Blog

Blog

28 de nov. de 2011

Vídeo: condensado de Bose-Einstein, uma fase “estranha” da matéria

O condensado de Bose-Einstein é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto.
Esse estado não é líquido, nem sólido, nem gasoso. E o que ele tem de diferente? Quando átomos são esfriados o suficiente, passam por uma transformação estranha. Eles começam a exibir propriedades de luz-onda, e essas ondas de átomos individuais se ligam formando uma única onda de matéria: é uma crise de identidade; os átomos não sabem mais quem é o que.
Não existe nada igual na física; não existe nada igual no mundo. Os átomos estão em todos os lugares, ao mesmo tempo, sendo uma coisa só.
No vídeo abaixo, o professor de física do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Daniel Kleppner, exemplifica melhor esse estado estranho da matéria, conhecido por condensado de Bose-Einstein.
Ele foi previsto por Einstein em 1925, quando generalizou o trabalho de Satyendra N. Bose, mas o condensado só pode ser observado em 1995, em um laboratório com um sistema com a temperatura mais baixa do universo.
Naquele ano, Eric Cornell e Carl Wieman anunciaram a observação de um condensado de átomos de rubídio-87. O grupo de Wolfgang Ketterlee observou uns meses mais tarde um condensado com um número de átomos duas ordens de grandeza superior. O prêmio Nobel da Física foi atribuído a Cornell, Ketterle e Wieman em 2001.