1 – A REGRA É CLARA: o jogo de futebol é regido por 12 regras.
2 – A REGRA É CLARA: o círculo no centro do campo deve ter um raio de 9,15 metros (18, 30 metros de diâmetro). O comprimento deve ser entre 90 e 120 metros, a largura, entre 55 e 100 metros e todas as linhas de marcação devem ter uma espessura de 12 centímetros.
3 – A REGRA É CLARA: A distância entre os postes da baliza é de 7, 32 metros e a distância do solo ao travessão é de 2, 44 metros.
4 – A REGRA É CLARA: A bola de jogo deve:
- Ser esférica;
- Ser de couro ou outro material adequado;
- Ter uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
- Ter peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
- Ter pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.
6 – A REGRA É CLARA: O impedimento ocorre quando um jogador da equipe que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária no momento em que seu companheiro lhe lança a bola.
7 – A REGRA É CLARA: Caso seja marcada uma falta, as opções do árbitro são as seguintes:
- Tiro Livre Direto
- Pênalti
- Tiro Livre Indireto
8 – A REGRA É CLARA: O arremesso lateral deve ser executado com as mãos ou os pés (com permissão do árbitro), sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um gol pode ser marcado direto de um arremesso lateral.
9 – A REGRA É CLARA: O escanteio é um dos métodos para recomeçar o jogo. Um escanteio é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipe defensora, sem que um gol tenha sido marcado .
10 – A REGRA É CLARA: Um gol não pode ser marcado diretamente a partir de um tiro de meta.
GABARITO Verdade ou Mentira: História Geral
1. É mentira. A História se divide em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
2. Mentira. O chamado “Pai da História” é Heródoto de Halicarnasso.3. É mentira. A primeira civilização conhecida é a da Suméria.
4. É mentira. Os gregos nunca invadiram Roma. Ao contrário, a Grécia é que foi invadida pelas legiões romanas no ano 100 a.C. O fim do Império Romano do Ocidente, ocorreu em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos. A parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla. A queda do Império Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado.
5. É mentira. Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a.C. por Rômulo e Remo, filhos gêmeos do deus Marte e da mortal Réa Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu. Por fim, um pastor os recolheu e lhes deu os nomes de Rômulo e Remo. Depois de matar Remo numa discussão, Rômulo deu seu nome à cidade. A história, por sua vez, nos diz que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre.
6. É mentira. Napoleão não teve qualquer relação com os líderes da Revolução Francesa, embora tenha tido atuação política nos últimos estágios desta. Só se tornou imperador da França em 1804.
7. Mentira. A chamada Revolução Cultural Chinesa foi uma campanha político-ideológica levada a cabo a partir de 1966, pelo então líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé Tung, cujo objetivo era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam alguns setores menos radicais do partido, em decorrência do fracasso do plano econômico.
8. É mentira. Américo Vespúcio foi um mercador, navegador, geógrafo, cosmógrafo e explorador italiano que viajou pelo então chamado Novo Mundo, escrevendo sobre essas terras. Como representante de armadores florentinos, Vespúcio encarregou-se, em Sevilha, do aprovisionamento dos navios para a segunda e terceira viagens de Cristóvão Colombo.
9. Mentira, isso aí está parecendo o Samba do Crioulo Doido. A independência do Brasil foi proclamada pelo príncipe Dom Pedro I, que, na época (7 de setembro de 1822) ainda não era imperador. Não foi a princesa Leopoldina que aboliu a escravatura no Brasil, mas sim a princesa Isabel, filha de D. Pedro II, neta de Dom Pedro I que assinou a Lei Áurea e não a Lei do Ventre Livre.
10. Mentira braba. O Chile e o Equador são os dois únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território do seu país e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. O Brasil compôs a chamada Tríplice Aliança, com a Argentina e o Uruguai, ao lado dos quais combateu.