Blog

Blog

10 de dez. de 2012

Os segredos das crianças selvagens!...



O que nos faz humanos? O que realmente distingue os homens dos animais?


O título deste post é o título de um documentário, produzido no início da década de 90, a respeito do que se popularizou como “Crianças Selvagens”. O termo “criança selvagem” se refere aos raros casos de meninos e meninas que foram criados completa, ou quase completamente, isolados da sociedade ou da civilização. Certamente alguém aí deve ter lembrado do Mogli, aquele personagem de um conto de Kipling (que ficou famoso ao virar filme da Disney), que foi criado na selva, por uma alcatéia de lobos. As duas histórias que serão contadas nesse documentário são parecidas, mas nem todas as crianças consideradas “selvagens” são chamadas assim por terem se criado em florestas.

O primeiro caso analisado pelo documentário é o de uma menina que foi apelidada de “Genie” (“gênio” em inglês, referindo-se ao simbolismo do “gênio da lâmpada”). O caso dela chocou e fascinou o mundo na década de 70, já que Genie morava com os pais, porém estes a mantiam em quase que total isolamento. Quando a menina foi descoberta, não sabia falar, andava como se fosse um coelho e se comportava de maneira bizarra.

O estudo de casos como o de Genie pretende dar uma resposta às perguntas: Como é um ser humano criado longe da influência da cultura e da sociedade? É possível que mesmo tendo passado muitos anos como “selvagem” ele/ela possa se tornar “civilizado”?


Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7