Blog

Blog

25 de fev. de 2013

Terra enfrenta maior tempestade solar! (vídeos)




Explosões na superfície do Sol nos últimos dias estão provocando as maiores tempestades geomagnéticas e de radiação solar enviadas em direção à Terra em cinco anos, disseram nesta quarta-feira especialistas em meteorologia espacial.

O auge da tempestade deve atingir a Terra no início da madrugada desta quinta-feira e durar até sexta-feira, com potencial para afetar redes de energia e sistemas de navegação por satélite e forçar aeronaves a alterar suas rotas em torno das regiões polares.

"O tempo no espaço ficou bastante interessante nas últimas 24 horas", disse Joseph Kunches, um cientista espacial da Agência de Pesquisa Oceânica e Atmosférica (Nooa, na sigla em inglês). O fenômeno começou no fim de domingo em uma ativa região do Sol conhecida como 1429, com uma grande explosão solar simultânea a uma rajada solar e plasma, chamada pelos cientistas como massa de ejeção coronal, que se deslocou em direção à Terra.

Satélites, redes de energia e até astronautas na Estação Espacial Internacional podem ser afetados pela tempestade de radiação solar, o que pode fazer com que eles tenham de procurar abrigo em partes mais protegidas do laboratório orbital, como fizeram no passado.

"Falamos com companhias aéreas comerciais e sabemos que algumas já tomaram ações para mudar suas rotas, afastando-se dos polos", disse Kunches, acrescentando que mais tempestades podem ocorrer nos próximos dias porque a região 1429 deve permanecer ativa.


O Sol é considerada uma das maiores fontes de vida do universo, várias reações ocorrem devido a sua grande quantidade de energia. Um dos fenômenos que acontecem é a tempestade solar, que ultimamente chegou a atingir nosso planeta e afetou a comunicação das rádios, sistemas de telecomunicações, GPS e sistemas aéreos.

Esse fenômeno ocorre devido a reações que ocorrem no núcleo do Sol, que produzem grande quantidade de energia. Há então a liberação de prótons e elétrons, que são levados e acumulados em outros campos magnéticos, e podem acarretar uma grande explosão, que libera várias dessas partículas superaquecidas. Que então podem atingir a atmosfera terrestre, e causar as consequências citadas acima, a tempestade solar também proporciona lindos fenômenos como a aurora boreal.
Para ter uma idéia da alta energia liberada nesse fenômeno, uma explosão dessas tem 100 milhões de vezes mais energia do que todo o poder nuclear já desenvolvido na Terra. Veja abaixo um documentário completo produzido pelo canal History Channel sobre tempestades solares.

BBC - Tempestades Solares - A Ameaça ao Planeta Terra (BBC-2012) [HD]

Desastre Perfeito Tempestade Solar Documentário Completo Discovery Channel

O Universo - Segredos do Sol