Em época de globalização, portanto, de
concorrência acirrada, gerar caixa suficiente para cobrir compromissos
correntes não é tarefa nada fácil, certo?
Dentro desta realidade – tanto para
melhorar a competitividade quanto para melhorar o fluxo de caixa – surge
o imperativo: Precisamos reduzir custos. Verdade ou mentira?
À mesa de reunião, todos apostos. Então, o
responsável pelas finanças, começa a expor a situação financeira da
empresa. E após esta explanação, vem a solicitação: Senhore(a)s, começa
falando pausadamente, olhando para cada participante: Neste momento, uma
vez que as vendas não estão sendo suficientes para cubrir nossos custos
e despesas, só há uma saída: precisamos reduzir custos e despesas. Nesse momento há um silêncio fúnebre, na sala, todos prenderam a respiração.
Após estes segundos de silêncio, que mais
pareceram como uma eternidade, o nosso financeiro, completa o
raciocínio: Preciso que cada um dos senhores, apresentem um plano de
redução de custos e despesas dos seus respectivos departamentos.
Precisamos de uma redução da ordem de milhares de $.
Isso parece familiar?
Reunião encerrada. Surgi, então, as
conversas de “corredores” entre os participantes: O que vou cortar no
meu departamento? vou demitir alguns dos meus funcionários, responde um
terceiro categóricamente. Os demais ouvintes, então, também, concordam, e
daí, há um consenso entre eles.
Este é um erro gravíssimo, pois por não
conhecerem as demais despesas e custos dos seus respetivos departamento,
a decisão imediata deverá ser exatamente esta.
Este exemplo ilustra, que não podemos convocar uma reunião dessa ordem, sem alguns dados que nos fariam melhor conduzir a reunião.
Pensando nisso, elaborei uma planilha , que me tem sido bastante útil
nos meus trabalhos de consultoria. Espero que esta, também, seja de
grande utilidade na sua vida profissional.
Vejam o vídeo:
Prof. Hamilton Alves
Profissional da área administrativa financeira, formado em Administração de Empresas e Matemática, Técnico em Contabilidade(CRC 129.340).Mais de 20(vinte) anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, com ampla atuação nas áreas de Contabilidade, Tesouraria, Crédito e Cobrança, Faturamento, Contas a Pagar, Análise e Planejamento Financeiro e Custos, tanto para a formação do preço de venda quanto como instrumento do planejamento empresarial para obtenção de vantagens competitivas.