Blog

Blog

8 de abr. de 2012

Menina colombiana de 10 anos dá à luz a uma criança saudável




Menina colombiana de 10 anos dá à luz a uma criança saudável


Uma menina colombiana de 10 anos de idade provocou indignação depois de se tornar uma das mais jovens no mundo a dar à luz uma criança saudável.

A menina, que não teve o nome revelado, da tribo indígena Wayuu, na cidade de Manaure, na Península de La Guajira, foi submetida a uma cesariana com 39 semanas de gravidez. Foi a primeira vez que a pré-adolescente, visitou um médico em relação a sua gravidez.




Ela teria chegado ao hospital com sangramento, chorando muito e com fortes dores em decorrência das contrações. Os médicos decidiram realizar a operação de risco por causa de sua idade - e tanto a mãe como a filha, que pesou cerca de 1,5 quilo, estão bem.

A jovem mãe não quis amamentar a filha que ficou confinada na unidade neo-natal do hospital. A família esperava do lado de fora do hospital para levar as duas de volta para casa.




A polícia colombiana está investigando quem seria o pai da criança. Mas as investigações estão acontecendo com muita cautela, porque a tribo Waynuu é dotada de certa autonomia jurídica. E não é raro que meninas engravidem bem jovens, na tribo.

A tribo pode manter sua própria soberania e certas heranças culturais, uma das quais se diz sobre o parto das crianças em idade extremamente jovem.


Em qualquer caso, a comunidade ficou de boca fechada sobre a identidade do pai, mas um jornal colombiano especula que seja um garoto de 15 anos de idade. Outros acreditam que é um homem de 30 anos de idade.

Efraín Pacheco Casadiego disse a radio RCN: "Nós já vimos casos semelhantes com garotas Wayuu. Num momento em que (as meninas) deveriam estar brincando com bonecas, elas vão ter que cuidar de um bebê. É chocante".


Confira o vídeo:




Com informações do DIÁRIO INSANO