Blog

Blog

20 de dez. de 2010

Cássio, senador eleito não é diplomado... É cassado!

Senador eleito Cássio Cunha Lima, em campanha (foto)

Cássio Rodrigues da Cunha Lima (Campina Grande, 5 de abril de 1963) é um político brasileiro filiado ao PSDB.
Filho do ex-senador Ronaldo Cunha Lima que governou a Paraíba entre 1991 e 1994, Cássio foi prefeito de Campina Grande por três vezes, deputado federal por dois mandatos e governador da Paraíba por duas vezes 2003 a 2006 e de 2007 a 2009 quando teve seu mandato cassado pelo TRE-PB e confirmado pelo TSE.

Biografia
É formado em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Filho de Ronaldo Cunha Lima (PSDB), que governou o estado de 1991 a 1994 e de Maria da Glória Rodrigues Cunha Lima. Tem três irmãos: Ronaldo Filho, Glauce e Savigny.
É casado com Sílvia Almeida Cunha Lima e tem três filhos: Diogo, Marcela e Pedro.

Carreira política
1986: Iniciou sua vida pública ao eleger-se deputado federal constituinte pelo PMDB, aos 23 anos, sendo, na ocasião, um dos deputados mais jovens do Brasil. Naquele ano obteve 93.236 votos.
1988: É eleito prefeito de Campina Grande pela 1ª vez com 53.720 votos (52,3% do total). Na prefeitura, durante seu governo foram construídos o Ginásio de Esporte "O Meninão", "Museu Vivo da Ciência", reformou a Maternidade, transformando-a em "Instituto de Saúde Elpídio de Almeida" (ISEA), e ampliou significativamente o índice de saneamento básico da cidade.
1992: Renunciou ao mandato de prefeito para ser superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), de 1992 a 1994.
1994: Foi eleito deputado federal (PMDB) com 157.609 votos (16,4% do total) e chegou a ser vice-líder do partido na Câmara.
1996: É eleito prefeito de Campina Grande pela 2ª vez com 72.185 votos (48,30% dos votos).
2000: É eleito prefeito de Campina Grande pela 3ª vez com 122.718 votos (71,35% dos votos).
2001: Desfilia-se do PMDB e ingressa no PSDB.
2002: Renuncia ao cargo de prefeito de Campina Grande para candidatar-se a governador da Paraíba pelo PSDB, sendo eleito no segundo turno com 889.922 votos (51,35%), derrotando Roberto Paulino do PMDB. No primeiro turno obteve 752.297 votos.
2003: Toma posse como governador da Paraíba.
2006: Cunha Lima é candidato à reeleição, derrotando no segundo turno o senador e atual governador José Maranhão do PMDB com (51,35% dos votos).
2007: É cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, no dia 30 de julho de 2007 acusado de usar um programa social da Fundação de Ação Comunitária (FAC) em benefício de sua candidatura à reeleição durante o período eleitoral de 2006, Dois dias depois, o TSE concede uma liminar que lhe garante no cargo de governador até o julgamento final do processo no TSE. Em 10 de dezembro de 2007, Cássio é novamente cassado pelo TRE por suposto uso eleitoreiro do Jornal estatal "A União" também durante a campanha eleitoral de 2006. Através de uma nova liminar, consegue permanecer no cargo.
2008: Tem a sua cassação pelo "Caso FAC" no TRE, confirmada por unanimidade dos votos no TSE em 20 de novembro de 2008, mas consegue uma medida cautelar, por cinco votos a dois, tendo assim tem o direito de ficar no poder até que saia o resultado final do processo.
2009: Após julgamento de embargos impetrados ainda em 2008, tem seu mandato cassado em definitivo no dia 17 de fevereiro de 2009, assumindo em seu lugar o segundo colocado nas eleições, o ex-senador José Maranhão.
Cássio esclarece à imprensa a sua não diplomação como senador
2010: É eleito senador com 1.004.183 votos, apesar disso tem o seu registro de candidatura negado pelo TRE e pelo TSE com base na Lei Ficha Limpa.
Na verdade, o que falta neste País é uma reforma política capaz de por fim as palhaçadas que vimos no dia-a-dia. Mais de um milhão de votos, saiu pelo ralo, por conta da cassação dos direitos políticos do senador eleito pela Paraíba, Cássio Cunha Lima.
Se for pra fazer valer a tal Lei da Ficha Limpa, com certeza a maioria dos congressistas estariam na mesma situação que o senador paraibano Cássio.
Wilson Santiago pode ser incluído na Lei da Ficha Limpa
Isto é uma vergonha, entregar um diploma a quem não foi leito ( Wilson Santiago ), já acusado de compra de votos.
Pelo andar da carruagem a cadeira do senado da Paraíba ficará vazia, ou, na pior das hipóteses, será removida de plenário!

Cássio desabafa sobre diplomação: “Sinto-me cassado pela 2ª vez”
Cássio desabafa sobre ausência na solenidade de diplomação nesta sexta-feira: "Sinto-me cassado pela segunda vez".
O candidato mais votado para o Senado pela Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou em seu micro-blog, Twitter, no início da tarde desta sexta-feira, (17), que não irá à solenidade de diplomação hoje, na Estação Ciência e desabafou que está triste e se sentindo cassado pela segunda vez. 
“Hoje como já disse é um dia triste para mim. Sinto-me cassado pelo 2ª vez. Aos poucos minhas crenças morrem. Que renasça minha esperança”, postou.

Cássio impetra cautelar para tentar ser diplomado senador
Publicado em 17/12/2010
O candidato mais votado para o Senado da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), foi sabatinado no início da noite de hoje no Teatro de Arena do Espaço Cultural, durante o Encontro com as Redes Sociais-2010. Na conversa com os tuiteiros, ele admitiu que poderá não ser diplomado junto com os eleitos na solenidade de amanhã à tarde, na Estação Ciência e prometeu falar sobre o assunto através de seu microblog.
- Talvez amanhã eu não consiga ser diplomado, mas no dia que eu for falar sobre isso, eu vou falar no Twitter, sem filtros – disse ele, elogiando o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) por ter anunciado seus auxiliares da Segurança também no microblog.

Depois, questionado sobre o mesmo tema, Cássio voltou a abordar sua batalha jurídica e luta para confirmar seu mandato de senador:
- Eu disse que posso não ser diplomado amanhã, mas creio firmemente que serei empossado. Eu já disse isso na campanha, mas o que eu não desejo para o país é que haja dois pesos e duas medidas e especialmente no judiciário. Lamento quem sofre na vida e não tira lição para se tornar uma pessoa melhor. Esse momento está mais longo do que eu esperava. Estou nesse calvário judicial há três anos. Infelizmente, não foi possível trazer a verdade plena ainda, mas essa manifestação de abaixo assinado virtual é bacana. Eu nunca participei disso e nem estimulei. Na época que fui cassado, as pessoas queriam fazer manifestações tradicionais, passeatas, carreatas, e eu não quis. Entramos com uma medida cautelar. Pode ser que saia uma liminar que me permita ser diplomado amanhã. Se não sair, quem será diplomado será Wilson Santiago. Aí, vamos esperar o julgamento do recurso e na palavra do STF eu confio. Neste caso, o que mais soa estranho é que a Justiça Eleitoral permitiu que eu fosse candidato. Se alguém é considerado ficha suja, não poderia ser votado. Não posso acreditar que um juiz, por mais honrado que seja, possa substituir o povo. É um direito intransferível. É como sentar num restaurante, e eu fui em um ótimo ontem e hoje que é o Nau, escolho um peixe e o garçom diz que peixe está faltando, que só pode escolher buchada, frango e filé. Ora, depois de escolher, não se permite que a sua escolha prevaleça. Esse aprimoramento da legislação tem que ser refeito. Eu fui eleito pela vontade soberana do povo da Paraíba e esse vontade tem que ser respeitada.

Governador Ricardo Coutinho

Por sua vez, o governador eleito, Ricardo Coutinho, disse ontem está confiante na diplomação de Cássio Cunha Lima, como senador eleito, pela Paraíba.
Segundo ele, Cássio não poderia ser cassado da forma como procedeu o Superior Tribunal de Justiça, tendo em vista que as provas contra o político paraibano não procede. “Falta muito para que Cássio Cunha Lima seja enquandrado na Lei d Ficha Limpa. O tempo dirá, salientou o governador, Ricardo Coutinho.
Boris Casoy


Na minha opinião, pelo andar da carruagem isto vai terminar em pizza com sobremesa de marmelada, com diz o âncora de TV, Boris Casoy.
Por falar em Boris, ele teria dito, o que sempre repete em casos semelhantes: “Isto é uma vergonha”.
  

Castelo Sá