Blog

Blog

21 de out. de 2013

Direto da redação - Edição da tarde!




Chico Mendes – O Preço da Floresta


Documentário exibido no canal Discovery Brasil, explora o legado de Chico Mendes, o seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro, assassinado em resultado de sua luta para salvar a floresta amazônica.




Chico Mendes: Cartas da Floresta


Vinte anos após a morte de Chico Mendes, a TV Câmara foi ao Acre para mostrar a atual situação das reservas extrativistas e da Floresta Amazônica – síntese da luta do ambientalista e líder seringueiro.
O documentário foi premiado com o troféu Ancantarea Imperialis como o Melhor Média-metragem,  no 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental, no Cine Ambiental 2010 e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.




Histórias das Religiões – Religiões Nativas da América



O Nordeste da Sibéria há muito é uma terra desolada onde caçadores, pescadores e coletores lutavam para extrair sua subsistência da escassez. Há cerca de 30 ou 40 mil anos, alguns siberianos resolveram  procurar uma vida mais próspera e atravessaram o congelado Estreito de Bering até o hemisfério ocidental. Aqueles que ficaram para trás tornaram-se os povos da Mongólia, aqueles que imigraram tornaram-se os primeiros nativos americanos. Essas culturas compartilhavam crenças religiosas que supriam carências espirituais associadas à sua vida de privações. O mundo deles era miraculoso, cheio de espíritos sobrenaturais que controlavam uma realidade natural ameaçadora. Ao contrário da maioria das religiões europeias a religião circumpolar era uma realidade vivenciada que ia além dos sentidos com rituais e mitos narrativos próprios.

“ Eu evito dizer espiritualidade indígena. Quando dizemos espiritualidade nos referimos a tudo, o bem e o mal, o positivo e o negativo, seja lá o que for. O espírito acolhe todas as coisas. Nós caminhamos pela estrada espiritual. Acontece que nós tínhamos conhecimento de um Ser supremo bem antes da bíblia e das igrejas chegarem até nós. Tínhamos uma ligação com O Grande Criador e na minha tribo em particular nós o chamamos de Opanga, aquele que cuida de tudo na vida.”

”"Ao contrário do cristianismo, não vemos a humanidade como superior, não achamos que os humanos tenham sido tocados por uma divindade que assim os fez superiores a um veado, a um urso, a qualquer outra coisa viva. Não achamos que os humanos tem um lugar especial no ciclo da vida na Mãe terra, achamos que todos são iguais.” Carter Camp; Ativista Ponca

Decifrando Milagres America Latina 







Dinheiro que Cura


“O dinheiro interage com quase todos os aspectos da vida moderna. A maioria de nós assume o sistema monetário imutável, mas ele tem uma influência profunda e amplamente mal compreendida em nossas vidas. O “The Money Fix” é um documentário que explora o relacionamento das nossas sociedades com o todo-poderoso Dinheiro. Examina os padrões económicos tanto no mundo dos humanos como no mundo natural, e através dessa análise aprendemos como podemos fortalecer-nos por redesenhar a força motriz da economia ao nivel das comunidades locais. O filme documenta três tipos de sistemas monetários alternativos, todos os quais ajudam a resolver problemas econômicos nas comunidades onde operam.”




A Grande Muralha da ChinaDizem que ela tem mais de dois mil anos e mais de seis mil quilômetros de extensão. No entanto, ainda hoje, ninguém possui dados concretos. 

Estamos falando da Grande Muralha da China, uma das construções mais famosas do mundo, mas ao mesmo tempo uma das menos compreendidas. Para o escritor e historiador britânico William Lindesay, que vive na China há 20 anos, a exploração da Grande Muralha se tornou sua obsessão. Em 1987, ele percorreu a muralha pela primeira vez e descobriu que não existe apenas uma, mais sim várias muralhas no norte da China, construídas há mais de dois mil anos por dinastias distintas. Agora, 23 anos depois, ele volta às áreas mais remotas do monumento nacional da China e, em sua viagem, conhece camponeses, pastores, especialistas e acadêmicos que tentam responder sua pergunta: qual é a verdadeira extensão da Grande Muralha?


Sob o domínio de Napoleão


Biografia político-militar de Napoleão Bonaparte, contada em dois episódios, que destaca as inovações promovidas por ele no mundo europeu. O primeiro episódio vai do momento em que Napoleão assume o poder na França (1799) até a tomada de Berlim, em 1806. O segundo episódio vai de 1806 até a morte do imperador francês no exílio, em 1821.