Blog

Blog

25 de abr. de 2012

Umas e outras!... Dar pra encarar?


Você sabe o que acontece na Lituânia quando se estaciona o carro na ciclovia?



Olha só!



Gaiola das Cabeçudas - A filosofia no ritmo do funk




Terça para pensar - Montaigne


"A glória a que aspiro é a de ter vivido tranqüilo [...] em sendo a filosofia incapaz de mostrar o caminho que conduz ao repouso da alma que a todos convém, que cada qual por seu lado o procure." 
(M. de Montaige - Ensaios)


Pesquisando o ceticismo cheguei indiretamente a Montaigne, filósofo que me causou forte impacto e que pretendo dedicar mais algumas horas de estudo. O primeiro contato que tive com esse pensador foi na série Filosofia para o dia-a-dia com Alain de Botton que até hoje é exibida pela Tv Escola, um desses episódios é dedicado a Montaigne, o qual trago e partilho com vocês hoje.



Escreva a sua história




Escreva a sua história na areia da praia,
Para que as ondas a levem através dos 7 mares;
Ate tornar-se lenda na boca de estrelas cadentes.

Conte a sua história ao vento,
Cante aos mares para os muitos marujos;
Cujos olhos são faróis sujos e sem brilho.

Escreva no asfalto com sangue,
Grite bem alto a sua história antes que ela seja varrida na
Manha seguinte pelos garis.

Abra o peito em direção dos canhões,
Suba nos tanques de Pequim,
Derrube os muros de Berlim,
Destrua as cátedras de Paris.

Defenda a sua palavra,
A vida nao vale nada se você nao tem uma boa história pra contar.



Documentário - A casa dos Mortos






Alguns curtas e documentários eu sempre gosto de trazer aqui no blog, porque geralmente são produções nacionais e nos colocam em contato com outras realidades, a proximidade dos documentários faz cair por terra a idéia do "outro" como origem dos problemas sociais. É pela janela do vídeo que o espectador entra em contato com uma parcela da sociedade da qual ele desconhece e portanto parece não lhe dizer respeito.
Alguns curtas e documentários eu sempre gosto de trazer aqui no blog, porque geralmente são produções nacionais e nos colocam em contato com outras realidades, a proximidade dos documentários faz cair por terra a idéia do "outro" como origem dos problemas sociais. É pela janela do vídeo que o espectador entra em contato com uma parcela da sociedade da qual ele desconhece e portanto parece não lhe dizer respeito.


Não é segredo de ninguém que gosto de Racionais MC's, inclusive já postei sobre eles aqui no blog. Foi pela música que tive um contato maior com a realidade de outras periferias, realidades diferentes da minha, mas com problemas semelhantes que tem sua gênese na diferença e na exclusão social.

A periferia está à margem da sociedade não por escolha e sim pela indiferença, quando você vira a cara para os problemas que acredita ser dos outros, está contribuindo para essa marginalidade. Só sentimos os problemas quando eles nos atingem de forma clara, tomemos como exemplo a violência, parece não ser problema meu, até eu ser assaltado e mudar totalmente o meu ponto de vista.

Alguns problemas a gente provavelmente não vai "sentir na pele," como o problema carcerário no Brasil, isto não significa que não nos diga respeito.

Hoje trago um curta/documentário que trata de um problema carcerário peculiar, o filme tem direção, roteiro e pesquisa de Débora Diniz e se chama "A casa dos Mortos".



Sinopse
Bubu é um poeta com doze internações em manicômios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-presídios, instituições híbridas que sentenciam a loucura à prisão perpétua. O poema A Casa dos Mortos foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. São três histórias em três atos de morte. Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos. Bubu é o narrador de sua própria vida, mas também de seu destino de morte.

Referências:


The Cathedral - Vancouver Film School (animação)


The Cathedral - Vancouver Film School (VFS)


Mulheres em transformação e homens em crise


Sobre o programa do Café Filosófico que falou sobre a crise do homem e a transformação da mulher, o qual me referi no texto sobre o dia da mulher, aí em baixo está um trecho do programa.


.
Segue abaixo um filme do Portas Curtas Petrobrás Chamado Blackout, não costumo postar os filmes aqui, no entanto a história, mesmo sendo ficção como é dito na sinopse, tem um fundinho de verdade.

Blackout
Sinopse
Assessor de deputado corrupto e um suplente pegos fumando um baseado no último andar da Assembléia Legislativa! Um escândalo de mentirinha, mas com um fundinho de verdade!






Video - Pink Floyd - Another Brick in the Wall



Animação da Sexta - A poluição não afeta você?



Animação da Sexta


A Flor Máis Grande do Mundo (José Saramago)