Blog

Blog

27 de fev. de 2013

Entenda a Mecânica Quântica


O canal Discovery Channel realizou um documentário que explica em uma linguagem bastante simples os princípios básicos da Mecânica Quântica, um dos ramos mais complexos da Física. Se você está entre as pessoas que desistiram todas as vezes que tentaram entender este tema, com certeza vai aproveitar este material.
A dificuldade na compreensão da Mecânica Quântica se deve ao fato dela ser um ramo da Física que lida com o comportamento da matéria e da energia na escala de átomos e partículas subatômicas. Atualmente, seus princípios têm se popularizado graças às novas perspectivas científicas que se aproximam da espiritualidade.

Em 1927 Niels Bohr escreveu:
“Qualquer um que não se chocar com a teoria quântica não a compreende.”
No final do século 19, a Física Clássica parecia dar conta de explicar todos os fenômenos do universo, mas alguns achados experimentais acabaram desafiando esta percepção. Teorias que funcionavam bem para situações na escala humana de espaço e tempo falhavam para explicar situações que eram muito pequenas, muito massivas, ou que se moviam a velocidades muito elevadas.
Na era da Física Clássica, enquanto alguns acreditavam que a luz era constituída por um feixe de partículas, outros acreditavam que a luz consistia de ondas se propagando em algum meio. A Física Quântica demonstrou que as duas teorias estavam certas, uma vez que tudo depende do observador.

Assista abaixo ao documentário completo:
(dublado)