Blog

Blog

24 de set. de 2012

Os 10 melhores jogadores holandeses de todos os tempos

Que país extraordinário é a Holanda. Pacífico, próspero, cheio de lourinhas lindas, e para completar, com excelente futebol. Três vezes vice-campeão do mundo, o futebol holandês é uma fábrica de talentos, de lá já saíram alguns gênios da bola.
Agora, com o craque Seedorf jogando no Botafogo, é o momento oportuno para listar os 10 melhores jogadores holandeses de todos os tempos. Toda lista desse tipo retrata a opinião de quem a escreve, é tolice pretender que ela seja uma unanimidade, mas creio que os 10 nomes abaixo representam bem o magnífico futebol da Holanda.

10 – Wesley Sneijder

Foram de Sneijder os dois gols que eliminaram o Brasil da última Copa do Mundo. Meia de técnica refinada, excelente visão de jogo e boa finalização, Sneijder é um dos melhores jogadores da atualidade.

9 – Johan Neeskens

Neeskens era o armador da seleção holandesa que assombrou o mundo na década de 1970 com o chamado futebol total. Jogador  de excepcional preparo físico, impressionava pela dedicação ao time. Cerebral, de passes precisos, consagrou os atacantes que jogaram ao seu lado.
NEESKENS NO BRASIL 0 X 2 HOLANDA, EM 1974 – COPA DA ALEMANHA

8 – Ruud Krol

Ruud Krol foi essencial no Carrossel Holandês, pois era um zagueiro que saía jogando com habilidade e visão de jogo. Apesar de jogar na defesa, fez muitos gols ao longo da carreira.
ruud_kroll

7 – Ronald Koeman

Koeman, o líbero artilheiro, um dos jogadores de defesa que mais fizeram gols na história do futebol, jogou nos três grandes clubes da Holanda: Ajax, PSV Eindhoven e Feyennord, porém seu nome está mundialmente ligado ao Barcelona, clube que defendeu por seis anos.
Koeman foi um dos melhores cobradores de falta de todos os tempos.

6 – Dennis Bergkamp

Técnica apuradíssima e poder de finalização fenomenal fizeram de Berkamp um atacante incrível. Teve a carreira um pouco prejudicada por um problema inusitado para um jogador de futebol: medo de viajar de avião.


5 – Clarence Seedorf

Nas poucas partidas de Seedorf pelo Botafogo tivemos uma amostra do que a Europa assistiu por anos: passes precisos, lançamentos, gols e  liderança em campo. Há inúmeros críticos da contratação do craque holandês pelo Botafogo, eu, como apreciador do bom futebol, gostei muito.

seedorf

4 – Marco Van Basten

Van Basten impressionava pelo futebol elegante,  imponente e veloz. Com um tremendo faro de gol, o holandês foi um centroavante magnífico. Em 1992 ganhou o título de Melhor Jogador do Mundo. Van Basten encerrou a carreira prematuramente por causa de constantes lesões e cirurgias nos joelhos.

3 – Frank  Rijkaard

Rijkaard comandava o meio campo com maestria. Jogando sempre de cabeça erguida, sem chutões, distribuindo passes precisos e fazendo gols decisivos, Rijkaard ditava o ritmo do Milan, bicampeão da Europa e do Mundial de Clubes.

2 – Ruud Gullit

Um titã de pura força , velocidade e técnica, assim pode ser definido Ruud Gullit, um dos jogadores mais completos da história. Atuou como líbero, meia e atacante, sempre com dedicação extrema às equipes que defendia.

1 – Johan Cruijff

Cruijff foi um jogador revolucionário. O comportamento tático do gênio holandês, sua percepção do futebol coletivo, seu futebol vistoso e eficiente inspiraram muitos jogadores e técnicos. Levou o Ajax a ser durante anos o melhor time do planeta e em 1974, comandou a seleção holandesa na maior revolução tática da história do futebol.
Aclamado pelos críticos como o único jogador a ombrear com Pelé na arte de jogar futebol, Cruijff foi um gênio da bola. Só faltou-lhe ganhar uma Copa do Mundo.