Blog

Blog

19 de abr. de 2012

Top 10 – Músicas brasileiras com nomes de mulheres


Música com nome de mulher é o que não falta no Brasil. Da bossa nova ao sertanejo, do rock ao samba, sempre há uma mulher inspirando algum compositor por aí. Em contrapartida, dá para contar nos dedos as canções com nomes de homens, prova da nossa insignificância frente ao sexo frágil.
Fiz  a lista das 10 músicas brasileiras com nomes de mulheres que mais fizeram sucesso no Brasil. Discorde à vontade!
música

 

10 – Ai, que saudades da Amélia


A Amélia, da composição de Mário Lago e Ataulfo Alves, era a mulher submissa ao marido, que sofria calada. Na música, um sujeito sente saudades do tempo da Amélia, e as mulheres de hoje, será que sentem também?


 

9 – Sandra Rosa Madalena


Sandra Rosa Madalena é personagem de uma lenda cigana, em 1979, Sidney Magal, descente de ciganos, compôs a música para o filme Sangue Latino. O sucesso foi imediato.


8 – Conceição

Com letra de Jair Amorim e música de Valdemar de Abreu, Conceição,  escrita em 1956, tornou-se um grande sucesso na voz de Cauby Peixoto. Na época, o tema da moça pobre, bonita e inocente que se deixa seduzir pelas mentiras dos homens, era comum, hoje em dia ainda há moças pobres e bonitas, quanto a inocência…


7 – Madalena do Jucú 

Madalena é uma toada do congo, a canção ficou famosa na interpretação de Martinho da Vila. A música faz parte do folclore capixaba, sendo difícil definir quem é o autor da canção.


6 – Cabocla Tereza


A canção narra a tragédia de um crime passional. Cabocla Tereza foi composta por João Pacífico e Raul Torres. Tem sido regravada por vários artistas, quebrando as barreiras do tempo e se tornando um clássico da música caipira.




5 – Yolanda

Chico Buarque fez a versão desta música composta pelo cubano Pablo Milanés. O compositor, por ter que se ausentar de Cuba, logo depois do nascimento de sua filha, e muito apaixonado por sua mulher Yolanda, escreveu para ela esta canção que é uma declaração de amor. Já foi gravada por vários artistas brasileiros, com destaque para Simone e para a dupla Christian e Ralf.



Veja também: Duetos de brasileiros com astros estrangeiros


4 – Maria, Maria

Composição de Milton Nascimento e Fernando Brant; Maria, Maria é um dos tesouros da nossa música . Um hino, não só às mulheres, mas também à inteira raça brasileira.


3 – Carla

Escrita por Marcus Menna, vocalista do LS Jack, em homenagem a sua esposa na época, a canção ganhou o rádio e se tornou rapidamente no sucesso de 2002.



 

2 – Camila, Camila


A popularidade da música, impulsionada pelo refrão contagiante, obscureceu a verdadeiro significado da letra: a história de uma menina, vítima da violência do namorado. Infelizmente, milhares de mulheres são escravas da violência de seus companheiros em todo o mundo.




1 – Ana Júlia

Quando escreveu uma música para ajudar um amigo a conquistar uma garota da faculdade, Marcelo Camelo, vocalista da banda carioca Los Hermanos, não tinha ideia de que o nome da menina estaria, algum tempo depois, na boca do país inteiro. A balada ingênua levou o CD de estreia do Los Hermanos a alcançar o disco de platina.