Blog

Blog

27 de dez. de 2012

Retrospectiva 2012 no Esporte brasileiro!





2012 está em seus momentos finais e praticamente todos os grandes eventos esportivos já aconteceram. O ano foi marcado por grandes momentos, especialmente porque teve Olimpíadas. Por isso o DiBico resolveu relembrar de tudo que aconteceu antes de entrar de férias e para celebrar o final do ano.

Janeiro

15 – José Aldo defendeu pela segunda vez o cinturão do UFC na categoria Peso Pena e venceu Chad Mendes com um dos melhores nocautes do ano.





Fevereiro

01 – Uma das maiores tragédias da história do futebol aconteceu no dia primeiro de fevereiro deste ano. Dois clubes egípcios se enfrentaram, o Al-Masry e o Al-Ahly, e, após o jogo, uma briga generalizada resultou na morte de 79 pessoas e mais de 1.000 feridos. O episódio ficou conhecido como Tragédia de Porto Said. Leia mais aqui.

06 - O New York Giants ganhou o Superbowl da temporada 2011-12 da NFL pela segunda vez em toda sua história. O time da maior cidade do mundo superou o poderoso New England Patriots no jogo decisivo. Eli Manning se tornou o irmão com mais anéis na família Manning e ganhou o respeito definitivamente de todos os fãs do futebol americano.




Março


19 - Um dos maiores jogadores de Futebol Americano de todos os tempos confirmou sua mudança para o Denver Broncos. Peyton Manning abandonou o Indianapolis Colts depois de 13 temporadas e acertou com o time de Denver.

Abril

14 - A equipe do Sollys/Nestlé bateu o Rio de Janeiro, do treinador Bernardinho, por 3 sets a 0 na final da Superliga Feminina de Vôlei, e foi campeã da temporada 2011-12.

21 – Sada Cruzeiro foi o campeão da Superliga Masculina de Vôlei, vencendo a final sobre o Vôlei Futuro por 3 sets a 1.





Maio

09 – O Atletico de Madrid conquistou a Liga Europa em cima do Athletic de Bilbao com uma vitória arrasadora por 3 a 0, com três golaços, sendo dois deles marcado por Falcão Garcia.





13 - Os principais campeonatos estaduais tiveram seus campeões definidos. Destaque para o Santos, que foi tricampeão do Campeonato Paulista, algo que não acontecia desde 1969 com o time de Pelé.





19 – Pela primeira vez em sua história, o Chelsea foi campeão da Champions League ao vencer a final contra o Bayern de Munique em um jogo muito emocionante, que só foi definido nos pênaltis.





26 - Pela primeira vez um brasileiro defendeu o cinturão dos pesos pesados do UFC e venceu. Júnior Cigano nocauteou Frank Mir em Las Vegas. Rodrigo Minotauro já tinha conquistado o título da categoria em 2008, mas não conseguiu defender com êxito.





31 -  Depois de um ano e cinco meses no Flamengo, Ronaldinho Gaúcho se desligou do clube carioca de maneira nada amigável.

Junho

02 – O Brasília venceu o São José na final da NBB e conquistou o título da principal liga de basquete do Brasil pela 3ª vez seguida.

04 – O Atlético Mineiro contratou Ronaldinho Gaúcho e no mesmo dia o jogador já treinou com o elenco do time na Cidade do Galo, chamando atenção de toda a imprensa nacional.

12 – Uma grande zebra na NHL aconteceu em 2012. O surpreendente Los Angeles Kings foi o campeão da Stanley Cup, após vencer a final contra o New Jersey Devils.


21 – Miami Heat venceu por 4 a 1 a melhor de 7 jogos da final da temporada 2011-12 da NBA e sagrou-se campeão da liga pela segunda vez em sua história. Lebron James finalmente conquistou o sonhado título e colocou de vez o seu nome na história.


23 – Aconteceu em Belo Horizonte o UFC 147 com um card principal marcado principalmente pelas finais do primeiro TUF brasileiro. Rony Jason e César Mutante foram os campeões, derrotando, respectivamente, Godofredo Pepey e Serginho Moraes. Na luta principal da noite, Wanderley Silva perdeu para Rich Franklin.

30 – O Botafogo confirmou oficialmente a contratação do holandês Clarence Seedorf.

Julho

01 -  A Espanha goleou a Itália por 4 a 0 na final da Eurocopa 2012 e foi campeã pela segunda vez seguida da competição.

05 – O Corinthians conseguiu, enfim, o tão aguardado título da Libertadores, após empatar por 1 a 1 contra o Boca Juniors na Argentina, e vencer por 2 a 0 no jogo de volta, em São Paulo.




06 - O Internacional confirmou a contratação do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, Diego Forlán.



07 - Depois de muita falação, em uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, Anderson Silva destruiu Chael Sonnen e manteve o cinturão dos médios do UFC.  Veja o vídeo do nocaute aqui.



12 - O Palmeiras conquistou a Copa do Brasil pela segunda vez. O time paulista venceu o primeiro jogo contra o Coritiba por 2 a 0, empatou o segundo em 1 a 1 e se sagrou campeão.




21 - O Brasil conquistou mais um cinturão no UFC. Renan Barão garantiu o título interino da categoria Peso Galo ao vencer Urijah Faber no UFC 149.

28 – Logo no primeiro dia das Olimpíadas 2012, o Brasil garantiu uma medalha dourada histórica. Sarah Menezes, lutadora da categoria Ligeiro do Judô, conquistou a primeira medalha de ouro do comitê brasileiro em Londres. O feito foi histórico pois o Brasil não conquistava o topo do pódio no judô desde 1992.




28 – O maior medalhista brasileiro da história do Pan-Americano conquistou a sua primeira medalha em jogos olímpicos. Thiago Pereira superou Michael Phelps e ganhou a prata nos 400 metros Medley.



31 – Michael Phelps se tornou, definitivamente, um dos maiores atletas de todos os tempos (senão o maior), ao conquistar a sua 15ª medalha de ouro em Olimpíadas. No dia 31, o nadador venceu a prova de 4 X 200 livres por equipes e se tornou o recordista de medalhas douradas nos jogos olímpicos.




Agosto

05 – O jogador do São Paulo e de seleção brasileira, Lucas, foi vendido ao PSG pela bagatela de 108 milhões de reais. Valor recorde para o futebol brasileiro.

06 – Pela primeira vez na história, o Brasil garantiu uma medalha na Ginástica durante as Olimpíadas. O responsável pelo feito foi Arthur Zanetti, que conquistou o topo do pódio nas Argolas.

08 - A Seleção Brasileira masculina de Basquete foi eliminada das Olimpíadas de Londres, após perder para Seleção Argentina nas quartas de final. Mesmo assim, o time de Ruben Magnano fez um excelente trabalho nos jogos olímpicos e mereceu nosso reconhecimento.



11 – Esquiva Falcão foi heróico e conquistou a medalha de prata para o Brasil no Boxe. O lutador merecia a vitória e, por conta de uma decisão equivocada do juiz, como o próprio já admitiu, o brasileiro ficou com a prata e não com o ouro.



11 – Mesmo fazendo uma campanha bastante irregular durante os jogos olímpicos, a Seleção Feminina de Vôlei conseguiu chegar à final, após um jogo épico contra a Rússia, e venceu a seleção norte-americana na decisão, surpreendendo a todos.

11 – Mais uma vez a Seleção Brasileira de Futebol decepcionou a todos e não conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. A seleção de Neymar e Mano Menezes perdeu na final para o México por 2 a 1.


11 – Usain Bolt fez história em Londres ao conquistar a sua 3ª medalha de ouro nas Olimpíadas. O jamaicano ficou no topo do pódio no revezamento 4 X 100 m, nos 100 e 200 metros rasos, algo que ele também já tinha feito em Pequim, tornado-se o único atleta do mundo a conseguir realizar esse feito duas vezes.




12 - No último dia dos jogos olímpicos de 2012, Yane Marques conquistou uma medalha inédita para o Brasil. A atleta ficou em terceiro lugar no Pentatlo Moderno.



24 - Lance Armstrong desistiu de lutar contra as acusações de dopping, que acontecem na sua carreira desde 1998. Com isso, o ciclista perdeu os sete títulos do Tour de France, uma medalha olímpica e todas as outras premiações dos últimos 14 anos. Esse caso foi o mais escandaloso do mundo esportivo em 2012.



Setembro

10 – O Sada Cruzeiro venceu com alguma facilidade o Sulamericano de Vôlei. O time mineiro passou pelo UPCN da Argentina por 3 sets a 1 na final da competição.

15 - Depois de muito mimimi, Paulo Henrique Ganso finalmente foi contratado pelo São Paulo, que pagou 23,8 milhões de reais por 45% do passe do jogador.

Outubro

01 – O Orlândia, time do super craque Falcão, empatou em 4 a 4 com o Joinville e foi o campeão da Liga de Futsal 2012. A equipe do interior paulista começou perdendo o jogo por 4 a 0 e, heroicamente, conseguiu empatar o duelo final.




08 – 
Uma das duplas mais vitoriosas da história do Vôlei de Praia confirmou a sua separação. Juliana e Larissa, que foram bronze nas Olimpíadas de Londres, romperam devido ao sonho de Larissa dar uma pausa em sua carreira para ser mãe.




18 – Logo após anunciarem o fim da dupla, Juliana e Larissa conquistaram o Circuito Mundial de Vôlei de Praia pela sétima vez.

19 - O Sollys/Nestlé, que já havia vencido a Superliga e Sulamericano de Vôlei, também conquistou o título mundial ao passar por 3 sets a 0 na final contra o Rabita Baku, do Azerbaijão.

29 – De maneira incontestável, o San Francisco Giants venceu o Detroit Tigers por 4 a 0, na decisão de melhor de 7, e foi campeão da MLB 2012.

Novembro

06 - Algo que já era mais do que esperado, menos pela diretoria flamenguista, aconteceu: Adriano faltou inúmeras vezes ao treino e foi dispensado.

11 - Após o jogo contra o Palmeiras, o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro de 2012 com quatro rodadas de antecedência.


18 – A Seleção Brasileira de Futsal foi campeã pela segunda vez consecutiva do Mundial da categoria. O time de Falcão e Neto passou pela Espanha na final, em um jogo emocionante.




18 – 
O Palmeiras passou a maior parte do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. No dia 18 de novembro, logo depois de empatar contra o Flamengo, o time palmeirense foi matematicamente rebaixado pela segunda vez em sua história.





21 - Pela primeira vez na história, a Seleção Brasileira de Beisebol garantiu classificação para o WBC, que é o Mundial da modalidade. O Brasil derrotou o Panamá, um dos países mais tradicionais no Beisebol, nas eliminatórias latinas.



23 – Com alguns meses de atraso, Mano Menezes foi demitido da seleção brasileira.

29 – Após quase uma semana da demissão de Mano MenezesFelipão assumiu oficialmente o comando da seleção brasileira.



Dezembro

12 - Em um jogo muito confuso e tumultuado, que nem chegou ao fim, o São Paulo venceu o Tigre da Argentina por 2 a 0 e conquistou o título da Taça Sulamericana.


16 - O Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0 na final do Mundial Interclubes e se sagrou campeão mundial de 2012, com uma incrível invasão da fiel no Japão.

Corinthians Campeão Mundial de Clubes da FIFA 2012