Blog

Blog

14 de abr. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco!









Confira conosco algumas histórias a respeito do naufrágio mais famoso da história e veja o que é verdadeiro e o que é falso!
Cena do filme Titanic de 1997



No dia 15 de abril de 1912, há 100 anos, o RMS Titanic afundou depois de bater num iceberg, levando consigo mais de 1500 pessoas para o fundo do oceano Atlântico!
Acidente tão terrível e famoso, fez com que inúmeros autores criassem histórias, romances e até notícias falsas (ou meias-verdades) sobre a tragédia. E o cinema, talvez, tenha sido uma das maiores contribuições para que tais histórias (falsas ou não) fossem propagadas e aumentadas a cada novo sucesso (ou fracasso) de bilheteria…
Cena do filme "Titanic" de 1997 - Reprodução
O diretor canadense James Cameron, por exemplo, fez um filme em 1997 que se tornou referencia quando se fala no navio, só que muita coisa mostrada no longa-metragem é fruto da cabeça de Cameron.
Pesquisamos algumas dessas histórias sobre o naufrágio do Titanic e agora você confere o que é verdadeiro e o que é farsa:

A última música tocada no navio

Falso!


Uma das cenas mais marcantes no filme “Titanic ” de Cameron é aquela que mostra o grupo musical tocando a canção “Nearer, My God, To Thee” (“Mais perto de ti, meu Deus”). A lenda diz que, de todos os passageiros que ouviram a música, apenas aquele que fez o pedido sobreviveu.
De fato, no dia 20 de abril, uma manchete do jornal britânico Daily Mirror afirmava que os músicos morreram tocando. Impossível de saber se isso ocorreu mesmo.
Em entrevista à rede BBC, Paul Louden-Brown, que trabalhou como consultor no filme de James Cameron, afirmou que a ideia da cena foi sugerida a Cameron por causa de um filme de 1958 chamado A Night To Remember. O diretor amou a cena e resolveu repeti-la em seu longa.

Nem Deus afunda o Titanic!

Falso!


Sistema de comportas do Titanic
Sistema de comportas do Titanic
Já pesquisamos a respeito dessa frase que teria sido pronunciada pelo construtor do navio. Se Thomas Andrews – construtor do Titanic – disse isso mesmo, não encontramos nenhuma fonte confiável a respeito.
Já, no filme “Titanic”, é a mãe da personagem Rose quem dá uma olhada no navio e comenta: “Então, este é o navio que dizem que não afunda”. A companhia White Star Line nunca afirmou que o navio era “inafundável” e nunca se falou sobre isso até depois do acidente! Quem confirma isso é o cientista Richard Howells, do Kings College, de Londres, na Inglaterra.
De fato, o Titanic possuía um sistema de comportas, que podiam ser fechadas independentemente uma das outras, isolando algum compartimento avariado. Uma tecnologia considerada avançada para a época, mas não foi o bastante…
Copyright 1998 RMS Titanic, Inc.
Casco do navio Titanic 

Um único rombo no casco afundou o Titanic

Falso!


Muita gente ainda acredita que o Titanic afundou devido a um único rombo feito por um iceberg enorme. No entanto, em um mergulho conduzido por Robert Ballard em 1985, sonares revelaram que não havia apenas um corte enorme como se pensava anteriormente, mas sim uma série de vários buracos de tamanhos diversos.

Capitão Smith, o herói do Titanic

Falso!


O comandante do navio, capitão Smith, foi mostrado como um herói no cinema! Foram feitos cartões postais e estátuas em sua homenagem. No entanto, especialistas acusam-no de ser o principal culpado pelas falhas no comando a bordo. De acordo com a BBC, o capitão não deu atenção aos alertas contra icebergs e tampouco reduziu a velocidade da embarcação quando já se sabia da presença de gelo na rota do navio.
Além disso, afirma Louden-Brown, “Ele sabia quantos passageiros e quanto espaço havia nos barcos salva-vidas. Mesmo assim, ele permitiu que os barcos partissem apenas parcialmente cheios”.

Terceira classe

Indeterminado!


O filme “Titanic” mostra que os passageiros da terceira classe foram forçados a ficar longe do deck e impedidos de alcançar os barcos salva-vidas. Richard Howells, do Kings College de Londres, afirma que não existe evidências para confirmar tal história.

Tripulação sem binóculos

Binóculos do Titanic
Binóculos encontrados no Titanic
Verdadeiro

Segundo o site Titanic-Titanic, a história de que os condutores do navio estavam sem binóculos durante a viagem parece ser mesmo real! O oficial que foi escalado para vigiar a primeira viagem do Titanic, David Blair, foi substituído na ultima hora por Henry Wilde. Nesse troca-troca de pessoal, Blair acabou deixando os binóculos presos em seu armário. O pior de tudo, ninguém da nova tripulação tomou conhecimento disso e a viagem seguiu sem os instrumentos


Imagens mostram um arco que sobreviveu à explosão da bomba atômica de 1945 e do tsunami em 2011 na cidade de Nagasaki, no Japão.
Essas fotos, que circulam pela web desde o final de junho de 2011, exibem um arco – ou torii – em duas épocas distintas: na primeira, o torii aparece intacto depois de agüentar a explosão atômica ocorrida em 1945 em Nagasaki; a segunda imagem mostra o mesmo arco, já em 2011, sobrevivendo ao terremoto e ao tsunami que devastaram aquela área.
Abaixo das duas imagens, os dizeres:
De que merda é feito esse arco?

Será que as fotos são reais? Será que foram manipuladas?

As fotos são reais! Mas a história é falsa!

Na verdade, os arcos não são os mesmos. O torii da primeira foto fica em Nagasaki e o segundo arco fica no santuário de Kusuchi, na cidade de Otsuchi – ambos no Japão.
Outro detalhe é que Nagasaki não foi afetada (diretamente) pelo tsunami e pelo terremoto que ocorreram no Japão em março de 2011.
O torii é um portão tradicional japonês que assinala a entrada ou a proximidade de um santuário. A Wikipédia afirma que “Não há consenso acerca da origem dos torii. No entanto, simbolizam claramente a separação, mas também a proximidade, entre o mundo dos homens e o mundo dos kami.
Segundo o site de notícias Daily Mail, a primeira fotografia foi feita por Yousuke Yamahata, que registrou a tragédia desde o dia 10 de agosto de 1945 – um dia depois da bomba devastar com a cidade.
Arco de Nagasaki 1945
Arco de Nagasaki de 1945
Já a segunda imagem – como dissemos – foi feita em 2011, na cidade de Otsuchi, a 1300 quilômetros de Nagasaki.
Arco de Nagasaki em 2011
Arco de Otsuchi em 2011
De qualquer maneira, mesmo não sendo o mesmo arco, é incrível ver que ambos continuaram de pé após as duas tragédias.

Texto que circula pela web afirma que a blasfêmia teria causado a morte de várias pessoas famosas e pede para ser repassado o aviso para o maior numero de pessoas possível.
Antes que você prossiga a leitura dessa pesquisa é bom saber que a idéia do E-farsas é apenas a de tentar descobrir se o que rola pela web é verdadeiro ou falso. Com isso, pretendemos ajudar a tornar a web um lugar com menos spams e mensagens falsas – que só servem para entupir nossas caixas de entrada com lixo.
Apesar do texto a ser analisado mencionar religião, não estamos discutindo aqui determinada crença. Apenas iremos pegar cada trecho da corrente e tentar mostrar, através de pesquisas, o que é real e o que não é.
Dito isso (mais uma vez), vamos às pesquisas. Aguardamos seu comentário no final do nosso post, hein?
O texto não é novo. Circula pela web desde 2006 e conta que várias pessoas, dentre elas muitos famosos, morreram depois de blasfemar contra Jesus Cristo e/ou zombar de Deus. Apesar de não descobrirmos o autor do texto, podemos analisar cada trecho e ajudar ao leitor a discernir quais são as partes reais e quais são pura invencionice.
Logo no primeiro trecho, temos:
“Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7): Não vos enganeis. De Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará”.


Falso!


De acordo com o site Estudos da Bíblia, em Gálatas 6, Paulo continua com os ensinamentos das aplicações práticas na vida cristã, ensinando aos irmãos a ajudarem uns aos outros. Em resumo, a carta do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 6 diz que o que uma pessoa semeia é o que ela colherá. Ou seja, se fizer o bem, colherá o bem. Só isso.
Acontece que, ao usar somente o versículo 7 do livro de Gálatas 6, o autor se aproveita de um trecho da Bíblia fora do contexto. Muitos líderes da igreja fazem isso: Usam algum trecho do Livro e o manipula para que sirva a seus propósitos.
John Lennon teria morrido por blasfemar! Será?
John Lennon teria morrido por blasfemar! Será?

John Lennon

No próximo trecho, o autor da corrente fala sobre o músico John Lennon:
Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, disse: “O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer.   Eu não  preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966)”. Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã;
Meia-verdade!


De fato, em março de 1966, durante uma entrevista concedida ao London Evening Standard, John Lennon disse para o jornalista Maureen Cleave que os Beatles eram mais populares que Jesus. No entanto, o autor desse texto que estamos analisando tirou novamente apenas um trecho de um contexto. Com isso, o autor consegue, mais uma vez, distorcer o que foi dito.
Assista à explicação do próprio músico na entrevista abaixo (clique em “CC” e selecione a legenda em português)
Na tal entrevista polêmica, Lennon diz em certo momento o seguinte:
O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. […] Nós [os Beatles] somos mais populares do que Jesus no momento. Ainda não sei quem vai desaparecer primeiro, o rock ou o Cristianismo. Cristo não era malvado, mas os seus discípulos eram bastante obtusos e também vulgares. Para mim, a distorção deles que estragará o Cristianismo.
Cinco meses depois, no dia 11 de agosto, John Lennon disse à imprensa em uma entrevista coletiva:
“[...] Se tivesse dito que a TV era mais popular do que Cristo, ninguém ia achar ruim. […] Não sou anti-Deus, anti-Cristo ou anti-religião. […] Não quis dizer que somos melhores ou maiores ou iguais a Jesus Cristo [...]. O que eu disse estava errado – ou fui interpretado erradamente.”
Anos mais tarde, em seu livro, “Skywriting By Word of Mouth”, o Beatle escreveu que ele e o grupo haviam se cansado das turnês e agradeceu a Jesus por esse comentário infeliz que levou a banda a parar suas excursões e se concentrar no estúdio – onde eles gravaram seus projetos mais criativos.
É conveniente lembrar também que após o término da banda, John Lennon escreveu algumas canções sobre Deus. No primeiro álbum solo do cantor, ele escreveu:
“Deus é um conceito pelo qual podemos medir nossa dor.”
Mas, apesar de tudo que foi dito, tudo que foi polemizado, uns pedem desculpas daqui, outros atacam de lá… John Lennon acabou sendo assassinado 14 anos depois, em 1980 (no texto, o autor afirma que foram 15 anos).
Se a teoria estiver correta, por que será que Deus esperou tanto tempo para matar o ex-Beatle? Não sabemos.

Crença em Jesus Cristo pelo mundo

Atualmente, somente 33% da população mundial crêem no Jesus Cristo como o Messias. De acordo com o Association of Religion Data Archives, “apenas” 2,3 bilhões de pessoas são cristãs.
As religiões pelo mundo!
As religiões pelo mundo!
Então, matematicamente falando, o Beatles podem até terem sido mais populares que Cristo, sim! E isso, podemos afirmar sem estarmos ofendendo nenhuma das religiões existentes.
Critãos e Não-Cristãos pelo mundo!
Critãos e Não-Cristãos pelo mundo!
O grupo de Liverpool fez sucesso em países em a religião cristã não é predominante como a China e Japão, por exemplo. Algumas pessoas podem até se espantar, mas acredite: Ainda nos dias de hoje existem locais no mundo em que Cristo não é conhecido! Em algumas regiões, ninguém sabe também quem foram os Beatles!

Tancredo Neves

Mais adiante, o texto afirma que:
Tancredo Neves morreu antes de tomar posse!
Tancredo Neves morreu antes de tomar posse!
“Na ocasião da campanha presidencial, [Tancredo Neves] disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.”
Falso!


Não encontramos nenhuma referência que Tancredo Neves tenha dito tal frase. Todos os sites que publicaram tal frase apenas repetiram o texto, na íntegra. Nenhum deles cita a fonte da notícia. No entanto, Tancredo Neves acabou falecendo antes de tomar posse e seu vice, José Sarney, acabou assumindo em seu lugar.
Teria sido essa a melhor escolha divina para o povo Brasileiro?
Nesse caso, ao contrário do que teria acontecido com John Lennon, Deus matou quem blasfemou contra ele em poucos meses.
A morte de Tancredo Neves é envolto em uma série de teorias da conspiração. Alguns afirmam que ele teria sido assassinado… mas isso é assunto para outra pesquisa que postaremos em breve.

Brizola

Voltando ao texto que circula pela rede:
“No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.”
Em versão mais recente, foi acrescentado o trecho acima que afirma que o político Leonel Brizola teria perdido para Fernando Collor as eleições à presidência por ter afirmado que aceitaria até o apoio do demônio em sua campanha.
Assim como o parágrafo que atribui uma frase a Tancredo Neves, não encontramos nada que comprovasse que Brizola tenha realmente dito isso. O mais perto que chegamos foi a seguinte frase atribuída ao político:
“Se o demônio com seus cascos e chifres chegar e disser: “Posso dar uma mão?”Eu respondo: “Entra em forma aí e vai ajudando”. Ao mesmo tempo, direi a ele que não tente nos levar para o mau caminho.”
No entanto, a frase não especifica se ele teria dito isso em plena campanha eleitoral.
Outras dúvidas que vem à mente são:
  1. Por que o castigo de Brizola foi apenas a perda das eleições?
  2. Os demais concorrentes (os que perderam junto com Brizola) também blasfemaram?
  3. Nessas eleições tínhamos até o apresentador Silvio Santos concorrendo à presidência. Será que ele também falou mal de Deus?
Outro ponto falso desse trecho da corrente é que, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições para Presidente da República ocorreram em 1989, diferente do que foi inventado pelo autor do texto. Em 1990, tivemos eleições para Deputado Federal e Estadual, Senador e Governador.
Leonel Brizola faleceu em 2004, 14 anos depois de supostamente ter feito essa declaração. Será que a sua morte também foi por ter blasfemado?
Recentemente, em 2010, surgiu outro texto anônimo na web afirmando que a então candidata à presidência do Brasil, Dilma Rouseff, também havia afirmado que nem Cristo tiraria a sua vitória. Mais um boato que se espalhou rapidamente.

Cazuza e o cigarrinho do capeta

A seguir, o texto afirma:
Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus essa é para você”! Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.”
Capa da revista Veja mostrando o cantor Cazuza!
Capa da revista Veja mostrando o cantor Cazuza! 


Falso!

Assim como foi sugerido pelo autor sobre as afirmações de Tancredo Neves e de Leonel Brizola, também não encontramos indícios de que o cantor Cazuza tenha realmente feito isso em algum de seus inúmeros shows. Até mesmo porque se ele tivesse fumado um cigarro de maconha no palco, diante da platéia, estaria cometendo um crime e seria punido por isso ou não, mas a mídia cairia “matando” em cima dele.
O autor ainda diz que “Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem”. Gostaríamos de lembrar que Cazuza faleceu no dia 7 de julho de 1990, aos 32 anos por um choque séptico causado pela AIDS.
As perguntas que surgem para esse parágrafo são:
  1. O cantor e compositor Cazuza já era soropositivo quando teria blasfemado ou foi contaminado pela AIDS depois de oferecer maconha para Deus?
  2. Os outros milhões de pessoas infectadas com o vírus da AIDS também contraíram a doença depois de blasfemarem contra o Senhor?

Titanic

Prosseguindo, o texto fala sobre o construtor do navio Titanic:
“Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: “O que o senhor tem a dizer para a imprensa, concernente à segurança do seu navio?”O homem, com um tom irônico, disse: “Minha filha, nem se Deus quiser, ele tomba o meu navio”. O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.”
Falso!

Outra vez estamos diante de um autor que faz afirmações sem citar a fonte.
  1. Quem foi o construtor do Titanic que disse tal frase?
  2. Qual era o nome da repórter?
  3. Para qual mídia ele teria dito tal frase?
  4. Na época já havia mulheres trabalhando como repórteres?
E antes de tudo, será que a frase foi realmente dita?
Thomas Andrews construtor do Titanic!
Thomas Andrews - construtor do Titanic!
Thomas Andrews foi o construtor do Titanic. Ele foi conhecido por ser muito metódico nos detalhes sobre o navio e, mesmo momentos antes da inauguração do navio, ele continuou a tomar notas sobre o que deveria ser melhorado no seu projeto.
Sobre ele ter dito que “Nem Deus era capaz de afundar o Titanic”, também não encontramos nenhuma fonte que confirmasse tal afirmação. Em algumas biografias pesquisadas, encontramos apenas essa frase atribuída a Andrews:
“… Em 14 de abril, Andrews comentou com um amigo que Titanic era “tão quase perfeito como o cérebro humano pode fazê-la.”
Talvez, o autor dessa corrente tenha imaginado que a frase tenha sido dita por Tomas Andrews depois que assistiu a uma das versões do filme “Titanic”.
De acordo com a edição histórica da revista Veja, o construtor do Titanic estava no navio quando esse afundou e morreu no acidente. Junto com ele, mais de 1500 pessoas também foram vitimas fatais desse terrível naufrágio! 1500 pessoas das mais diversas crenças e religiões.
Se Andrews disse ou não, a questão que fica é:
Será que as centenas de pessoas que morreram em decorrência do naufrágio do Titanic também falaram mal de Deus e foram castigadas igualmente?
O texto ainda fala sobre Marilyn Monroe e do ex-vocalista do AC/DC, Bon Scott. Segundo o texto anônimo, a atriz faleceu uma semana após ter recebido a visita do pregador batista Billy Graham e que teria morrido uma semana depois de ter dito “Não preciso do seu Jesus.”. De acordo com o site Truth or Fiction, o porta-voz de Billy Graham afirmou que nunca houve tal encontro entre os dois.
Quanto ao ex-vocalista do AC/DC, Bon Scott, o boato diz que ele teria morrido asfixiado em seu próprio vômito por ter feito uma canção de adoração ao inferno. Várias notícias da época também dizem que Bon teria morrido de intoxicação alcoólica, foi morto por envenenamento pelos gases do escapamento de um dos carros ou ainda – como Ozzy Osbourne teria afirmado em um documentário – teria morrido de hipotermia, pois a temperatura estava abaixo de zero na manhã da morte de Scott.
Seja como for, se a “justiça divina” fosse aplicada a todos os roqueiros que citam o diabo e o mal em suas músicas, não teríamos mais que dois ou três representantes desse estilo musical na terra.

Família morta em acidente em Campinas

Para encerrar essa análise, não podemos deixar de lado o ultimo caso relatado por esse autor anônimo. Nos últimos parágrafos, o texto conta que uma família teria morrido em Campinas num acidente automobilístico. Segundo o boato eletrônico, a mãe de uma das passageiras teria desejado que eles fossem com Deus e a moça, ironicamente, teria sugerido que Deus fosse no porta-malas, pois lá seria o único lugar em que caberia. O autor conta que um acidente teria acabado completamente com o automóvel, matando todos os ocupantes. Havia, segundo o texto, uma bandeja com 18 ovos no porta-malas e, para espanto de todos, estavam todos intactos!
  1. Quais eram os nomes da moça e da família?
  2. Em qual jornal foi divulgada a notícia?
  3. Quais eram a placa e o modelo do carro?
  4. Será que Deus puniu a garota que blasfemou e, de quebra levou também os amigos da moça, que estavam embriagados?
  5. Não seria mais interessante conscientizar as pessoas de que é muito mais perigoso dirigir sob o efeito de álcool do que blasfemar?
De fato, foram registrados inúmeros acidentes de automóvel fatais na cidade de Campinas. No entanto, esse caso em específico não foi encontrado em nenhum dos grandes portais de notícias do Brasil. Ainda mais com o detalhe dos ovos intactos no porta-malas.
No final do texto, o autor pede para que repassemos o texto. Nem é preciso a gente lembrar que a maioria dos boatos eletrônicos pede para ser repassados, né?

Conclusão

História falsa! O autor se valeu de inúmeras informações falsas para tentar pregar o evangelho através de medo e do alarmismo.

     COM DEUS NÃO SE BRINCA (Narrado).mpg





“Meudeus estou segurando um gato” – “Meudeus estou sendo segurado por um homem-cavalo”

Bela prótese de saco, amigo… de respeito
Não tem de atum?
COMO DIRIGE ISSO? ESTOU DO LADO ERRADO? VOLANTE? Q ISSO?
“O que constatei com essa experiência é que meu pescoço é bem longo”
D:
Até mais e obrigado pelos peixes. *bitoca*
TE AMO TANTO QUE TE MIJEI UM CORAÇÃO! AGORA ME ALIMENTE!
“Hehehe você é o próximo gatinho lindo hehehe”
“O quê acharam do meu novo escravo?”
“Misdapodkwefweohf”
“Vamos melancia, esse mar não merece nossa amizade”
“Isso, a dor é mais pra direita…”
Não tenho uma legenda para essa foto.
“Veja minha mágica de jogar esse gato para o alto e fazer manobras com minha mão”
ALÔ IBAMA
Também me recuso legendar essa foto
Que gato????
Jesus quem?
Eu tenho 2 ratos chamados Marisa. Quando eu os chamo vem os 3 juntos.


A Revista Mundo Estranho fez uma lista com algumas leis estranhas pelo Brasil. Achamos interessante e resolvemos trazer para vocês. Confira a lista:




E tem mais:

- Em 1999, na mineira Juiz de Fora, os vereadores sugeriram que os cavalos e burros usassem fraldões para não emporcalhar as ruas. Felizmente a iniciativa melou!



Pesquisa: Mundo Estranho