Blog

Blog

27 de fev. de 2013

Além do Cosmos - Dublado





Uma ótima série, por enquanto não esta disponível para download, mas você pode baixar ou ver pelo youtube.
Recomendo!




Além do Cosmos: O Multiverso (Episódio 1)



Por mais difícil que seja de aceitar, modernas teorias sugerem que nosso Universo pode não ser o único. Em vez disso, ele pode ser apenas um de um número infinito de mundos que compõem o multiverso.
Neste programa, Brian Greene nos leva em uma excursão desta nova teoria que está na fronteira da física, explicando o motivo de os cientistas acreditarem que é verdade e mostrando como algumas dessas realidades alternativas podem ser.

Alguns universos podem ser quase indistinguíveis do nosso próprio, outros podem conter variações de todos nós, onde nós existimos, mas com diferentes famílias, carreiras e histórias de vida.

Em outros, ainda, a realidade pode ser tão radicalmente diferente da nossa, que se torna irreconhecível. Brian Greene revela por que essa imagem nova e radical do cosmos está recebendo séria atenção dos cientistas.
Não vai ser fácil de provar esta teoria, mas caso ela esteja certa, a nossa compreensão de espaço, tempo e nosso lugar no Universo nunca será a mesma.


Além do Cosmos: Mecânica Quântica (Episódio 02)



Junte-se a Brian Greene em um passeio pelo reino da física quântica, que rege O Universo em suas menores escalas. Brian traz a mecânica quântica para a vida em uma boate onde os objetos surgem e desaparecem, e as coisas daqui podem afetar outros ali, instantaneamente, sem nada cruzar o espaço entre elas.
Um século antes, durante o início da revolução quântica, as melhores mentes de uma geração, incluindo Albert Einstein e Niels Bohr, entraram em uma batalha pela alma da física. Como poderiam as regras do mundo quântico, que funcionam tão bem para descrever o comportamento de átomos individuais e seus componentes, conflitarem de forma tão dramática com as regras que regem todos os dias as pessoas, planetas e galáxias?
A mecânica quântica pode ser contra-intuitiva, mas é uma das teorias mais bem sucedidas na história da ciência, fazendo previsões que foram confirmadas, e ao mesmo tempo lançando avanços tecnológicos, como computadores e telefones celulares.
Mas ainda hoje, mesmo com tais sucessos, o debate ainda perdura sobre o que a mecânica quântica implica para a verdadeira natureza da realidade.


Além do Cosmos: O Espaço (Episódio 3)



O espaço. Ele separa você de mim, uma galáxia de outra, e átomos uns dos outros. Ele está em todos os lugares dO Universo. Mas para a maioria de nós, espaço é nada, é um vazio. Mas aparentemente o espaço não é o que parece.

Do assento do passageiro em um taxi de Nova Iorque que dirige praticamente na velocidade da luz até um estabelecimento de sinuca onde as mesas fazem coisas fantásticas, Brian Greene revela o espaço como sendo um material dinâmico que pode se esticar e torcer sob a influência da gravidade.

Mas uma coisa que ainda é estranha é um novo ingrediente do espaço que foi recentemente descoberto e que compõe 70% dO Universo. Físicos o chamam de energia negra, porque ao mesmo tempo que eles sabem que ela está lá, levando o espaço à expansão cada vez mais rápida, eles não têm ideia do que ela realmente seja.
Os mistérios se multiplicam, e os físicos de hoje mal podem imaginar quais forças seriam poderosas o suficiente para gerar universos inteiros.

Além disso, alguns dos mais estranhos lugares no espaço, os buracos negros, levaram os cientistas a propor que, como o holograma dos cartões de crédito, o espaço pode ser apenas uma projeção de uma realidade mais profunda em duas dimensões, que acontece sobre uma superfície distante que nos rodeia.

O espaço, longe de ser vazio, é preenchido com alguns dos mais profundos mistérios do nosso tempo.

Além do Cosmos: O Tempo (Episódio 4)



Nós o desperdiçamos, guardamos, matamos, fazemos. O mundo corre sobre ele. No entanto, pergunte ao físicos o que o tempo realmente é, e a resposta pode chocá-lo: eles não têm ideia. Ainda mais surpreendente, o profundo senso que temos da passagem de tempo do presente para o passado pode ser nada mais do que uma ilusão. Como pode a nossa compreensão de algo tão familiar ser tão errada? Em busca de respostas, Brian Greene leva-nos à aventura de viajar no tempo, indo 50 anos para o futuro antes de pisar em um buraco de minhoca para viajar de volta ao passado. Ao longo do caminho, ele irá revelar uma nova forma de pensar sobre o tempo em que momentos do passado, presente e futuro -- desde a época do reinado de T. Rex até o nascimento de seus tataranetos -- existem todos de uma vez. Esta jornada vai trazer-nos de volta ao Big Bang, onde os físicos pensam que os segredos definitivos do tempo podem estar escondidos. Você nunca mais vai olhar para seu relógio de pulso da mesma forma.