Blog

Blog

28 de nov. de 2011

Enxaqueca aumenta risco de depressão!...



Segundo uma nova pesquisa, pessoas que têm enxaqueca podem estar em maior risco de desenvolver depressão clínica.
O estudo também sugere que a relação tem dois sentidos, ou seja, as pessoas com depressão clínica podem ter um risco maior de desenvolver enxaqueca.
Enxaquecas são dores de cabeça fortes e latejantes, às vezes em apenas um lado da cabeça, que podem causar náuseas e sensibilidade à luz. Depressão é um transtorno mental grave definido por um conjunto de sintomas que podem incluir tristeza, insônia, fadiga e dormência emocional.
Os pesquisadores usaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde da população canadense, e acompanharam mais de 15.000 pessoas a cada dois anos entre 1994 e 2007.
No geral, cerca de 15% das pessoas no estudo tiveram depressão, e cerca de 12% tiveram enxaquecas ao longo dos 12 anos do estudo.
Casos de depressão foram significativamente mais comuns entre pessoas que tinham enxaquecas no início do estudo – 22% dos pacientes com enxaqueca tiveram depressão, versus 14,6% sem enxaqueca.
Os participantes com enxaquecas eram 80% mais propensos a desenvolver a depressão, e a ligação se manteve mesmo após o ajuste para outras influências, como idade e sexo.
Pessoas com depressão também eram 40% mais propensas a desenvolver enxaqueca, mas a relação não era tão forte. Além disso, a associação desapareceu quando os dados foram ajustados para estresse e trauma de infância.
Os pesquisadores disseram que o estresse na infância pode alterar a forma como o cérebro responde ao estresse mais tarde na vida, e este tipo de estudo não pode eliminar tais efeitos biológicos.
O estudo também não pode determinar causa e efeito para a ligação entre a depressão e enxaqueca. O próximo passo da pesquisa é explorar como esta informação pode ser usada por médicos.


Reuters