Blog

Blog

1 de dez. de 2012

Giro pelo mundo!... Fique sabendo!



Os Segredos da Goldman Sachs (legendado pt-po)


Quanto poder tem a Goldman Sachs? Bancos que não pagam impostos, recebem resgates bilionários do dinheiro dos contribuintes, pagam empresas de cotação para fornecer dados falsos, controlam a pauta mídia. Funcionários que vão trabalhar em governos, e gente do governo que depois vai trabalhar para os bancos... Golpes, conspirações e toda espécie de tática ardilosa para manter os privilégios do grupo responsável pela crise de 29 que voltar a atacar a economia mundial no início desse século.

Thomas Sankara, O Homem Íntegro / Thomas Sankara, L'homme Integre (2006)




Clique e, "CC", caso não apareçam as legendas em português.

(França, 2006, 52min. - Direção: Robin Shuffield)
Quem é Thomas Sankara? (tirado do http://blogak-47.blogspot.com.br/2011/07/quem-foi-thomas-sankara.html)

Poucas pessoas da esquerda conhecem Thomas Sankara. Ele, que é considerado o Che Africano por suas semelhanças com o guerrilheiro argentino (desde a boina até o fato de falar francês e a amizade com Fidel) comandou um pequeno país africano por menos de uma década, mas fez ele progredir de forma extremamente rápida.

Em 1983, ele – então um capitão de 33 anos – liderou um golpe popular contra o governo do Alto Volta(antiga colônia francesa) e mudou completamente a política daquele país empobrecido.

A primeira ação foi mudar o nome do país para Burkina Faso (‘’Terra dos Homens Justos’’ na língua local) para tornar o país independente e destruir o odiado passado colonial. Não só isso, mas ainda livrou o país das dívidas e da influência do FMI e do Banco Mundial.

Suas políticas domésticas focaram em evitar a fome com uma reforma agrária com ênfase na autossuficiência, priorização da educação com uma campanha nacional de alfabetização, e promoção da saúde pública ao vacinar milhões de crianças contra doenças como meningite e febre amarela. Ainda fez uma ambiciosa campanha de construção de estradas e trilhas.

 Sankara também fez coisas maravilhosas para as mulheres. Mulheres conseguiram cargos em seu governo, que proibiu a mutilação genital, a poligamia e os casamentos forçados. Fez muito mais: encorajou-as a 
permanecer trabalhando e estudando mesmo se grávidas. Veja o discurso de Sankara sobre as mulheres em espanhol:


Para combater os corruptos, Sankara chegou a instituir tribunais revolucionários e mesmo Comitês de Defesa da Revolução (baseando-se na Revolução Cubana, que ele admirava)

Tais atitudes enfureceram os imperialistas franceses. 4 anos depois de tomar o poder, foi deposto e assassinado em um golpe financiado por um cara pago pela frança que até hoje é presidente do país.
Uma semana antes de morrer, declarou: ‘’você pode matar um revolucionário, mas não pode matar idéias’’.
Agradecimentos a Gustavo Lapido Loureiro pela sugestão, links dos comentários e vídeo 
Excelente! 

Do canal Josespa1: "Nesta palestra para a Conferência sobre a Palestina, em Stuttgart, o brilhante professor e humanista israelense Ilan Pappe faz uma magnífica exposição do significado do sionismo: suas características inerentemente colonialistas e racistas.
Ilan Pappe também revela como é enganosa a ideia propalada por certos círculos da "esquerda" europeia de que entre os sionistas israelenses há forças democráticas de esquerda que estariam interessadas em chegar a  uma solução justa com os palestinos.
(...) deixa patente que não há diferenças significativas no comportamento colonialista e racista tanto da direita como da "esquerda" sionistas. Ambas correntes compartilham igualmente o objetivo e o desejo de livrar-se da presença do povo palestino nativo. A única grande diferença está em que a "esquerda" sabe manipular as palavras muito mais habilmente que seus pares direitistas. Daí que, para os que lutam realmente para o fim do colonialismo naquela região, esta "esquerda" seja até mais perigosa do que a direita aberta e declarada, uma vez que, com seu palavreado ardiloso, ela consegue neutralizar boa parte da intelectualidade europeia, que parece contentar-se tão somente com palavras de efeito, independentemente da realidade sobre o terreno.
Para Ilan Pappe, a luta contra o colonialismo e o racismo na Palestina exige que o combate seja feito primeira e abertamente contra a ideologia que o impulsa, sustenta e ampara, ou seja, contra o sionismo. Sem a derrota ideológica do sionismo não há perspectivas de paz e justiça na Palestina."

Legendas pt-br 

LEVA (2012)



(Brasil, 2012, 55 min. - Produção: Canal Futura)
Sinopse: No coração de São Paulo pulsa o maior movimento de luta por moradia da América Latina. Famílias desabrigadas ocupam o edifício Mauá, um dentre muitos ocupados no centro da cidade., O documentário LEVA acompanha a vida de moradores da ocupação e revela a organização de siglas que se unem numa organização para transformar os espaços abandonados em habitáveis. A estruturação do edifício pelos movimentos de luta de moradia irá refletir na reorganização e redescoberta das pessoas como indivíduos através do coletivo.

"Quem não luta está morto".

Vitamina D – Por Uma Outra Terapia / Vitamin D - For An Alternative Therapy(2012)




Imperdivel!

A Esclerose Múltipla é uma doença cujo tratamento tradicional custa muito caro (no Brasil o SUS o oferece gratuitamente. Em outros países chega a custar R$10 mil reais por mês), extremamente doloroso, com os efeitos colaterais terríveis e que mesmo assim não evita a progressão dela, podendo desencadear cegueira, paralisia e outras degenerações.

Observou-se que a grande concentração dessas doenças está nas regiões distantes da linha do Equador, já que a exposição ao Sol é a grande responsável pela síntese natural da vitamina D.

Mas há um tratamento barato, sem dor e efeitos colaterais com muito mais sucesso na cura. Esse é o tratamento com vitamina D (ou pré-hormônio), que tornou-se a grande arma contra a Esclerose Múltipla, outras doenças autoimunitárias, diabetes, reumatismo, hipotireoidismo e o câncer.
(docverdade)

Catastroika (2012)



(Grécia, 2012, 87min. - Direção:Aris Chatzistefanou, Katerina Kitidi

Se você ainda acredita nas políticas neoliberais e nas privatizações, que nasceram nos anos 80, deveria assistir a este documentário. Mostra como o liberalismo econômico arrasou economicamente a Grécia. Mas poderia se estar falando de outros países na zona do Euro ou de vários países latinoamericanos nos anos 90... (docverdade)

Legendas-pt-br

Arma Secreta de Israel / Israel's Secret Weapon 


Há um país no mundo que conta com privilégios que nenhum outro tem. Assista logo a esse documentário, antes que o tirem do ar.

Sinopse Documentários do Malandro:
Arma Secreta de Israel é um documentário realizado pela BBC em 2003, que conta a história de Mordechai Vanunu, o denunciante das armas nucleares israelitas, que foi sentenciado a 18 anos de prisão pelo seu Governo, dos quais 11 foram passados em isolamento.
Tendo sido transmitido pela primeira vez em 2003, poucos dias antes do início guerra do Iraque, este é um importante documentário que nos mostra como a suposta "única democracia do Oriente Médio", raptou um dos seus cidadãos em solo estrangeiro, tendo depois julgado-o secretamente, por este ter revelado ao mundo aquilo que já se suspeitava. Que Israel tem um programa nuclear bastante avançado, calculando-se que o país possui um arsenal nuclear com cerca de 100 a 200 bombas atómicas, as quais, nunca foram inspeccionadas pela comunidade internacional.
Este é um dos poucos documentários realizados sobre o assunto e que nos revela também o secretismo existente na sociedade israelita em todos os seus sectores.
Um documentário bastante actual. Basta para isso, trocar a então situação do Iraque com a actual situação do Irão, para verificarmos que a retórica usada é mesma. Dois pesos e duas medidas. O mundo exige tudo do Irão e nada de Israel.


Aviso de Documentário: “Os quiero, os respeto, os necesito [15M desde dentro]

 

Paraíso ou Esquecimento / Paradise or Oblivion

O que seria de uma sociedade em que não houvesse escassez, onde comida, vestuário, diversão, tecnologia fossem disponíveis para todos os habitantes, onde o dinheiro, o lucro e a economia não valessem nada. Pessoas continuariam a desempenhar trabalhos monótonos, desgastantes ou semi-escravos? Ou se dedicariam a algo que as motivassem, que as desenvolvessem na arte, ciência ou tecnologia? O que seria do planeta se tudo fosse feito da melhor forma para todos?
Se você acha que um mundo assim pode ser viável, esse documentário pode te inspirar um pouco.
Utopia pode algum dia se tornar realidade? 

Fábrica de Verdades 




Um documentário descontraído que discute como a TV influencia a vida das pessoas, como altera o padrão ético, gera o conformismo e controla as massas. Depoimentos brilhantes como o do escritor Ferréz, de Olgária Matos, Esther Hamburguer, Marcia Tiburi, Pedro Puntoni e Lisa Gunn, mostrando o lado que muitas pessoas sequer chegaram a pensar sobre a TV. (docverdade)

Abaixo Assinado: Abaixo-assinado Contra o FLÚOR NA ÁGUA (Brasil)



Adicionar flúor à água é um CRIME cometido pelos governos contra a população. Mais do que isto, é um ASSASSINATO PÚBLICO EM GRANDE ESCALA, conforme as palavras de INÚMEROS renomados cientistas, como o Dr. ARVID CALSSON, prêmio NOBEL em 2000. Exatamente as mesmas palavras disse o também renomado Dr. DEAN BURK, fundador do INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER dos Estados Unidos.

O Dr. Burk realizou diversos ESTUDOS CIENTÍFICOS, comparando as ESTATÍSTICAS entre cidades dos Estados Unidos onde a água é fluoretada, e cidades onde a água NÃO é fluoretada. E os resultados são ASSUSTADORES, pois em TODOS os casos, em TODOS os estudos, ocorre exatamente o MESMO RESULTADO: a partir DO MOMENTO em que foi iniciada a adição de flúor nos suprimentos de água, os ÍNDICES DE CÂNCER na população AUMENTAM DRASTICAMENTE.

Acesse http://www.cidadaoativo.com.br/agua/204-fluor-causa-cancer-e-alergias.html para ver um vídeo em que o Dr. Burk mostra os GRÁFICOS com as estatísticas de seus estudos. Os resultados são SEMPRE OS MESMOS, em TODOS os estudos, A PARTIR DO INÍCIO DA FLUORETAÇÃO, os índices de CÂNCER NA POPULAÇÃO aumentam DRASTICAMENTE.

Um metro e meio: a distância que aproxima


"A Cicloliga lança o primeiro vídeo de uma série sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que protege os ciclistas contra as finas de automóveis e cujo descumprimento já vitimou tantos ciclistas. Embora exista e esteja presente em um código federal que é o CTB, o artigo 201 não é fiscalizado e seus infratores não são punidos pela CET. Veja nesse primeiro vídeo como cumprir o artigo 201 é fácil para qualquer motorista com bom senso e respeito. Veja também quais são as consequências do não cumprimento da lei, sempre endossadas pela omissão da CET." 

The Money Fix - A Solução para o Dinheiro (2009)




Um filme que os gregos, espanhóis, estadunidenses, islandeses e todo o resto do mundo deveria ver.
Surpreendente documentário que - além de mostrar de maneira didática de onde vem o dinheiro, sua emissão e qual o truque usado há tantas gerações pelos bancos para criá-lo a partir do nada e endividar sociedades, criando nela o sentimento permanente de escassez – também mostra a implicação disso na mente das pessoas numa ótica filosófica e humana.
Propõe também soluções simples e brilhantes, que já vem sendo adotadas, como a moeda local, como o sistema mútuo de troca de tempo e como o sistema de permutas, baseados na colaboração, utilizadas em vários locais do mundo para que comunidades e até mesmo grandes empresas possam viver com grande autossuficiência e deixem de ser reféns desse sistema individualista, cruel e injusto.

“A colaboração é mais barata e eficaz que a competição”.

Arte na Periferia 



"Transformar uma periferia violenta em uma periferia viável, em uma periferia com perspectiva de futuro".
O documentário que trata de como a arte pode transformar a periferia, as pessoas e a cidade em um lugar mais humano, mais consciente e mais sensível. Podemos substituir a repressão em educação e formação do indivíduo. Nesse cenário toda a sociedade sai ganhando.
Há uma verdadeira explosão cultura na periferia: Teatro, artes plásticas, poesia, Hip-Hop, Samba, cinema... "não é mais preciso atravessar a ponte para chegar até a arte".


À Sombra de um Delírio Verde (2011)



(Argentina, Bélgica e Brasil, 2011, 29 min. - Direção: An Baccaert, Cristiano Navarro, Nicola Mu)
Gasolina ou Álcool? Qual a opção mais ecológica, mais justa? Assista a esse documentário, talvez você mude de opção...

Sinopse: Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.
Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto.
Sem terra e sem floresta, os Guarani Kaiowá convivem há anos com uma epidemia de desnutrição que atinge suas crianças. Sem alternativas de subsistência, adultos e adolescentes são explorados nos canaviais em exaustivas jornadas de trabalho. Na linha de produção do combustível limpo são constantes as autuações feitas pelo Ministério Público do Trabalho que encontram nas usinas trabalho infantil e trabalho escravo.
Em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas que enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte encomendada por fazendeiros.

http://www.thedarksideofgreen-themovie.com

Aviso de Documentário: Escola de Bambu


A pedido do diretor, divulgamos o documentário Escola de Bambu. Se você gostar do trailer, colabore com esse belo movimento.




Você sabia que um dos principais componentes minerais dos celulares vem do Congo, e que isso vem causando uma disputa armada pelas minas resultando na morte de cerca 5 milhões de pessoas, que centenas de milhares de mulheres foram estupradas, que crianças tem sido utilizadas no trabalho?
Isso irá te influenciar na hora de pensar em trocar de celular? (docverdade)

"We love our mobile phones and the selection between different models has never been bigger. But the production of phones has a dark, bloody side. The main part of minerals used to produce phones is coming from the mines in the Eastern DR Congo. The Western World is buying these so-called conflict minerals and thereby finances a civil war that, according to human rights organisations, has been the bloodiest conflict since World War II: During the last 15 years the conflict has cost the lives of more than 5 million people and 300,000 women have been raped. The war will continue as long as armed groups can finance their warfare by selling minerals. The Documentary Blood in the Mobile shows the connection between our phones and the civil war in the Congo. Director Frank Poulsen travels to DR Congo to see the illegal mine industry with his own eyes. He gets access to Congo s largest tin-mine, which is being controlled by different armed groups, and where children work for days in narrow mine tunnels to dig out the minerals that end up in our phones."

Torrent
Sem legendas pt-br (se alguém se habilitar a fazê-las, agradeceríamos muito).

Legendas em Inglês (English Subtitles)


Crude - O Verdadeiro Preço do Óleo / Crude - The Real Price of The Oil (2009)






A mídia tradicional esconde as ações de uma das empresas mais criticadas pela mídia alternativa, a Chevron. Conheça um dos porquês de jornalistas como Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha e Altamiro Borges despenderem tanto tempo criticando tal corporação.


A história começou há quase 40 anos. Mas o cineasta Joe Berlinger se deu conta de que “deveria fazer algo” quando viu os habitantes da Amazônia equatoriana “comendo atum enlatado porque o pescado dos rios estava muito contaminado”. Seu documentário, intitulado “Crude” (tanto pode significar petróleo quanto cruel), é a última arma na guerra de relações públicas que no Equador cerca o processo judicial no qual a companhia de petróleo Chevron é acusada de derramar 70 bilhões de litros de líquidos tóxicos, deixar 916 fossos com dejetos e queimar milhões de metros cúbicos de gases contaminantes.

Torrent
legendas em Espanhol (caso alguém as traduza para pt-br, por favor nos avise)