O CÉREBRO
Nós Alimentamos o Mundo / We Feed the World
Você sabia que a quantidade de pães não vendidos jogados ao lixo em
Viena é suficiente para alimentar a segunda maior cidade da Áustria? Que
4/5 do trigo da Suíça vem da Índia, onde há 200 milhões de pessoas
subnutridas? Que agricultores de muitos países de terceiro mundo estão
abandonando a terra devido à concorrência dos produtos subvencionados da
Europa e EUA? Que as grandes corporações estão cada vez mais dominando o
mercado mundial de sementes e alimentos, colocando em risco a soberania
alimentar da maioria dos países? Quais a consequências da globalização
nos alimentos da população mundial? Já pensou que a fome no mundo pode
estar relacionada diretamente na nossa forma de consumo?
Raça Humana veio da onde? Pesquisas em Sanscrito
Assista
a Entrevista
com Michael A. Cremo, pesquisador e escritos, que descreve a realidade na
comunidade científica onde muito fatos e evidências arqueológicos são ocultados
e mantidos em segredo pelos próprios pesquisadores
Autópsia Animal
O que há nos corpos dos animais que os torna tão diferentes?
Talvez apenas uma autópsia possa solucionar o caso.
Como os cangurus conseguem realizar seus incríveis saltos? Por que os
hipopótamos são tão grandes? Como um tubarão branco é por dentro? De que
forma os corpos dos cavalos de corrida contribuem para que sejam tão
velozes? Como é formado o casco das tartarugas? Como os felinos
conseguem rugir tão assustadoramente? O que são aquelas lombadas nas
costas dos camelos? Não são poucas as perguntas e para respondê-las são
necessárias respostas à altura.
Em Autópsia Animal teremos a oportunidade de analisar friamente os corpos de animais complexos e saciar nossa curiosidade sobre seu funcionamento. A série revelará segredos ocultos dessas belas espécimes e vai literalmente abrir seus corpos para nos apresentar a perfeição destes fabulosos seres que dividem o planeta consco. Então prepare seu estômago, pois você nunca verá tantos órgãos expostos novamente.
Sinopse:
(2009)
Ep. 01 (Canguru)
Neste episódio, a equipe da premiada série viaja até o centro da Austrália para dissecar o animal mais emblemático do continente: o canguru. A vasta extensão do interior da Austrália é o lar de milhões destes gigantes saltitantes -- alguns chegam a medir dois metros de altura -- mas lamentavelmente, todos os anos, milhares deles morrem em acidentes de trânsito. O cientista veterinário Mark Evans e a especialista em anatomia comparada Joy Reindenberg aproveitam a oportunidade para analisar o interior destes estranhos animais. Eles descobrem a mandíbula inferior do canguru, que é dividida em dois, e o enorme tendão de Aquiles que permite que saltem como rãs. Mas é a anatomia do sistema reprodutor que mais surpreende. Os genitais do macho ficam de trás para a frente, e as fêmeas têm três vaginas e uma bolsa onde criam seus filhotes desde que são embriões do tamanho de um feijão. Enquanto isso, Simon Watts vai até as Blue Mountains, na região de Sydney, para seguir os passos de Charles Darwin.
Ep.02 (Hipopótamo)
Neste episódio a equipe vencedora de um prêmio BAFTA vai até o Vale do Luangwa, na Zâmbia - lar da maior população de hipopótamos do mundo. São tantos hipopótamos reunidos alimentando-se numa mesma área que isto até ameaça a sobrevivência de outras espécies do parque, de forma que as autoridades abatem cerca de 200 deles todos os anos para que os números fiquem sob controle. O abate oferece ao cientista veterinário Mark Evans e à anatomista comparativa Joy Reindenberg a oportunidade de dissecar um destes magníficos animais. Mas a equipe descobre que à noite eles são surpreendentemente ativos. O primeiro obstáculo na dissecção é a pele grossa do hipopótamo. Mark e Joy ficam surpresos quando descobrem que a pele destes animais produz seu próprio protetor solar, ajudando-a a ficar a salvo de queimaduras do sol durante o calor do dia. Richard Dawkins revela o surpreendente fato de que os parentes vivos mais próximos dos hipopótamos são, na verdade, as baleias.
Ep.03 (Tubarão Branco)
Neste episódio, a equipe viaja para a África do Sul para dissecar um grande tubarão branco de 900 quilos apanhado em uma rede de proteção instalada em uma praia. Eles encontram as pistas anatômicas por trás da evolução dos dentes e das mandíbulas dos tubarões e removem um órgão gigante que ajudou o tubarão a se tornar o maior peixe do mar. Na água, um teste para medir a força da mordida de um tubarão branco mostra como estas mandíbulas são realmente poderosas.
Ep.04 (Cavalo de Corrida)
O cavalo puro-sangue é um dos grandes atletas do planeta, que galopa a uma grande velocidade e tem uma enorme resistência por tratar-se de um animal de grande tamanho. Ele é o resultado da seleção não-natural, e vive entre a glória e o fracasso catastrófico. A equipe vai explorar como eles foram manipulados biologicamente para que tivessem maior velocidade. Eles dissecam um cavalo de corrida de primeira categoria para revelar o extraordinário sistema muscular que o faz correr a setenta quilômetros por hora, seus órgãos de grande tamanho e seu motor interno. Simon Watts visita o centro de reprodução mais importante da Europa para averiguar como é produzido um campeão; e Mark Evans investiga como se explica cientificamente o desempenho fenomenal destes cavalos e sua vulnerabilidade a lesões.
Ep.05 (Tartaruga de Couro)
Neste episódio, a equipe desta premiada série vai até a Flórida para dissecar a maior tartaruga do oceano, a tartaruga-de-couro. Eles desvendam o mistério evolutivo de como as tartarugas desenvolveram cascos para proteção contra predadores de dentes afiados. Mark Evans, cientista veterinário, e Joy Reindenberg, especialista em anatomia comparada, unem-se para explorar o interior deste antigo animal marinho. Apesar da proteção que traz o casco, a tartaruga tem poucas chances de sobrevivência -- acredita-se que apenas um entre dez mil ovos produzirá uma tartaruga que chegará à vida adulta. O biólogo Simon Watts junta-se à conservacionista Eve Haverfield na praia para averiguar quais são os perigos que estes animais enfrentam para desenterrar as tartarugas recém-nascidas que não conseguiram sair do ninho. Enquanto isso, Richard Dawkins, biólogo especializado em evolução, aborda um enigma interessante: a tartaruga terrestre foi para o mar, ou a tartaruga marinha saiu à terra seca?
Ep.06 (Grandes Felinos)
O episódio disseca os maiores animais do planeta para desvendar seus segredos evolucionários. Em Big Cats, a equipe disseca um leão ao lado de um tigre na Royal Veterinary College e então viaja para a Reserva Welgevonden, na África do Sul, para ver o leão na natureza. Eles investigam como estes felinos majestosos desenvolveram seu rugido, analisam a similaridade entre o leão e o tigre por baixo da pele e questionam por que eles dormem até 20 horas por dia.
Ep.07 (Camelo)
Neste episódio, Mark Evans e Joy Reindenberg desbravam o escaldante deserto para dissecar um camelo. Eles descobrem o segredo de sua corcova e investigam como suas pernas elásticas, seus lábios que se esticam e um pedestal (uma proeminência estranha em seu peito) estão entre as muitas surpreendentes adaptações que permitem que o camelo sobreviva em um ambiente tão seco e hostil. Enquanto isso, Simon Watt aprende a andar em um camelo selvagem com Glenda Sutton, campeã jóquei de camelos. Ele descobre que apesar deste animal cuspir e chutas, há muito mais para se apreciar do que sua reputação de rabugento.
Ep.08 (Babuíno)
Um grupo de cientistas viaja à África do Sul para dissecar um macho alfa de babuíno que liderou um bando que causou estragos em um subúrbio da Cidade do Cabo. As autoridades foram obrigadas a matar o animal, que estava cada vez mais violento. Mas agora, os biólogos podem observar o interior do corpo do primata para ver o que fez com que ele se adaptasse, sobrevivesse e prosperasse em território humano.
Ep.09 (Floresta de Bornéu)
Os cientistas da série aventuram-se nas florestas tropicais úmidas de Borneo para analisar a anatomia de um dos ecossistemas mais diversos do planeta. Desde besouros, formigas e sanguessugas até as árvores mais altas, Mark Evans, Simon Watts e Joy Reindenberg descobrem as complexas relações que fazem com que a selva tenha tanta abundância de vida.
Ep.10 (Casuar)
Um grupo de cientistas viaja à África do Sul para dissecar um macho alfa de babuíno que liderou um bando que causou estragos em um subúrbio da Cidade do Cabo. As autoridades foram obrigadas a matar o animal, que estava cada vez mais violento. Mas agora, os biólogos podem observar o interior do corpo do primata para ver o que fez com que ele se adaptasse, sobrevivesse e prosperasse em território humano.