Blog

Blog

26 de abr. de 2012

A senhora e a morte


Curta de animação que concorreu ao Oscar 2011 e venceu o Prêmio Goya de melhor curta animado mostra uma idosa que deseja ir ao encontro da Morte mas é impedida pelo médico.


A velha senhora vive sozinha em seu rancho à espera da chegada da Morte e do reencontro com seu falecido companheiro. Quando finalmente o momento derradeiro chega, durante seu sono, a velha senhora percebe que o momento não é tão derradeiro como ela esperava.
Há um direito segundo o qual podemos tirar a vida de um homem, mas nenhum direito que nos permita lhe tirar a morte: isso é pura crueldade.
Nietzsche


O vídeo é divertido mas brinca com a possibilidade da medicina prolongar a vida indefinidamente. Outras questões como o suicídio e a eutanásia também são invocadas no curta. Questões limítrofes que seguem sendo enfrentadas pela sociedade que precisa reavaliá-las a cada nova revolução científica.

Se a singularidade for realmente atingida, talvez a morte possa até mesmo deixar de ser uma opção. Ao menos para alguns indivíduos célebres.

A morte representada pelo mito da barca de Caronte.

Por ora curta o curta. Que nos brinda com detalhes impagáveis como um poodle tricéfalo aguardando o retorno do ceifador ao lar. Muito bom.

[Via BBA]