Blog

Blog

11 de abr. de 2012

Os mais famosos desabamentos, demolições e implosões de prédios

Com o recente caso de desabamento dos prédios no centro de Rio de Janeiro, o medo se instala nos quatro cantos do país. Sem risco aparente antes do ocorrido, profissionais trabalhavam tranquilos em suas salas quando tudo veio abaixo. A população agora se pergunta se seus prédios, suas casas, estão seguros mesmo com toda a regulamentação vigente.
Mas esse não foi o único caso de desabamento de prédio que chocou o mundo. Vários casos de demolições, implosões mal planejadas e acidentes ou incidentes chamaram a atenção nos noticiários de todo o planeta.

3 Prédios no centro Rio de Janeiro

Desabamento Prédios Rio de Janeiro
Dia 25 de janeiro de 2012. Na Avenidade 13 de Maio, região da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, 3 prédios de cerca de 18, 10 e 4 andares viraram poeira sem qualquer aviso prévio. Nos prédios funcionavam salas comerciais, lojas, escritórios.
17 corpos foram identificados. Ao todo, mais de 20 pessoas desapareceram com a tragédia.

World Trade Center

O dia 11 de setembro de 2001 ficou marcado em todo o mundo como o dia de um dos maiores ataques terroristas da história da humanidade, comandados pela Al-Qaeda e seu líder Osama Bin Laden. Quando dois aviões se chocaram às duas torres do World Trade Center, os dois principais prédios, as Torres Gêmeas, localizados no coração de Nova York, eles viraram um amontoado de pó e ferros retorcidos levando junto aos prédios do mesmo complexo.
As fortes cenas foram transmitidas ao vivo em vários jornais ao redor do mundo e deixaram perplexos todos os expectadores. No mesmo dia, um outro avião atingiu parte do Pentágono e outro foi derrubado na Pensilvânia pelos próprios passageiros que lutaram contra os terroristas.
Ao todo foram 2977 vítimas e 19 terroristas entre os mortos.

Implosão do Estádio Fonte Nova

Como futebol não poderia faltar nessa lista, a Fonte Nova, casa do Esporte Clube Bahia, o tricolor bahiano, chamou muita atenção porque está deixando saudade em uma das maiores torcidas do Brasil.
O Estádio Octávio Mangabeira, a casa do clube bahiano, foi implodido em 29 de agosto de 2010 para dar lugar a um novo estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 com todas as exigências que o órgão impõe. Foram usados 700 kilos de explosivos na primeira parte da demolição e na segunda parte o anel inferior será demolido por máquinas.

Implosão do Castelão em Fortaleza

Outra implosão que ganhou vasta conhecimento foi a implosão de parte da arquibancada do maior palco do futebol cearense. O Estádio do Governo do Estado é usado em vários jogos de seus maiores times, Fortaleza e Ceará, e eventualmente por outros eventos.
O Estádio Plácido Aderaldo Castelo, conhecido em todo o Brasil como Castelão, está sendo reconstruído para se adequar às normas exigidas pela FIFA para receber jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 e da Copa das Confederações FIFA de 2013.

Edifício Palace II

O Edifício Palace II foi construído pela Construtora Sersan de Sérgio Naya em 1990 e apresentou problemas estruturais no dia 22 de fevereiro de 1998, quando as duas colunas do edifício, onde havia 44 apartamentos, desabaram matando 8 pessoas. O prédio foi implodido no dia 28 de fevereiro de 1998.

Implosão do Prédio na Favela do Moinho

Essa entra para o hall de implosões fail brasileiras. A favela do Moinho havia pegado fogo em um incêndio de grandes proporções e o prédio que era ocupado por moradores de rua entrou em forte risco de desabamento.
Com isso, a Prefeitura de São Paulo foi obrigada a demolir a obra abandonada. O problema é que apenas parte do prédio foi ao chão. Um andar foi destruído, mas é possível perceber pelo vídeo que o prédio continua de pé. A Prefeitura diz que o resto da obra deve ser demolido por máquinas.

Implosão de prédio Fail na Turquia

Esse caso passa de cômico e muito.

Implosão, demolição, desabamento e desmoronamento

Agora, vamos entender um pouco a diferença entre os conceitos:
  • Implosão: Uma das formas de se demolir uma obra é através da implosão. A utilização de explosivos de forma controlada permite a destruição de uma construção de forma segura e rádida. Tudo baseado em cálculos minuciosos feitos por engenheiros
  • Demolição: A implosão não é a única forma de se eliminar uma construção ou parte dela. Entre as técnicas estão o uso de equipamento mecânico, através de processos térmicos, elétricos ou químicos, e por abrasão.
  • Desabamento ou desmoronamento: Sempre que você vir nos noticiários que houve um desabamento ou desmoronamento, preocupe-se. Nesse caso, certamente foi acidental.



Estarrecedor e desolador. É o que pode se concluir do trágico incêndio ocorrido na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, que destruiu fantasias e adereços de pelos menos 3 escolas de samba lá instaladas (União da Ilha, Portela e Grande Rio).
Carnaval 2011: incêndio na Cidade do Samba [Vídeo]
Às vésperas do desfile das escolas de samba no Carnaval 2011, o prejuízo é da ordem de milhões de reais, pois estava praticamente tudo preparado para a festa na Marquês de Sapucaí.
Menos mal que ninguém se machucou com seriedade. O incêndio foi tão grande que a coluna de fumaça podia ser vista de qualquer lugar da cidade do Rio de Janeiro, como você pode conferir no vídeo abaixo:




Fonte: UOL