Blog

Blog

14 de abr. de 2012

Em suposto Túmulo de Jesus é encontrada descrição “Divino Senhor levante”


Através de uma câmera em um braço robótico, arqueólogos encontraram algo realmente inacreditável: caixas com ossos humanos e a seguinte descrição: “Divino Senhor, levante, levante”.
A suposta caixa estava abaixo de uma torre em Jerusalém, o que para os cientistas, é o lugar onde Jesus teria sido enterrado.
No ossuário (caixa de pedra onde ficam os ossos)  há o desenho de um “peixe com um boneco em sua boca”, o que para muitos representa a passagem bíblica de Jonas e a Baleia.
Em 1980, a cerca de 60 metros deste lugar, foram encontradas ossuários também com inscrições e nomes que supostamente fariam parte da “Família de Jesus”.
Apesar de muitos estudiosos considerarem este “achado” uma farsa, muitas teorias têm sido levantadas, incluindo um suposto casamento de Maria Madalena e Jesus, os quais teriam formado uma família.
Na década de 80, quando foram descobertos os primeiros ossuários, não foram feitas muitas análises, já que grupos de judeus ortodoxos teriam ficado preocupados em perturbar o túmulo, o que culminou no encerramento das escavações e construção de uma torre no local da descoberta.


O suposto túmulo de Jesus foi descoberto pelos estudiosos Simcha Jacobovici e James Tabor, da Universidade da Carolina do Norte, que conseguiram autorização para explorar a área em 2010.
Com a grande possibilidade levantada de que os túmulos encontrados em 1980 realmente sejam da “Família de Jesus”, pesquisadores acreditam que a propriedade onde os túmulos foram encontrados poderia ser de José de Arimatéia, que teria enterrado Jesus.
Em um dos ossuários a inscrição em grego chama Deus para “subir” e a outra para “levantar”, o outro traz com a imagem do peixe e do boneco fariam referência a Jonas.
“Esta inscrição tem algo a ver com a ressurreição dos mortos, tanto do falecido no ossuário, ou talvez, dada a imagem de Jonas nas proximidades, uma expressão de fé em Jesus”, disse Tabor.
A tumba data de cerca de 70 anos dC, quando cessou o uso de ossuários na região por causa da destruição de Roma. Se forem consideradas cristãs as marcas no ossuário, este será considerado o registro mais antigo cristão encontrado até hoje.
Se alguém tinha reclamado de encontrar, quer uma declaração sobre a ressurreição ou uma imagem de Jonas em uma tumba judaica desse período, eu teria dito impossível – até agora. Nossa equipe estava em uma espécie de descrença em êxtase, mas a evidência era claramente diante de nossos olhos, causando-nos a rever nossas premissas anteriores”, concluiu Tabor.
Muitos estudiosos têm considerado a “descoberta” uma farsa e alegam que não há nenhuma prova concreta que possa comprovar tal teoria.
E você, o que acha?




Adaptado de jornalciencia