Blog

Blog

26 de nov. de 2011

Atenas - o passeio pela Acrópolis


fotos frente partenon
Eis que chega dia 12 de setembro,  o grande dia de conhececr a Acrópoles, antes existente apenas na minha memória das leituras em livros de História e é claro nas lembranças do seriado Cavaleiros do Zodíaco! 
Melissa e eu acordamos cedo,por volta das 7h30, descemos para tomar nosso café da manhã e já aproveitamos para resolver a situação dos quartos, porque conforme post anterior, ficamos em quartos separados, mas agora com a saída dos brasileiros do quarto dela, havia espaço e então tudo foi resolvido!
O café da manhã do Athens Backpacker era bem simples mas prático. Pães de forma integrais ou não, torradeira, água quente para café, leite que vem em potinhos parecido com os de manteiga, geléia e chá se não me engano. Após comer todos tinham que lavar os utensílios utilizados. Bem esquema comunitário mesmo, mas havia uma mulher que organizava  tudo que estivesse fora do lugar.
estação de metrô acropoles
No caminho para a Acrópoles, passando ao lado da estação de metrô
Saímos do Hostel e achar a Acrópoles não seria uma tarefa difícil, afinal estávamos muito bem localizadas, com vista para tal e na noite anterior já tínhamos passado em frente à entrada.
Seguindo o enorme fluxo de turistas que caminhavam pelas largas ruas cheias de restaurantes e cafés charmosos, passamos ao lado do Museu da Acrópole que é onde fica hoje a maioria das esculturas e ruínas encontradas dentro da Acrópole. Preferimos ir direto à Acrópole e deixar o museu para depois!
entrada acropoles
Subindo os degraus e chegando na Acrópole
Já na entrada, uma grande quantidade de turistas subia em direção à Bilheteria para comprar os ingressos de entrada. Ainda bem que estávamos de sandália, pois o chão é todo de pedra e terra, imagine se alguém resolve ir com algum sapato menos confortável como um sapato de salto?
A cada passo, estávamos mais perto da Acrópole, um dos mais importantes símbolos da Antiguidade.
Compramos nosso ingresso por 12 euros e ele também daria direito a outros sítios arqueológicos de Atenas, como a Ancient Agora, Roman Agora e Templo de Zeus. Apesar da fila, não demoramos mais que 15 minutos para conseguir nosso ingresso!
Quanto mais perto chegávamos, maior a quantia de turistas e maior a ansiedade!
representação acropoles antigamente
Ilustração da Acrópoles de antigamente
mapa da acropoles
Mapa da Acrópoles
Logo na entrada vemo a parte da frente do Teatro de Herodes Atticus, depois avistamos ao fundo e no alto o Templo de Athena Nike.
Fachada do Odeon Herodes Atticus
Fachada do Odeon Herodes Atticus
Quadro explicativo sobre Teatro herodes Atticus
Quadro explicativo sobre Teatro herodes Atticus
Vista do Templo Nike de Atena logo na entrada da Acrópole
Vista do Templo Niké de Atena logo na entrada da Acrópole
Vista de cima do Teatro de Herodes Atticus
Vista de cima do Teatro de Herodes Atticus
Templo Niké de Athena
Mais perto do Templo Nike de Athena
Finalmente conseguimos  vislumbrar o Grande Templo de Parthenon que se situa no ponto mais alto da Acrópole. Este Templo dedicado à deusa Athena, foi o primeiro Monumento Clássico da Acrópoles, construído no século V antes de Cristo. Na verdade, o Pathernon foi erguido para substituir antigas construções que foram destruídas quando os persas queimaram a Acrópoles em 480 anos antes de Cristo. É um templo de estilo dórico, construído em mármore com 8 colunas nos fundos e 17 em cada lado.
O Pathernon está sempre em constante reforma e trabalho de restauração, pois hoje sofre muito com os fatores climáticos como a chuva ácida . Por isso algumas partes da estrutura aparecem sustentadas por placas de metal, mas isso acontece mais no fundo e na lateral direita do templo,  que também é cercado por uma mureta.
partenon sustentado por estruturas de ferro
A primeira vista que temos do Templo de Parthenon dá uma dor no coração...
visita ao templo de partenon na acropoles de atenas
Melissa e eu na frente do Parthenon
frente do templo de partenon
Vista da frente do Parthenon, muito mais conservado
Ilustração representando o interior do Templo de Parthenon
Ilustração representando o interior do Templo de Parthenon
Representação  interior do Templo Parthenon
Representação de como seria o interior do Templo Parthenon
Muitos turistas, muitas fotos e claro a imaginação a todo vapor tentando reproduzir em mente como seria este imponente monumento naquela época, onde ainda estava totalmente de pé, com suas estátuas e  decoração original, que inclusive foi uma surpresa descobrir isso, mas parte do templo era decorada nos tons de vermelho, azul e verde!
Realmente é muito impressionante estar ali. Confesso que segurei a emoção! É um lugar tão alto, de onde se pode ter a vista de toda a cidade de Atenas e não é a toa que é hoje um dos pontos mais visitados da Grécia, é muito significativo.
Vista da cidade de Athenas do alto da Acrópole
Vista da cidade de Athenas do alto da Acrópole
Vista de Atenas e do Templo de Olympian Zeus
Vista de Atenas e do Templo de Olympian Zeus
Templo de Olympian Zeus
Templo de Olympian Zeus
templo de zeus olímpico
Mas a Acrópoles não se compõe apenas do Parthenon. Existe também o Erectheion, construído um pouco depois. Este Templo divide a adoração à deusa Atena com o deus Poseidon. Seu estilo é o jônico e uma das partes que mais chama a atenção é a das cariátides, as famosas esculturas em forma de mulheres de túnicas. Infelizmente hoje, nenhuma destas 6 esculturas é original. São reconstruções que foram feitas para ocupar o seu lugar, desde quando 5 delas foram retiradas e levadas para o Museu da Acrópole para serem melhor conservadas e uma delas foi saqueada por um embaixador britânico chamado Elgin, crápula responsável por grande parte dos saques ao templo.
vista frontal erectheion
Na frente do Erechtheion
Vista frontal do Erechtheion
Vista frontal do Erechtheion
cariátides no templo erectheion na acropoles
As famosas Caríátides no Erechtheion
teatro de dionísio na acropoles
Teatro de Dionísio, considerado o mais importante da Grécia Antiga, onde surgiram os géneros Comédia e Tragédia. Foi o 1º teatro construído em pedra e abrigava em torno de 15.000 pessoas.
Como vocês viram pelas fotos  há bastante coisa para visitar, dá pra levar tranquilamente de 1h30 a 2h00 lá dentro.
Recomendo ir de tênis ou algum calçado bem confortável e caso vá no verão vá com uma roupa bem fresquinhaporque você vai andar muito!
Inesquecível ter tido a oportunidade de visitar a Acrópole que já foi centro intelectual e cultural da Grécia. O dia poderia acabar com este passeio que já ficaria feliz mas ainda tínhamos muitos lugares para passar! Acompanhe o próximo post e o que acabamos fazendo pós visita à Acrópole!

visita acropoles
Felizes da vida com o Parthenon ao fundo