Blog

Blog

29 de dez. de 2012

Direto da redação - Fique por dentro!



Potes, Panelas e Outras Soluções / Pots, Pans and Other Solutions (2012)


Soluções para um país a sair da crise financeira.

A Islândia é um dos países periféricos da Europa Ocidental mais duramente atingidos pela crise financeira (entenda por que no documentário Inside Job), assim como a Grécia, a Espanha e Portugal. Mas com uma grande diferença: em vez de ajudar os banqueiros que faliram o país, decidiram prendê-los, para isso o povo se uniu, criou o chamado Movimento Cívico, tirou os políticos do poder, realizou uma constituinte popular, questionou o modelo representativo viciado, as medidas de ajustes fiscais impostas pelo FMI e Banco Mundial e a corrupção que dominava o país a favor dos bancos.
Iniciou dessa maneira o que mais a mídia oligopolista teme: a Democracia Direta.

Por essas razões, a Islândia provavelmente será o primeiro país a sair da crise. E por estas mesmas razões, todas essas intensas movimentações e manifestações sociais que aconteceram no país não foram divulgadas na imprensa tradicional. (docverdade)

Domínio Público (2012)




Esse documentário começou a ser filmado um ano atrás, de forma independente, com pouquíssimo recurso conseguido através da produção de um evento cultural. A equipe abriu mão de seus salários e os equipamentos foram cedidos gratuitamente. Percorremos as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, toda a Zona Portuária do Rio de Janeiro e o Maracanã, obtendo diversas imagens, entrevistando muitos moradores, participando de reuniões, debates e conflitos. Além disso, entrevistamos o professor Carlos Vainer do IPPUR/UFRJ, pesquisador de megaeventos, o Deputado Estadual Marcelo Freixo e o Deputado Federal Romário. Nesse período, investigamos para onde estão indo todos os bilhões investidos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, visando a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Está muito claro para nós, que grande parte desse dinheiro sairá dos cofres públicos e servirá para enriquecer um grupo muito restrito de empreiteiros, políticos, bancos e empresários envolvidos com esses megaeventos. O legado que vai ser deixado para a população é muito pequeno. E o pior de tudo: várias comunidades estão sendo removidas, ilegalmente, das áreas de forte interesse imobiliário para periferias distantes, sem nenhuma infraestrutura e dominadas por milícias fortemente armadas e extremamente violentas. Agradecimentos a Jardel Santana, Mauro Borghezan Martin, Ricardo Silveira e Mario Almeida pela sugestão e link. 

Viva a Alternativa!


(Alemanha, Brasil, 2012, 30 min.)
Mais um documentário que mostra que é possível viver de maneira diferente da sociedade capitalista clássica. O Colaborativismo, a economia solidária, trazendo uma forma mais harmônica, saudável, divertida e singela de vida.

Site Oficial

 MARINALEDA, Uma Cidade Cooperativa


(Portugal, 2012, 26 min.)
Marinaleda, essa cidade existe. Depois de ocupações, prisões e muito suor, um grupo de sem terras conseguiu exigir reforma agrária numa terra que antes era de apenas 4 pessoas. Essa cidade é a mais socialista das cidades espanholas. Há mais de 30 anos o povo elege o mesmo prefeito. O resultado é que num país onde a crise e o desemprego atingiu quase todas as famílias, em Marinaleda a taxa é quase zero, assim como a criminalidade. Não há policia nas ruas e a prestação das casas é de apenas 15 euros (a média espanhola é de 1000 euros), pois todos participam da construção da própria casa. A creche custa 2 euros ao mês e não há fila de espera. Os principais atos de gestão são decididos através de Assembleias Populares, a forma mais aut~entica de democracia direta. Esta cidade é a prova que o capitalismo está ruindo e que novas formas de sociedade tem que surgir.

Saiba mais aqui.

Notícias de uma Guerra Particular (1999)



(Brasil, 1999, 57 min.

Aproveitando o momento em que Portugal decide descriminalizar o uso dos entorpecentes e que o estado americano do Colorado está a um passo de tornar o uso da maconha legal, e de São Paulo estar vivenciando um momento de violência terrível, postamos esse incrível documentário, que mostra que o pior efeito colateral para uma sociedade é a violência gerada pelo tráfico e que, sem a proibição dos drogas, facções criminosas, policiais, juízes e políticos corruptos, não teriam como ganhar tanto dinheiro e poder. (docverdade)

Sinopse Taringa: Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival "É Tudo Verdade", "Notícias de uma Guerra Particular" é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.

PONTE LLAGUNO - AS CHAVES DE UM MASSACRE (2004)

 (Venezuela, 2004, 103 min - Direção Ángel Palacios)

Este documentário do jovem cineasta Ángel Palacios é uma obra prima de reportagem investigativa que desmonta contundentemente a intensa e inescrupulosa manipulação e tergiversação da realidade praticada de modo coordenadado pelos meios de comunicação privados da Venezuela em abril de 2002. 
Este trabalho serve como um poderoso alerta a todas as pessoas de bem, para que elas possam detectar próximas manobras de igual teor em qualquer outro país ou na própria Venezuela e, assim, contribuir para que os preceitos da democracia e do respeito aos direitos humanos não voltem a ser impunemente violados por grupos quase (ou totalmente) mafiosos que, sob o pretexto de agir em defesa da liberdade de expressão, se esmeram por passar por cima da vontade popular com o objetivo de fazer valer os interesses econômicos e políticos das oligarquias locais e das grandes corporações capitalistas multinacionais. (Jair de Souza)


Os Segredos da Goldman Sachs (legendado pt-po)


Quanto poder tem a Goldman Sachs? Bancos que não pagam impostos, recebem resgates bilionários do dinheiro dos contribuintes, pagam empresas de cotação para fornecer dados falsos, controlam a pauta mídia. Funcionários que vão trabalhar em governos, e gente do governo que depois vai trabalhar para os bancos... Golpes, conspirações e toda espécie de tática ardilosa para manter os privilégios do grupo responsável pela crise de 29 que voltar a atacar a economia mundial no início desse século.

Ilan Pappe - Sobre as perspectivas para a solução do conflito Israel-Palestina



Excelente! 

Do canal Josespa1: "Nesta palestra para a Conferência sobre a Palestina, em Stuttgart, o brilhante professor e humanista israelense Ilan Pappe faz uma magnífica exposição do significado do sionismo: suas características inerentemente colonialistas e racistas.
Ilan Pappe também revela como é enganosa a ideia propalada por certos círculos da "esquerda" europeia de que entre os sionistas israelenses há forças democráticas de esquerda que estariam interessadas em chegar a uma solução justa com os palestinos.
(...) deixa patente que não há diferenças significativas no comportamento colonialista e racista tanto da direita como da "esquerda" sionistas. Ambas correntes compartilham igualmente o objetivo e o desejo de livrar-se da presença do povo palestino nativo. A única grande diferença está em que a "esquerda" sabe manipular as palavras muito mais habilmente que seus pares direitistas. Daí que, para os que lutam realmente para o fim do colonialismo naquela região, esta "esquerda" seja até mais perigosa do que a direita aberta e declarada, uma vez que, com seu palavreado ardiloso, ela consegue neutralizar boa parte da intelectualidade europeia, que parece contentar-se tão somente com palavras de efeito, independentemente da realidade sobre o terreno.
Para Ilan Pappe, a luta contra o colonialismo e o racismo na Palestina exige que o combate seja feito primeira e abertamente contra a ideologia que o impulsa, sustenta e ampara, ou seja, contra o sionismo. Sem a derrota ideológica do sionismo não há perspectivas de paz e justiça na Palestina."

Legendas pt-br 


O Silêncio das Abelhas / Silence Of Bees (2007)





(EUA, 2007, 54 min.)
As abelhas surgiram na terra há 100 milhões de anos e tem sua evolução totalmente ligada as flores.
Mas com o Agronegócio, seu habitat está sendo devastado, seu ar poluído, seu pólen contaminado com pesticidas carregados de neurotoxinas, gerando um processo suicida: sem elas não haverá colheita.
Por causa disso, apicultores sobre rodas levam suas colmeias de um extremo ao outro dos EUA. As mesmas abelhas trabalham na Flórida e na Califórnia e fazem longas viagens de caminhão para polinizarem as plantações.
Mas agora elas estão desaparecendo rapidamente no mundo todo, pondo em risco a alimentação como a conhecemos. Somente nos EUA 1/3 delas se foram. A contínua redução das populações não se restringe apenas às abelhas, mas também às borboletas e outros insetos vitais para a planta.
A polinização de 3/4 das plantas dependem de insetos polinizadores. 

O Massacre do Pinheirinho: A Verdade Não Mora ao Lado (2012)

(Brasil, 2012, 15min.-Direção:Cristina Bescow, Yan Caramel, Gabriel de Bacelos e Jefferson Vasques)

 Conheça até que ponto vai a mesquinhez e truculência do Poder Público de São Paulo, uma realidade que não vai passar na mídia tradicional... (docverdade)


Pinheirinho e fazendas de gado


"A violenta, covarde e ilegal desapropriação do Pinheirinho, área ocupada por 2 mil famílias em São José dos Campos, presenteou o “banqueiro” Naji Nahas. A área é parte da massa falida da sua empresa, a Selecta, e a futura venda do terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, avaliado em R$ 180 milhões, ajudará a pagar parte da sua milionária dívida de impostos com a prefeitura local.

Já Daniel Dantas foi presenteado com a notícia de que a Justiça Federal desbloqueou 27 fazendas de gado de sua “propriedade”. Elas tinham sido confiscadas em julho de 2009 em decorrência da Operação Satiagraha, desencadeada pela Polícia Federal para investigar os crimes financeiros patrocinados pelo agiota." (Altamiro Borges)

Veja também: