Blog

Blog

8 de jan. de 2013

Oscar Niemeyer


Arquiteto vencedor do projeto da sede da ONU, em Nova York, Niemeyer mostra seu descontentamento com concessões feitas a Le Corbusier.
Niemeyer, em Nova York, enquanto projetava a sede da ONU.

O arquiteto conversou com Mônica Villela Grayley sobre a construção da sede da ONU em Nova York. A disputa entre o projeto dele (apoiado pelo grupo de 11 arquitetos) e o conceito de Le Corbusier, o mestre suíço, considerado o astro da equipe contratada para planejar o prédio da ONU.




Eu acho a vida mais importante que a arquitetura.
Oscar Niemeyer
Os arquitetos convidados a trabalharem no projeto da ONU.

Entrevista concedida em março de 2009. O védeo é uma montagem feita por Camilo Freire, com imagens do documentário Workshop for Peace e do arquivo das Nações Unidas (1947-1949).


Oscar em NY (colorizado pelo Blog Brasil Acadêmico).
Posteriormente ele não teria visto para entrar nos EUA (por ser comunista).
Outro vídeo, produzido pela UNTV, com trechos de entrevista mais recente com detalhes mais detalhes sobre os bastidores do projeto e imagens raras liberadas pela ONU.



Quando cheguei a Nova York, Corbusier veio me procurar. E no primeiro dia me encontrei com ele na Quinta Avenida e me ele me levou para a casa de um amigo dele para conversar. Ele queria me convencer e me pedir para ajudr no projeto dele, que estava sendo criticado. O projeto dele previa... aqui tem o terreno da ONU... ele botava a grande assembleia no centro do terreno, e tinha um prédio alto do lado. Então eu não gostava muito do projeto.
Oscar Niemeyer em 2009
Passou uma semana, Wallace Harrington me procurou, e ele disse: Você não veio aqui para ajudar Corbusier, você veio para fazer o seu projeto com os outros. Eu peço para você começar o trabalho. Eu falei com ele e ele disse: Ih! Você vai fazer é confusão.
Fonte: Rádio ONU, Memorial.org,



[Via BBA]

OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO   


OSCAR NIEMEYER - O Arquiteto da invenção   

OSCAR NIEMEYER: Conheça a trajetória do arquiteto . 

Oscar Niemeyer - Vida e obra.   

100 anos Oscar Niemeyer por Gregorio Repsold Arquiteto  

Documentário - Niemeyer por Niemeyer (Bloco 1/2)

Documentário - Niemeyer por Niemeyer (Bloco 2/2) 

DESAFIO DE RUA - BRASILIA - PARTE 1 - SKATEBOARD VIDEO - HD - DROPS.TV   

DESAFIO DE RUA - BRASILIA - PARTE 2 - SKATEBOARD VIDEO - HD - DROPS.TV   

DESAFIO DE RUA - BRASILIA - PARTE 3 - SKATEBOARD VIDEO - HD - DROPS.TV  

DESAFIO DE RUA - BRASILIA - PARTE 4 - SKATEBOARD VIDEO - HD - DROPS.TV   

Oscar Niemeyer e suas obras geniais  

Projeto do Tribunal Superior Eleitoral, de Oscar Niemeyer  

obras de oscar niemeyer   

Palácio do Planalto é uma das grandes obras de Oscar Niemeyer   

As incríveis obras de Oscar Niemeyer 

Morre no Rio o arquiteto Oscar Niemeyer aos 104 anos (05/12/2012) 

Oscar Niemeyer - Vida e Obras