Blog

Blog

9 de abr. de 2012

Músicas com nomes próprios que vão assombrar as pessoas para sempre


 

A menos que você se chame Eleanor Rigby Fonseca, Penny Valentim Lane ou mesmo Bárbara Ann dos Santos, ter seu nome usado em uma música não é uma experiência muito agradável. Quando nascem seus rebentos, os pais não ficam preocupados se, algum dia, irá aparecer um filho de uma mãe sem calça para compor um pagodão com o nome da sua filha – mas isso pode acontecer em qualquer família.

E se não bastasse a música ruim, sempre haverá aquele desgraçado que irá lembrar da canção quando você se apresentar, dizendo coisas como “Seu nome é Neusa? Igual aquela música como uma neusa, você me mantém…”. Pior do que um verso ruim escrito em seu nome, só mesmo um escrito COM seu nome. Em solidariedade, fica a lista com 11 músicas com nomes próprios que vão amaldiçoar as pessoas para sempre.


 Paulinha

É para deixar as Paulinhas orgulhosas?
Se elas gostarem de versões de forró de músicas da Mariah Carey campeãs de cover entre os calouros do Raul Gil, com direito a um locutor dizendo “Calcinha preta – volume dois, dois, dois”, claro que sim!

Amaldiçoou o nome para sempre?
Para sorte das Paulinhas, não! Ninguém presta muita atenção às letras de forró, porque todo mundo sabe que elas estão ali apenas para colaborar com o prelúdio de acasalamento do bate-coxa. E, honestamente, você levaria a sério alguém que cita Calcinha Preta quando te conhece?

 Carla

É para deixar as Carlas orgulhosas?
Se elas gostarem de usos avulsos do seu nome, numa parte do verso onde qualquer outra palavra com duas sílabas – digamos, pança ou trolha – também caberia, claro que sim!


Amaldiçoou o nome para sempre?
Para sorte das Carlas, até que não. Digamos apenas que o LS Jack já não era a banda mais disputada de todo Brasil na época, e ficar com o vocalista em coma por um tempão não ajuda no sucesso a longo prazo. E eu fico me perguntando: o que será que rima com Carla? Amar-la?

Mila

É para deixar as Milas orgulhosas?
Se elas gostarem que o país saiba que elas deram para um cara chamado Netinho, em praticamente todos os lugares onde havia uma superfície plana na Bahia, claro que sim!



Amaldiçoou o nome para sempre?

Para azar das Milas, sim! Por sorte, Mila costuma ser só um apelidinho que não pega muito para Camila, então os riscos são pequenos. Mas ainda tem que se considerar que, além de chamar de promíscua, vão te relacionar com aquela esquisitice de margarina feita de milho.

Mariana (Ana e o Mar)

É para deixar as Marianas com orgulho?
Se elas gostarem de bandas pretensiosas formadas por empregados demitidos dos Doutores da Alegria por não terem graça, claro que sim!

Amaldiçoou o nome para sempre?
Depende muito com quem as Marianas andam. Se elas fizeram parte desses grupos de adolescentes atuais, que ficam admirados com sentenças com mais de cinco palavras, provavelmente um deles, se ficar apaixonado, vai escrever esse verso tosco no orkut. Eu acho que essa musica seria melhor se chamasse “Ana e o Bai” ou “Ana e o Muquir”.

 Renata

É para deixar as Renatas orgulhosas?
Se elas gostarem de terem seu nome usado só para fazer uma rima escrota, por um dos caras responsáveis pelos problemas de IDH do Brasil, claro que sim!


Amaldiçoou o nome para sempre?
Um bocado, particularmente, Renata, se você for mesmo uma ingrata. Mas no fundo, vocês deveriam agradecer ao Latino por não ter escrito “Renata / Sapata / trocou o meu amor por um par de peitão”.

 Ana Julia

É para deixar as Ana Julias orgulhosas?
Se elas gostarem de ser o tema de uma música rejeitada até mesmo por sua banda de integrantes rejeitados, claro que sim!


Amaldiçoou o nome para sempre?
Sim e não. Não há muitas Ana Júlias rodando as cidades por aí, então quase nunca dá para fazer a referência. Porém, quando uma delas aparece, alguém vai dizer “Igual aquela música do Los Hermanos, né?” e puxar o refrão, porque naturalmente ninguém lembra do resto da música – porque ela não passa de um sertanejo com guitarra.


 Fernando

É para deixar os Fernandos orgulhosos?
Se eles gostarem de músicas pega-rapaz, figurinha fácil em viagens de túnel do tempo da banda de formatura, e que ninguém ouve por que gosta de verdade há mais de 25 anos, claro que sim!


Amaldiçoou o nome para sempre?
Não, quase nada. O Brasil sempre manteve uma lista de famosos com nome de Fernando – Collor, Henrique, Beira-mar – que chamam bem mais atenção do que canções do ABBA. Mas esse é o único nome que pode escolher qual versão quer ouvir.


 Camila

É para deixar as Camilas orgulhosas?
Se elas gostarem de músicas sobre abuso sexual, claro que sim! Ainda mais se for uma música sobre abuso sexual que as pessoas pularam e cantaram juntos nos anos 80 como se estivessem ouvindo Chiclete com Banana.


Amaldiçoou o nome para sempre?
Só se você, Camila, ficar andando cercada de pessoas que realmente viveram durante os anos 80 e acham Nenhum de Nós, junto com Rádio Táxi e a Absyntho, bandas que deveriam existir até hoje. O Rádio Táxi, inclusive, tem sua própria musica com nome de gente, Eva, que dá o alerta de que usar personagens bíblicos e naves espaciais não faz bem para sua carreira.


Juliana

É para deixar as Julianas orgulhosas?
Se ela gostar que toda santa vez que se recusar a dançar, apareça um filho da puta e puxe um coro de “A Juliana não quer sambar”, claro que sim!


Amaldiçoou o nome para sempre?
Para a desgraça das Julianas, a resposta é sim! Como você sabem, Deus, além das catástrofes naturais, também pune os humanos com memórias seletivas, que esquecem matéria de prova, mas lembram por anos letras de pagode! E, para ajudar, entrou para história que o verso era “A Juliana não quer dançar”, o que amplia os horizontes de aplicação.

 Jéssica

“O nome dela é Jéssica / é a coisa mais linda / não vou te esquecer” – Biro do Cavaco

È para deixar as Jéssicas orgulhosas?
Se elas gostarem de ser o tema do pagode mais chulé da história da humanidade, claro que sim!


Amaldiçoou o nome para sempre?
Eternamente! Talvez vocês não recordem, mas, durante os anos 90, os grupos de pagode funcionaram como o alistamento militar: quem não tinha muita certeza do que queria, e não tinha aptidão para nada, tava dentro! O reflexo disso foram músicas feitas sobre encomenda para o vocalista homenagear e tentar catar a sua princesa, fosse ela a Inara ou a Tana Jura. A letra de “Jéssica” parece sair diretamente de um correio elegante da quermesse, acompanhada de “Seu admirador secreto, que está de xadrez, te esperando com uma maçã do amor atrás do pula-pula”.