausível para esconder a Arca da Aliança.
8° Sodoma e Gomorra
O Mistério: Eram verdadeiras as cidades? e se afirmativo, onde elas estão?
Para os pecados dos seus habitantes de Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim foram destruídas por "enxofre e fogo do Senhor do céu" (Gênesis 19:24-25). Para o cristianismo e o islamismo, os nomes destas cidades se tornaram sinônimos de pecado e sua queda uma proverbial manifestação da ira de Deus. A existência histórica de Sodoma e Gomorra, ainda está em discussão entre os arqueólogos, a Bíblia indica que eles foram localizados perto do Mar Morto, alguns locais que são candidatos a serem os locais em que existiam estas cidades foram descobertos ou visitados por Walter E. Rast e Thomas R. Schaub em 1973, são elas: Numeira, es-Safi, Feifeh e Khanazir e edh Bab-Dhra, esta última foi inicialmente escavada em 1965 pelo arqueólogo Paul Lapp. Todas estas cidades foram localizadas perto do Mar Morto, com provas e vestígios de queima de enxofre em muitas das pedras e uma parada súbita da habitação no final da Idade do Bronze inicial.
7° Jardim do Éden
O Mistério: Se existiu aonde está o Jardim do Éden?
Embora a maioria dos estudiosos da Bíblia e teólogos consideram que a história do Jardim do Éden é apenas literal, algumas pessoas acreditam que o local existia na realidade. Além disso, a Bíblia nos dá instruções para o local. Isso levou a várias tentativas para localizar o jardim. A história da criação em Gênesis diz respeito à localização geográfica de ambas as Eden e o jardim de quatro rios (Pisom, Giom, Tigre, Eufrates), e três regiões (Havilá, Assíria, e Kush). Há hipóteses que o Éden se encontrava nas cabeceiras dos rios Tigre e Eufrates (norte da Mesopotâmia), no Iraque (Mesopotâmia), na África e no Golfo Pérsico. Embora a verdadeira localização é um mistério, existe uma parte bíblica muito interessante em relação a localização do Éden: A Etiópia é mencionado como estando perto ou ao redor do Jardim do Éden, em Gênesis 2:13 ("E o nome do segundo rio é Gehon: o mesmo ele que rodeia toda a terra da Etiópia."). Desde 1974, paleontólogos escavaram 6 milhões de anos e concluíram que a Etiópia é a posição científica da origem da humanidade, e esta é cientificamente o "Jardim do Éden".
6° Códigos da Bíblia
O Mistério: A Bíblia parece conter mensagens codificadas, seria uma coincidência?
O código da Bíblia, também conhecido como o código da Torá, é uma série de mensagens supostamente existentes no texto bíblico, que, quando supostamente decodificadas formam frases informando sobre profecias. O estudo e os resultados desta cifra tem sido popularizada pelo livro O Código da Bíblia. O principal método pelo qual é extraído estas profecias é o Equidistante Letter Sequence (ELS). Para se obter uma ELS a partir de um texto, é necessário escolher um ponto de partida (em princípio, qualquer letra) e então é dado um salto numérico entre as letras, também livremente e possivelmente negativo. Assim é possível separar as letras que depois juntas umas com as outras formariam as previsões. Defensores dos códigos da Bíblia geralmente usam um texto da Bíblia hebraica. O uso e a publicação de "previsões", baseado em códigos da Bíblia conseguiu trazer a consciência popular dos códigos, principalmente com base no trabalho do jornalista Michael Drosnin. A mais famosa previsão de Drosnin usando esta técnica foi o assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin em 1995, ele fez esta previsão em 1994.
5° As Tribos Perdidas
O Mistério: O que aconteceu com as tribos perdidas?
A frase "As Dez Tribos Perdidas De Israel" se refere as antigas tribos de Israel que desapareceram dos relatos bíblicos, e logo depois o Reino de Israel foi destruído, escravizado e exilado pelas Assírias antigas. Muitos grupos de Judeus tem uma doutrina relativa à existência oculta ou a de retornar pública no futuro essas tribos. Este é um assunto parcialmente baseado, autenticado e documentado em fatos históricos. Houve algumas afirmações bizarras sobre quem pode ser descendente destas tribos perdidas. Algumas reivindicações indicam os nativos americanos, britânicos e japoneses como sendo descendentes destas tribos. Os judeus Kaifeng (foto acima) na China afirmam ser descendentes de uma das tribos perdidas.
4° O Faraó do Êxodo
O Mistério: Quem era o faraó do Êxodo?
O Faraó do Êxodo é o faraó (rei), que governou o Egito antigo, no tempo do Êxodo. A história da escravidão dos Filhos de Israel no Egito, as pragas de Deus as suas forças de libertação, e sua fuga posterior de um exército para prosseguir na travessia do Mar Vermelho, é dito nos primeiros capítulos do Livro do Êxodo. O faraó da história não é chamado -, ele é referido simplesmente como "Faraó" - e a questão da sua identidade tem sido objeto de muita especulação entre os que acreditam que o êxodo pode ter sido um evento real. A figura mais comumente imaginado na cultura popular é Ramsés, o Grande, embora não haja provas documentais ou arqueológicas que ele teve de lidar com as pragas do Egito ou qualquer coisa semelhante, ou que ele perseguiu os escravos hebreus que fugiam do Egito. Há também um relato feito por Merneptah, sob a forma de um poema chamado Israel Estela, que faz referência à suposta destruição total de Israel, em uma campanha antes do seu 5º ano em Canaã: "Israel tem sido dizimado ... a sua semente não existe mais. "Basicamente, não há evidência para apoiar firmemente a opinião de qualquer Faraó específicos como o mencionado no Êxodo.
3° Arca de Noé
O Mistério: Onde está a Arca de Noé?
Pelo menos desde o tempo de Eusébio (275-339 d.C.) até os dias atuais, a busca de restos físicos de Arca de Noé foi realizada com fascinação por cristãos, judeus e muçulmanos. Apesar de muitos boatos, as alegações de avistamentos e expedições nenhuma evidência científica da arca jamais foi encontrado. A busca da arca tem sido chamado de "caçada" por alguns arqueólogos. Os pesquisadores da Arca tiveram pouco para se orientar além da "menção das montanhas de Ararat em Gênesis". No início do século 21, dois principais locais candidatos para a exploração à procura da Arca surgiram, as chamadas anomalias de Ararat (foto acima) perto do cume principal do Ararat, (uma "anomalia" na medida em que mostra em imagens aéreas e de satélite como uma mancha escura na neve e no gelo do pico), recentemente foi descoberto nestes locais uma madeira petrificada que poderia ser uma parte das paredes que constituíam a Arca.
2° O Discípulo Amado
O Mistério: Quem era o discípulo amado?
Um dos maiores mistérios da Bíblia diz respeito à identidade de "o discípulo a quem Jesus amava". Segundo o Evangelho de João, este foi o discípulo que se inclinou em Jesus durante a Última Ceia, e o único discípulo do sexo masculino apresentam no momento da crucificação Além disso, João 21:24 implica que todo o Evangelho de João, baseia-se neste discípulo, no entanto, estranhamente, nunca dá o seu nome. Os outros três evangelhos não dão seu nome, na verdade, eles nem sequer mencionam esse "discípulo amado" (como ele é chamado frequentemente), eles também não dizem nada sobre qualquer discípulo inclinado sobre Jesus durante a Última Ceia ou que testemunhou a crucificação. Este silêncio total sobre o assunto só aumenta o mistério. Alguns estudiosos têm argumentado que o Discípulo Amado era Lázaro, o irmão de Maria e Marta de Betânia, e o homem que Jesus ressuscitou dos mortos. A razão para isso é o fato de que, quando as irmãs de Lázaro convocaram Jesus para ajuda-lo disseram: "Senhor, aquele que tu amas está doente." Algumas teorias modernas chegam a afirmar que Maria Madalena era o discípulo que Jesus amava, ideia já um pouco difundida pelo escritor Dan Brown.
1° A Autoria os Evangelhos
O Mistério: Quem escreveu os evangelhos?
Os evangelhos são, provavelmente, a parte mais importante do Novo Testamento e até o século 18, sua autoria não foi considerada como um mistério. Mas como estudiosos modernos da Bíblia investigaram a história dos 4 livros, eles começaram a questionar o fato de que eles foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e John. Há muita especulação (principalmente com base na ordem da escrita dos livros) que os evangelhos foram escritos por pessoas que conheceram os apóstolos, mas não diretamente pelos apóstolos. Este é um mistério que é improvável de ser resolvido a menos que um grande documento fonte seja descoberto, o que poderia explicar as questões que existem em relação à este mistério ou quem sabe a um outro.