Blog

Blog

8 de abr. de 2012

A globalização da guerra: o “Roteiro Militar” para a III Guerra Mundial


A Globalização da Guerra
O "Roteiro Militar" para a III Guerra Mundial
Michel Chossudovsky e Finian Cunningham (Editores)
Dezembro 2011
INTRODUÇÃO
Rolar para baixo para o Quadro do Leitor de Conteúdos


Design global do Pentágono militar é uma conquista do mundo.
A implantação militar dos EUA-NATO forças está ocorrendo em várias regiões do mundo simultaneamente.
O conceito de "Longa Guerra" tem caracterizado a doutrina militar dos EUA desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O objetivo mais amplo de dominação militar global de apoio a um projeto imperial foi formulada pela primeira vez sob a administração Truman no final de 1940, no início da Guerra Fria.
Em Setembro de 1990, cerca de cinco semanas após o Iraque de Saddam Hussein invadiu o Kuwait, presidente dos EUA, e Comandante em Chefe George Herbert Walker Bush fez um discurso histórico para uma sessão conjunta do Congresso dos EUA e do Senado na qual ele proclamou uma Nova Ordem Mundial emerge da escombros do Muro de Berlim eo desaparecimento da União Soviética.
Bush pai tinha previsto um mundo de "pacífica cooperação internacional", aquele que deixou de ser bloqueado no confronto entre concorrentes super poderes, sob a sombra da doutrina da "Destruição Mútua Assegurada" (MAD), que tinha caracterizado a Guerra Fria era.

George Walker Bush H dirigiu uma Sessão Conjunta
do Congresso dos EUA e do Senado, Setembro 1990
Bush declarou enfaticamente no início do que ficou conhecido como "a era pós-Guerra Fria" que:
"Uma nova parceria de nações já começou, e estamos hoje em um momento único e extraordinário. A crise no Golfo Pérsico, tão grave como é, também oferece uma rara oportunidade para avançar em direção a um período histórico de cooperação. Fora desses tempos conturbados ... uma nova ordem mundial pode emergir: Uma nova era mais livre da ameaça do terror, mais forte na busca da justiça e mais seguro na busca da paz. Uma era em que as nações do mundo, leste e oeste, norte e sul, podem prosperar e viver em harmonia. "
Claro, discursos de presidentes americanos são muitas vezes ocasião de platitudes cínicos e contradições que não devem ser tomadas pelo seu valor nominal. Afinal, o presidente Bush foi discorrendo sobre direito internacional e os meses de justiça somente após o seu país invadiram o Panamá em Dezembro de 1989 causando a morte de vários milhares de cidadãos - de cometer crimes comparáveis ​​ao que Saddam Hussein seria acusado de, supostamente realizada para explicar. Também em 1991, os EUA e seus aliados da NATO passou a liberar, sob um manto "humanitária", uma longa guerra contra a Jugoslávia, levando à destruição, fragmentação e empobrecimento de um país inteiro.
No entanto, é instrutivo para usar a visão inclinada Bush pai, de uma "Nova Ordem Mundial" como um ponto de referência para a dramaticidade do mundo mudou nos intervenientes de 20 anos da era chamada Guerra Fria, em particular, como unilateralmente degenerar a conduta internacional contemporânea de os EUA se tornaram sob a, Clinton GW Bush Junior e administrações Obama.
"Promessa" Bush Senior da paz mundial, abriu, na esteira da Guerra Fria, uma época de guerra contínua acompanhada por um processo de deslocamento econômico, devastação social e degradação ambiental.
Numa amarga ironia, esse conceito de internacional pacífica cooperação e parceria foi usado como pretexto para desencadear a guerra do Golfo, que consistia em "defesa da soberania" do Kuwait e "defesa do direito internacional" na sequência da invasão do Iraque 1990.



Guerra Mundial

Estamos lidando com uma agenda militar global, ou seja, "Guerra Mundial". Longe de um mundo de cooperação pacífica, estamos vivendo em um mundo distópico de guerras permanentes - as guerras que estão sendo travadas em violação flagrante do direito internacional e contra a opinião pública e interesse.
Longe de uma "nova era mais seguro na busca da paz", podemos ver um mundo mais parecido com 1984 de George Orwell, dominada pelo conflito perpétuo, a insegurança, a vigilância autoritária, duplipensar e controle da mente pública.

Um problema para muitos cidadãos é que o "duplipensar e controle da mente" tornaram-se tão profundamente enraizada e disseminada pelos meios de comunicação, incluindo a imprensa de qualidade chamado livre, tais como The New York Times e The Guardian.


A era pós 9/11: Doutrina da América do pré-guerra preventiva

Supostamente patrocinado pela Al Qaeda, os ataques de 11/9 ao World Trade Center e ao Pentágono teve um papel central na opinião pública de moldagem. Um dos principais objectivos da propaganda de guerra é "fabricar um inimigo". O "inimigo externo" personificado por Osama bin Laden está "ameaçando os EUA".
A guerra preventiva contra "terroristas islâmicos" é necessária para defender a Pátria. As realidades são viradas de cabeça para baixo: a América está sob ataque.
Na esteira do 9/11, a criação deste "inimigo externo" servido para esconder os verdadeiros objectivos económicos e estratégicos por detrás das guerras liderada pelos Estados Unidos no Oriente Médio e Ásia Central. Travada por razões de autodefesa, a guerra preventiva é apregoada como uma "guerra justa" com um imperativo humanitário.


 

"O inimigo externo" Osama bin Laden, retratado pelo mainstream mídia.
Desde o início da guerra soviético-afegã no início de 1980, o aparelho de inteligência dos EUA apoiou a formação das "brigadas islâmicas". A propaganda pretende apagar a história da Al Qaeda, abafar a verdade e "matar a evidência" sobre a forma como este "inimigo externo" foi fabricada e transformada em "Inimigo Número Um".
O aparelho de inteligência dos EUA criou as suas próprias organizações terroristas. E ao mesmo tempo, ele cria seus próprios alertas terroristas contra as organizações terroristas que ele próprio criou. Enquanto isso, um programa de contraterrorismo coesa bilhões de dólares para "perseguir" essas organizações terroristas tem sido posto em prática.
Em vez de "guerra" ou "terrorismo de Estado", somos informados de "intervenção humanitária" contra "terroristas".
Em vez de "ofensa", somos informados de "defesa" ou "proteção".
Em vez de "assassinato em massa" nos é dito de "danos colaterais".
Uma dicotomia bem versus o mal prevalece. Os criminosos de guerra são apresentados como vítimas. A opinião pública está enganado: "Temos de lutar contra o mal em todas as suas formas, como um meio para preservar o modo de vida ocidental".
Quebrar a "Grande Mentira", que apresenta a guerra como um empreendimento humanitário, significa quebrar um projeto criminoso de destruição global, em que a busca do lucro é a força dominante. Esta agenda fins lucrativos militar destrói valores humanos e transforma as pessoas em zumbis inconscientes.



Militarismo Piracema: "A guerra é Normal"

Na verdade, como este novo leitor interativo da Global Research irá demonstrar, estamos vivendo em uma era marcada por "Globalização da Guerra", realizada pelos próprios estados que proclamam ser defensores dos direitos democráticos e do direito internacional.
O principal protagonista dessa guerra globalizado é o Estados Unidos da América. Os EUA, juntamente com seus aliados na Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO), Grã-Bretanha, França, Canadá e Alemanha, entre outros, bem como uma matriz de proxies - como o Golfo Pérsico estados árabes - agora é encorajado para atacar militarmente em qualquer região do mundo.
Note-se que em uma visita à região da Ásia-Pacífico em novembro de 2011, a retórica presidente dos EUA, Barack Obama foi carregado com declarações belicosas em relação à China, citando o último como uma ameaça militar para o hemisfério que os Estados Unidos estava pronto para enfrentar. Retórica agressiva de Obama para Pequim deveria ter sido amplamente visto como sem precedentes e inaceitável. Mas a partir de uma leitura dos principais meios de comunicação ocidentais, o belicismo do presidente dos EUA foi de alguma forma no discurso normal, razoável.
Este militarismo desova é racionalizado com uma variedade de pretextos aparentemente palatáveis: garantir o mundo contra o "terrorismo islâmico", como no Afeganistão, garantindo o mundo contra "armas de destruição em massa", como no Iraque de Saddam e, atualmente, o Irã; defesa dos direitos humanos, como na Líbia, intervenção humanitária, como na Somália e proteger as pequenas nações, como no confronto com a China em nome de estados do Sudeste Asiático, ou a construção de um sistema de Defesa de Mísseis Balísticos ao longo das fronteiras do Leste Europeu da Rússia. E, novamente, os principais meios de comunicação ocidentais desempenha um grande papel na racionalização do irracional, normalizar o anormal, justificando o injustificável - parecido com o Ministério da Verdade, em 1984, de Orwell.
Podemos aceitar estes pretextos pelo valor de face e tentar "normalizar" um mundo de conflitos aparentemente caóticos, como os principais meios de comunicação ocidentais teriam nós. Ou podemos optar por ver o mundo como ele realmente é, ou seja, aquele em que tais guerras e de tomada de guerra estão correctamente entendida como abominações do direito internacional e relações humanas.
É nosso objetivo neste Leitor interativo para ajudar os cidadãos a se libertarem do duplipensar doutrinados de guerras como normal ". Em uma pesquisa global, vamos mostrar que os EUA e seus aliados estão cumprindo uma agenda de "dominância de pleno espectro", no qual nenhuma nação considerada obstrução que a agenda para a dominação por os EUA e seus aliados é tolerada, e é de fato feito um alvo para a guerra.
A dinâmica para a guerra globalizada tem profundas raízes históricas no imperialismo dos governos capitalistas. A rivalidade das matérias-primas das economias capitalistas e controle geopolítico estavam na raiz da Primeira Guerra Mundial e II - Veja os ensaios de Jacques Pauwels sobre o papel das empresas americanas em apoio tanto a Grã-Bretanha ea Alemanha nazista. O mesmo ímpeto por trás inúmeras invasões e guerras por procuração na América Latina, Ásia e África por os EUA desde a Segunda Guerra Mundial, sob o pretexto de "defender o mundo livre do império do mal soviético".
Mas com o colapso da União Soviética como uma potência de compensação, os EUA e seus aliados tornaram-se desinibida durante os últimos duas décadas para "ir sozinho" para fazer valer o domínio imperial. Essa dinâmica só foi reforçado pelo esgotamento econômico das potências capitalistas, desde o início da crise financeira de 2008. Na verdade, o aumento do militarismo pode ser visto como um corolário de compensação de sua falência econômica - uma morte que é estrutural e profundamente prolongada além de qualquer coisa que possa ser considerada como o "fim do ciclo de negócios" usual. Estamos talvez presenciando uma queda histórica no sistema capitalista em muito maior alcance do que a Grande Depressão. E com isso, perturbador, o aumento do militarismo assume um significado muito maior.
Crucial para o controle global dos recursos são as matérias-primas de energia: petróleo e gás. Quer se trate de guerras no Iraque, no Afeganistão ou a Líbia, ou confronto com o Irã, China, Rússia e Venezuela, o ponto fundamental de discórdia é o controle sobre essa força motriz da economia capitalista. Todos os pretextos são adotados outros fachada simples, independentemente do que a mídia quer nos fazer acreditar.


Guerra Mundial Cenário III

O lançamento de uma guerra total com ogivas nucleares contra o Irã - que tem a terceira maior do mundo reservas conhecidas de petróleo, atrás da Arábia Saudita e do Iraque - foi na prancheta do Pentágono desde 2005.
Se essa guerra era para ser lançado, todo o Médio Oriente / Ásia Central seria atraído para uma conflagração. A humanidade seria precipitada em um cenário de III Guerra Mundial.
Incrivelmente, o perigo muito real de uma Terceira Guerra Mundial não é notícia de primeira página. A grande mídia tenha excluído em profundidade de análise e debate sobre as implicações destes planos de guerra. O ataque da III Guerra Mundial, se fosse para ser realizada, seria casualmente descrito como uma "zona de exclusão aérea", uma operação sob o título "Responsabilidade de Proteger" da OTAN (R2P), com "danos colaterais" mínimos ou como "cirúrgica" bombardeamentos punitivos contra objetivos militares específicos, os quais pretendem apoiar "a segurança global", bem como a "democracia" e dos direitos humanos no país-alvo.

"Intervenção humanitária" da NATO
Mandato definido em um relatório sobre ICISS R2P
A opinião pública é em grande parte desconhece as graves implicações destes planos de guerra, que contemplem o uso de armas nucleares, ironicamente, em retaliação ao programa iraniano de armas nucleares não existente. Além disso, a tecnologia militar do século 21 combina uma série de sofisticados sistemas de armas, cujo poder destrutivo seria ofuscar os holocaustos nucleares de Hiroshima e Nagasaki. Para que não esqueçamos, os Estados Unidos são o único país a ter usado armas nucleares contra civis.
Militarização a nível global é instrumentado através da estrutura militar dos EUA Comando Unificado: todo o planeta está dividido em Comandos geográficos combatentes sob o controle do Pentágono. Segundo o ex-comandante da Otan general Wesley Clark, militar do Pentágono roteiro é composto por uma seqüência de teatros de guerra: "[O] plano de campanha de cinco anos [inclui] ... um total de sete países, começando com o Iraque, em seguida, Síria, Líbano, Líbia, Irã, Somália e Sudão ". Como um câncer, a guerra dos EUA desencadeou, em 2003, o Iraque está se transformando em uma doença global.
Enquanto The New York Times e outros meios de comunicação tradicionais saudado 15 dezembro de 2011 como o marco do fim "oficial" dos quase nove anos de guerra dos EUA no Iraque, na realidade, país devastado continuará a ser um teatro de guerra americano no futuro previsível. Assessores do Pentágono e empreiteiros militares continuará a residir lá e as pessoas do Iraque para as gerações ficar com um legado de imposto pelos EUA de conflitos e barbárie. O Pentágono "choque e pavor" da campanha no Iraque pode ter diminuído, mas as suas repercussões e precedentes criminais ainda estão muito existente, não só no Iraque, mas em toda a região e, cada vez mais, a nível mundial.
O Project 2000 para a New American Century (PNAC), que era a espinha dorsal da agenda da NeoCon, foi baseada em "uma guerra sem fronteiras". Objetivos declarados do PNAC foram para "lutar e vencer decisivamente múltiplos, simultâneos teatros de guerra principais" em diferentes regiões do mundo, bem como realizar os chamados "policiais militares" direitos "associados moldar o ambiente de segurança em regiões críticas". Global policial implica um processo mundial de policiamento militar e do intervencionismo, incluindo operações secretas e "mudança de regime".
Este projeto diabólico militar formulado pelos neocons foi adotado e implementado desde o início da administração Obama. Com uma nova equipe de conselheiros políticos e militares estrangeiros, Obama tem sido muito mais eficaz no fomento da escalada militar que o seu antecessor Casa Branca, George Bush Junior, que foi recentemente condenado pela Guerra Kuala Lumpur Tribunal de Crimes de "Crimes contra a Paz" .
Este continuum da agenda militar atesta o fato de que os dois partidos governistas em os EUA, democratas e republicanos, mas são dois lados de uma centralmente planificada complexo militar-industrial que é inexpugnável às opiniões, desejos e interesses do eleitorado americano.


Escalada militar e de visualização de este Livro
 
Contrariamente ao mito da "guerra boa", mostramos neste Leitor interativo que a entrada dos EUA na II Guerra Mundial foi uma estratégia deliberada para auto-serviço ganhos imperialistas. Enquanto os homens e mulheres que lutaram essa guerra pode ter tido convicções morais, os planejadores de Washington estavam operando em cálculos de controle geopolítico que pouco tinha a ver com a moral ou princípios jurídicos - ver os ensaios por Pauwels Jacques. O lançamento das bombas atômicas sobre o Japão por os EUA em agosto de 1945, destruindo centenas de milhares de civis, foi um ato de barbárie abominável que reflete a insensibilidade do projeto imperial dos EUA. O holocausto nuclear também definir os parâmetros nefastas da Guerra Fria subseqüente que tomou conta do mundo por quase cinco décadas após a Segunda Guerra Mundial. Ensaios de Brian Wilson, McCoy e Alfred Michel Chossudovsky ilustrar como as guerras genocidas do Pentágono na Ásia eram uma continuação do projeto imperialista dos Estados Unidos - ainda que sob a cobertura da Guerra Fria contra a União Soviética.

 

Hiroshima nuvem de cogumelo. Por ordem executiva do presidente
Harry S. Truman, os EUA lançaram a bomba nuclear "Little Boy"
em Hiroshima, segunda-feira, 6 de agosto, 1945

Nagasaki, 9 de agosto de 1945
Sobreviventes: agosto de 1945. Na esteira de Hiroshima
A queda da União Soviética pode ter trazido um fim à Guerra Fria, mas logo os EUA iriam encontrar novos pretextos para a guerra do mundo e afirmar a hegemonia em nome de seus aliados capitalistas. Estes novos pretextos incluído "lei defesa internacional", como na Primeira Guerra do Golfo contra o Iraque que Bush Senior iniciou em 1990, pressagiando a Segunda Guerra do Golfo que Bush Júnior poderia reprisar em 2003. E os planejadores norte-americanos inovou o pretexto "humanitário" para a invasão da Somália em 1991 e da guerra da NATO contra a Jugoslávia - veja o ensaio por Sean Gervasi, entre outros. Em muitos aspectos, a "guerra humanitária" em Jugoslávia serviu de protótipo para o ataque da OTAN de 2011 militares à Líbia e que parece ser um ataque iminente contra a Síria - ver ensaios de Rick Rozoff e Darius Mahdi Nazemroaya.
Para silo do Pentágono de propaganda justificar "guerras sem fronteiras", temos os pretextos adicionais da "guerra global ao terrorismo" e "ataques preventivos contra as armas de destruição em massa". Apropriadamente, como se multiplicam as guerras de Washington, também parece ter os pretextos falsos para essas guerras, como os ensaios sobre o Iraque eo Afeganistão por Felicity Arbuthnot e Jack Smith revelar.



Belligerence Permanente: A Globalization of War

Na Parte VII, que também serve como o título deste interativo on-line E-Reader, The Globalization of War, mostramos como o imperialismo norte-americano liderado evoluiu de lutas sangrentas do militarismo episódica longo de várias décadas para o estado atual de beligerância permanente, com guerras ou guerra de tomada de alongamento do Norte e do Leste da África para o Oriente Médio e na Ásia Central e para além de Eurásia (Rússia), no Extremo Oriente (China) e do Ártico (Rússia de novo) - Veja os ensaios de James Petras, Rick Rozoff, Peter Dale Scott, F. William Engdahl, Finian Cunningham, a entrevista com Fidel Castro, Michel Chossudovsky e Jules Dufour.
Uma preocupação mais imediata são os planos em curso de guerra liderada pelos Estados Unidos no Médio Oriente / Ásia Central, envolvendo ações coordenadas contra o Irão, Síria e Paquistão - ver ensaios de Michel Chossudovsky, Tom Burghardt, Rozoff Rick e Nazemroaya Mahdi.
Eram estes planos de guerra para ser realizado, isso levaria a um teatro de guerra regional alargado. Os três teatros de guerra existentes e distinta (Iraque, Afeganistão e Palestina) que se fundem em uma guerra regional de ampla que se estende do sírio-libanesa costa do Mediterrâneo Oriental à fronteira entre Afeganistão e Paquistão com a China Ocidental. Israel, Líbano e Turquia seria envolvido em um conflito que anunciaria a III Guerra Mundial.


Construindo um MOVIMENTO ANTI-GUERRA eficaz

Enquanto isso, o movimento anti-guerra está em crise: organizações da sociedade civil estão mal informados, manipulados ou cooptados. Um grande segmento da opinião "progressista" é favorável à R2P OTAN mandato "humanitária" na medida em que estes planos de guerra estão sendo realizados com o "carimbo" da sociedade civil.
Há uma necessidade urgente de reconstruir o movimento contra a guerra no inteiramente novas instalações.
A realização de manifestações em massa e protestos contra a guerra não é suficiente. O que é necessário é o desenvolvimento de uma rede ampla e bem organizada popular contra a guerra, em toda a terra, nacionalmente e internacionalmente, que desafia as estruturas de poder e autoridade. As pessoas têm de mobilizar não só contra a agenda militar - a autoridade do Estado e seus funcionários também deve ser contestada.
Desafiando e vencendo os EUA / NATO agenda de guerra global está profundamente baseada na massa de pessoas nos países ocidentais que afirmam a governabilidade democrática eo "governo do povo" genuíno. Envolverá a massa de pessoas que quebram para fora da charada de dois partidos que até então passa para a "democracia" - não só em os EUA, mas também em outros países ocidentais - de formar novas organizações políticas que representam verdadeiramente as necessidades e interesses da maioria de pessoas. Guerra de decisões, como em suspenso servil para as elites empresariais e financeiras, é endêmica em partes políticas dominantes. Deve ser realizado que a votação para essas mesmas partes tornou-se inútil como um meio para efetuar a mudança democrática.
Uma maneira prática para a frente é para os cidadãos para capacitar-se legalmente. Deve ser entendido que qualquer que seja sua justificativa, a guerra é um "crime contra a paz" em Nuremberg. George Walker Bush e ex-primeiro-ministro britânico Anthony Blair L. foram condenados pela Guerra Kuala Lumpur Tribunal de Crimes de travar uma guerra criminosa de agressão contra o Iraque. Eles são criminosos de guerra e as iniciativas dos cidadãos que estão crescendo em todo o mundo para a acusação de Bush e Blair são um passo concreto no sentido da mobilização popular para um desafio do sistema de guerra.
Os crimes de guerra, no entanto, não se limitam ao ex-presidente dos EUA e primeiro-ministro britânico. Não são "criminosos de guerra novos no bloco". Eles incluem o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre outros. Os chefes de Estado interino e chefes de governo que apóiam EUA-NATO-Israel guerras de agressão também são criminosos de guerra sob o direito internacional. Esta proposição, que consiste em derrubar os criminosos de guerra em altos cargos, é fundamental para o travar de um movimento anti-guerra eficaz.
É também nossa intenção de mostrar aos cidadãos que a causa da guerra reside no vigor, mas não, o sistema capitalista da economia global - o próprio sistema que não é apenas a destruir vidas em países estrangeiros, mas que está destruindo as bases materiais e morais da Europa Ocidental sociedade.
Desejamos que este leitor Interactive, A Globalização da Guerra, vai capacitar os cidadãos para montar um movimento abrangente social contra esta agenda diabólica militar e para o estabelecimento da democracia real.

Michel Chossudovsky e Finian Cunningham, dezembro 2011

Em face da flagrante desinformação dos media, um "Processo de Re-Learning" deve ser lançado.
É nossa esperança que a Série Leitor interativo vai se tornar uma ferramenta útil para estudantes universitários de alta escola e universidade.