Blog

Blog

24 de fev. de 2013

O Evangelho de Judas



O Evangelho de Judas 


O Evangelho de Judas é um Evangelho Gnóstico que contém importantes conversas entre Jesus e seu discípulo Judas Iscariotes. Descoberto em 1970 no deserto do Egito, o Evangelho de Judas foi escrito antes do século II e traz uma nova visão deste discípulo de Jesus e também da Doutrina Cristã Primitiva.
Ao contrário dos evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), que apresentam Judas como o traidor de Jesus que o entregou às autoridades para ser crucificado, este Evangelho mostra que as ações de Judas foram feitas seguindo instruções dadas pelo próprio Cristo.


Mais que isso, o Evangelho de Judas fornece indícios de que Jesus teria planejado o curso dos eventos que levaram à sua morte. Apenas Judas sabia deste plano, pois teria sido o único a conhecer a verdadeira palavra, ao contrário dos demais apóstolos.
Para boa parte dos gnósticos antigos, o Corpo era uma espécie de prisão do Espírito. Desta forma, Judas teria apenas auxiliado a alma de Jesus a se libertar de suas restrições físicas.
Interessante para os gnósticos que desejam conhecer um pouco mais a respeito de suas raízes através de uma fonte que não seja de seus históricos opressores. Recomendado para os iniciantes da Gnosis, já que apresenta, ainda que de forma breve e superficial, alguns dos principais conceitos da Teologia Gnóstica.
Este documentário é fruto do esforço de uma equipe internacional de cientistas e especialistas, que trabalharam durante muitos anos para autenticar, conservar e traduzir o texto original, recebendo o apoio da Fundação Maecenas de Arte Antiga e o Instituto Waitt para Descobertas Históricas.

Assista abaixo ao documentário completo:
(dublado)