Blog

Blog

5 de dez. de 2012

Reduzir Custos…Só para quem tem competência

 
Em época de globalização, portanto, de concorrência acirrada, gerar caixa suficiente para cobrir compromissos correntes não é tarefa nada fácil, certo?
Dentro desta realidade – tanto para melhorar a competitividade quanto para melhorar o fluxo de caixa – surge o imperativo: Precisamos reduzir custos. Verdade ou mentira?
O “financeiro” da empresa, sentido – no dia-a-dia – que para cubrir os compromissos corrente, tem recorrido aos bancos, buscando capital de giro. Convoca, em caráter de emergência,  uma reunião com todos os líderes – gerentes e supervisores -  de departamento.
À mesa de reunião, todos apostos. Então, o responsável pelas finanças, começa a expor a situação financeira da empresa. E após esta explanação, vem a solicitação: Senhore(a)s, começa falando pausadamente, olhando para cada participante: Neste momento, uma vez que as vendas não estão sendo suficientes para cubrir nossos custos e despesas, só há uma saída: precisamos reduzir custos e despesas. Nesse momento há um silêncio fúnebre, na sala, todos prenderam a respiração.
Após estes segundos de silêncio, que mais pareceram como uma eternidade, o nosso financeiro, completa o raciocínio: Preciso que cada um dos senhores, apresentem um plano de redução de custos e despesas dos seus respectivos departamentos. Precisamos de uma redução da ordem de milhares de $.
Isso parece familiar?
Para alguns de nós, sim, para outros, que são a minoria, não. Essa minoria, são aqueles que trabalharam ou trabalham em empresas, onde o capital intelectual é o mais importante. Onde a experiência, prevalece sobre aqueles que são possuidores do dom da Oratória.
Reunião encerrada. Surgi, então, as conversas de “corredores” entre os participantes: O que vou cortar no meu departamento? vou demitir alguns dos meus funcionários, responde um terceiro categóricamente. Os demais ouvintes, então, também, concordam, e daí, há um consenso entre eles.
Este é um erro gravíssimo, pois por não conhecerem as demais despesas e custos dos seus respetivos departamento, a decisão imediata deverá ser exatamente esta.
Este exemplo ilustra, que não podemos convocar uma reunião dessa ordem, sem alguns dados que nos fariam melhor conduzir a reunião. Pensando nisso, elaborei uma planilha , que me tem sido bastante útil nos meus trabalhos de consultoria. Espero que esta, também, seja de grande utilidade na sua vida profissional.
Vejam o vídeo: 


Estou atuando no BBA como voluntário. Além disso, deixo expresso que a opinião de meu texto não reflete necessariamente a opinião editorial do Blog Brasil Acadêmico.

Prof. Hamilton Alves

Profissional da área administrativa financeira, formado em Administração de Empresas e Matemática, Técnico em Contabilidade(CRC 129.340).Mais de 20(vinte) anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, com ampla atuação nas áreas de Contabilidade, Tesouraria, Crédito e Cobrança, Faturamento, Contas a Pagar, Análise e Planejamento Financeiro e Custos, tanto para a formação do preço de venda quanto como instrumento do planejamento empresarial para obtenção de vantagens competitivas.

[Via BBA]