Blog

Blog

26 de abr. de 2012

É hora de músicas!... É hora de sucessos!




Para quem não conhece a história do lendário Talking Heads, esta aí a oportunidade de vivenciar um pouco mais da carreira de 17 anos da banda nova-iorquina, que ganhou notoriedade ao misturar rock e new wave com world music, principalmente ritmos africanos. Isso tudo pode ser vivenciado no recém-lançado por aqui DVD “Chronology”. O disco traz perfomances de vídeos clássicos e entrevistas gravadas em 1975 – um ano após o surgimento da banda – no mítico CBGB (por onde também passaram nomes como Ramones, Misfits, Television, entre outros), em Nova York.
Como o próprio diz, o DVD traz uma cronologia da banda multicultural, desde a transição na formação: do trio com David Byrne (composição, vocal e guitarra), Tina Weymouth (baixo) e Chris Frantz (bateria) para o quarteto com Jerry Harrison (guitarra). O disco também faz um panorama desde os primeiros dias do grupo em Nova York para o enorme sucesso na década de 80 até o desempenho em “Life During”, na reunião do conjunto em 2002, quando comemoraram a entrada do Talking Heads no Rock and Roll Hall of Fame.


Um projeto idealizado pelo guitarrista Edgard Scandurra, ex-Ultraje A Rigor e Ira!, culminou nos anos 80  na que se tornaria uma das primeiras bandas compostas por mulheres do pós-punk brasileiro. Chamado de As Mercenárias, o grupo surgiu dez antes da onda punk-hardcore feminista estourar com as norte-americanas da Bikini Kill. Em 1983, influenciados por Siouxsie & the Banshees, Sex Pistols e New Order, o conjunto era originalmente formado por Rosália  (vocal), Sandra Coutinho (baixo), Ana Machado (guitarra) e na bateria, ainda desconhecido na época, estava Scandurra.
Após fechar um contrato com a loja Baratos Afins, As Mercenárias lançavam seu primeiro LP “Cadê As Armas?” (1986). O trabalho é considerado um importante disco do underground paulistano. Algumas canções são até hoje clássicos do punk nacional, como “Polícia”, “Me Perco Nesse Tempo” e “Santa Igreja”, hinos do inconformismo que embalaram aqueles tempos.
Em 1988, pouco antes de pararem com a carreira musical, lançaram o álbum “Trashland”, produzido por Scandurra juntamente com Thomas Pappon. As Mercenárias esboçaram um retorno em 2005, pela boa repercussão do relançamento de algumas faixas da banda na coletânea “O Começo do Fim do Mundo (Beginning of the End of the World: Brazilian Post-Punk 1982-84)”, na Europa pela Soul Jazz Records.






Essa é para os fãs do Metallica. A banda californiana de heavy metal  planeja contar a sua história em um filme. Bom, até aí tudo bem! O detalhe é que grupo fará isso em formato 3D. Todo o trabalho está bem adiantado, visto que o conjunto que estava em turnê com o Megadeth, Anthrax e Slayer financiará a produção e já contratou Charlotte Huggins – produtora do épico “Viagem ao Centro da Terra” – para auxiliá-los na empreitada.
No entanto, James Hetfield  e companhia seguem na busca de um diretor para o longa. Ainda não foram revelados mais detalhes sobre o projeto e não se sabe ao certo se o plano é fazer um super show ou se existirá alguma narrativa por trás do filme. E tem mais por aí, dia 31 de outubro é o lançamento oficial da parceria do Metallica com Lou Reed, o disco “Lulu”, que você já pode ouvir na íntegra no loureedmetallica.com.




O Traveling Wildburys faz jus aquele ditado: o que é bom, dura pouco! Também pudera, uma banda de rock, na verdade um super projeto surgido no final da década de 80, que tinha como integrantes nada mais, nada menos do que George Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne, nada mal né, ficaram ativos por apenas dois anos (1988-1990). Não teria como sair música ruim daí!
O megagrupo gravou quatro álbuns, com destaque para “Handle With Care”, “End of the Line” e “Not Alone Anymore”, marcadas pela voz inconfundível de Roy Orbison.
Já a lenda viva Bob Dylan foi presença visível nos trabalhos dos Wildburys, principalmente, na clássica “Nobody’s Child”, um single de caridade e na pérola “Where You Last Night?”, um dos destaques do “Volume Três”.
Não menos importante, o ex-beatle George Harrison esteve em sua melhor forma na clássica “You Took My Breath Away”, algo comparável aos seus sucessos da carreira solo: “Here Comes The Sun”,” Something” e “My Sweet Lord”.
Após o “Volume Três”, os membros do grupo retornaram à sua carreira solo. Além dos discos apresentados até aquele momento, dois outros álbuns dos Wilburys foram liberados. “Tom Petty: Full Moon Fever”, que caracterizou o megagrupo e foi produzido por Jeff Lynne, sendo relançado como “Traveling Wilburys: Volume Dois”, entre dois outros álbuns e o “Volume Quatro”, uma coletânea de lados-B, faixas inéditas, e uma versão de Roy Orbison para “You Got It”, escrito por Lynne e Harrison.
Quem fez uma participação especial no Wildburys foi outro ex-beatle. Ringo Starr esteve presente em um tributo a John Lennon, cantando “I Call Your Name” ao lado do megagrupo.

MMM - Crash Test Dummies


Você pode achar estranho, mas o nome da música é esse mesmo: mmm mmmm mmm mmm. Eu, honestamente, adoro essa musica. Ela é datada de 1993, e foi trilha sonora do filme Debby e Loyd. Esta foi a música de maior sucesso da banda canadense Crash Test Dummies, mas, apesar do sucesso, a canção figurou em diversos rankings das piores músicas ao redor do mundo. Talvez pela falta de criatividade do título e do refrão. Veja o clipe e tire suas próprias conclusões:

Footloose - Kenny Loggins


Kenny Loggins (Everett, Washington, em 7 de janeiro de 1948) é um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Uma parceria de Kenny com Michael McDonald rendeu um Grammy na categoria Música do Ano em 1980, com a canção "What a Fool Believes". No entanto, o cantor é mais conhecido como o rei das trilhas sonoras de filmes. Foram vários os sucessos, como "I'm Alright", tema da comédia Clube dos Pilantras, estrelada por Chevy Chase e Bill Murray e lançada em 1980. 


Em 1984 foi a vez das canções "Footloose" e "I'm Free (Heaven Helps The Man)", temas do filme Footloose - Ritmo Louco, com o astro Kevin Bacon, que marcou época na década de 1980. Um ano depois, Loggins fez um dueto com Gladys Knight na música "Double Or Nothing", incluída em Rocky IV. Em 1986 ele estava de volta com os hits "Danger Zone" e "Playing with the Boys", temas de Top Gun - Ases Indomáveis, um dos maiores sucessos do ator Tom Cruise. 


Loggins também participou da música "We Are the World", uma parceria de 45 cantores que tinha o objetivo de arrecadar fundos para o combate da fome na África, escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. Os 45 astros formaram o grupo USA for Africa. Em 1987 Kenny Loggins surpreendeu mais uma vez com a música "Meet Me Half Way", tema de Falcão - O Campeão dos Campeões, estrelado por Sylvester Stallone. No ano seguinte o filme Clube dos Pilantras II também trouxe uma música de Loggins, "Nobody's Fool". Boa parte desses temas entrou para o top 10 dos EUA.