Blog

Blog

1 de jan. de 2013

Conheça a Estação Espacial Internacional [ISS]





 
Um dos mais ambiciosos projetos científicos da humanidade, a Estação Espacial Internacional (ISS, International Space Sation, em inglês) é um gigantesco laboratório espacial, fruto da colaboração das agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, Rússia e Japão, com a colaboração de outros países, como o Brasil. O artefato transita pela órbita baixa da Terra (entre 347 e 360 quilômetros de altitude), a mais de 27 mil quilômetros por hora e pode ser vista a olho nu sob determinadas condições de tempo e geolocalização.


Iss 1 Vídeo: Conheça a Estação Espacial Internacional [ISS]
A importância da ISS não pode ser mensurada pelo seu tamanho (51 metros de comprimento, 109 de largura e 22 de altura), peso (cerca de 370 toneladas) ou custos (estimados em 160 bilhões de euros até o fim da vida útil da estação, previsto pra 2020) e sim pela ímpar oportunidade de desenvolver inúmeras exprências científicas num ambiente singular como o espaço sideral. Mesmo com a possibilidade de reproduzir artificilamnente a gravidade zero em terra firme, os resultados das pesquisas obtidas pela tripulação em órbita são infinatamente mais confiáveis para o contínuo progresso da conquista do espaço profundo e das futuras missões à Lua e à Marte, tidas como fato inexorável na permanente busca do ser humano em busca do desconhecido.
No vídeo aqui reproduzido, é apresentada boa parte da estação, com o diversos módulos que lhe foram incorporados ao longo dos anos. Note o ambiente um tanto claustrofóbico da estação, mas essencialmente funcional, onde tudo que a tripulação necessita está ao alcance das mãos. E claro, não poderia deixar de ser notado a incrível facilidade com a qual os astronautas deslizam através dos módulos, graças à gravidade zero. Confira!

Fontes: Crazy Crackerz, Wikipédia