Blog

Blog

14 de abr. de 2012

Subliminar ou Simbolismo?

Subliminar é qualquer informação que o ser humano capta de forma inconsciente , mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.

A maioria das pessoas confunde subliminar com simbolismos. Existe uma enorme quatidade de material simbolico pelas mídias, como filmes, desenhos, musicas, etc. O Simbolismo é muito usado pelos ocultistas, para expressar suas idéias em um tipo de codigo no qual só os membros iniciados compreendem. Pode se dizer que é um mecanismo de comunicação e troca de ideias.

Ja a persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida por exemplo). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

Isso é de fato comprovado cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências. No entanto, até hoje, a persuasão subliminar é pouco entendida, ou melhor, pouco entendida para as pessoas que são afetadas por ela, porque ela é constantemente ensinada em faculdades de Publicidade, Jornalismo, Psicologia, entre outras.
Intão vem a pergunta, se não é comprovada, porque ensinam? A resposta obvia é porque é um meio de manipulação eficiente, e as pessoas que tem o poder do mundo nas mãos (leia-se Bancarios, Donos das Mídias em geral, e Sociedades secretas) não querem arriscar perder-lo, pois sem ela, seria muito dificil convencer as pessoas que gastar dinheiro em besteiras é normal, entre outras tantas crenças que "eles" nos impõem sem a gente perceber.

Abaixo o filme Arquitetos do Controle, explica bem detalhadamente como esse processo de manipulação subliminar das massas da população funciona, e comenta tambem um pouco sobre os simbolismos ocultistas.


Parte 1
 
Parte 2
 
Parte 3
 
Parte 4
 
Parte 5
 
Parte 6
 
Parte 7
 
Parte 8