Blog

Blog

11 de jan de 2013

IllumiRoom: Tecnologia da Microsoft para os jogos invadirem a sala

 Cuidado! Essa ideia poderá fazer você comprar um novo console de videogame.



Mais memória, velocidade de processamento, capacidade gráfica? Mais do que mais potência o que os players querem é inovação na área do entretenimento.


Queremos (aí eu me incluo) é imersão total, viver fantasias, simulações contraditoriamente reais. Em suma, fugir da realidade, só um pouquinho mas sem usar drogas ilícitas.

Pois a cada inovação de sucesso tipo Wiimote ou Kinect vemos mais um passo dado em direção à Matrix.


Agora, a MS quer mapear a paredes da sua sala para transformá-la em uma extensão da sua TV. Mais do que isso, uma extensão do seu game preferido. Agora a jogatina vai realmente transformar o ambiente. Muito além do ambilight sua sala vai parecer uma festa rave.

A tecnologia foi levada a público durante a conferência da Samsung na CES e, de acordo com a companhia, permitirá:
Expandir a interação a qualquer superfície em sua casa.
E como isso se dará? Mudando a aparência dos objetos, passando a sensação de que eles estão se movendo e ampliando o campo de visão, fazendo com que o ambiente a nossa volta realmente seja mesclado ao do game.


É o video mapping (ou projeção mapeada) ao alcance de todos os usuário de entretenimento interativo com tiros de LASER saindo da TV e indo bater no teto (se isso for combinado com óculos 3D, já posso antever paradas cardiorespiratórias em massa). Veja um vídeo que mostra o que um pouco de arte aliada a essa técnica pode nos proporcionar:


Sem maiores detalhes e fazendo uso do Kinect for Windows e um projetor, a Microsoft alega que os efeitos vistos no trailer foram gerados em tempo real, sem efeitos de pós-produção gráfica, porém, maiores informações sobre essa tecnologia só deverão revelado durante uma feira que acontecerá em Paris, em abril.

Um pedido de patente feito no ano passado pela MS que citava um sistema que emitia efeitos de luz no ambiente, leva a crer que o sucessor do XBox 360 poderá vir equipado com algo do gênero.


A MS realmente quer que eu me mude para um apartamento que tenha uma sala maior. Se você não quer comprar um novo console, nem um projetor laser, e muito menos fazer reformas na sua sala, é melhor não ver esse vídeo (eu sei, já é tarde demais).


Fonte: The Verge , Microsoft News

(via Meio Bit)

[Via BBA]