Blog

Blog

28 de fev. de 2013

Universo - Imagens em Escala



A astronomia, apesar de exercer um certo fascínio sobre a maioria das pessoas, apresenta alguma dificuldade para quem toma contato pela primeira vez, porque seu assunto é remoto e não familiar,envolvendo idéias novas e utilizando uma nomenclatura específica.
O simples fato de pensar sobre o Universo exige imaginar distâncias que parecem inimagináveis frente ao tamanho das coisas com que estamos acostumados em nossa vida diária.
Queremos aqui dar uma noção da escala do Universo, partindo de tamanhos familiares e passando gradativamente a tamanhos maiores.
(Clique ou baixe as imagens para vê-las ampliadas)
Comparação do tamanho Real entre os Planetas e as Estrelas

Quanto insignificantes nós somos?
Você tem alguma idéia?

Essas imagens em escala real deverão nos
ajudar a nos situarmos:


Primeiro vamos ver uma imagem comparativa entre a terra e os outros planetas do sistema solar apelidados pelos cientistas de “Planetas Rochosos”:


A primeira delas nos mostra que a Terra e Vênus tem tamanho muito parecidos. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença pequena.

Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do “nosso” planeta.
Marte é 1/3 maior que Mercúrio, com 2439 quilômetros de raio, que por sua vez é o dobro de Plutão, com 1160 km. Não é a toa que Plutão foi rebaixado, não acha?
A maioria dos telescópios de médio porte, usado por amadores, não consegue vê-lo. Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio!
Gostou dessa comparação? Então vamos à próxima.
Ela nos mostra os gigantes gasosos, como são conhecidos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em comparação aos planetas rochosos.



Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do “nosso” planeta.
Se fosse oco daria para caber dentro dele mais de 2 mil Terras.
Saturno, o segundo maior planeta, não fica muito atrás, seu raio é de 60268 quilômetros.
Bem menores Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio respectivamente, mesmo assim são aproximadamente 8 vezes maiores que a Terra.
A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes da nossa vizinhança.

Na seqüência vemos o Sol. Seu raio é de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre.
Mesmo o gigantesco Júpiter não passa de uma ervinha perto de uma melancia quando comparado ao astro-rei.
Note que a Terra e tão minúscula comparada ao Sol que você, mesmo ampliando essa imagem vai precisar de uma lupa para poder vê-la um pouco melhor.
Só por ai já dá para começar a pensar não é mesmo?
Conheço varias pessoas que se acham os donos da verdade, mas acho que é assim só por que eles ainda não tem uma real noção de como a Terra e sua humanidade é insignificante mesmo comparado ao nosso sistema solar,vamos ver se esse meu artigo os fará ter mais humildade diante dos mistérios da vida e da existência.


Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece aos nossos olhos.
A ilustração acima deixa bem claro que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado a outros sóis, muitos anos-luz distantes.
Nosso Sol não passa de um fósforo aceso diante de uma fogueira de escoteiros quando comparado a Sírius distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhante no céu noturno.
Mas até mesmo Sírius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestade.
Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer um fósforo aceso diante de uma fogueira de São João, daquelas grandes que se faz em festas juninas.
Mas não se iluda no universo a briga é de cachorros grandes e mesmo Arcturus é apenas um chihuahua perto de outros “cães” do Universo, (tipo Rottweilers e Filas) que tem por ai!


Aqui vejam...

Conseguem ver Arcturus? Ele está na imagem (acredite se puder...)
Perto de Antares (uma supergigante vermelha distante 600 anos-luz da Terra) tudo parece pequeno.
Antares é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais.
Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, as pessoas costumam chamá-la de “Coração do Escorpião” (isso me lembra do Anime Cavaleiros do Zodíaco...Rsrsrsrsrs!!).
Mas Antares não é grande coisa em comparação com outras Super Gigantes do Universo, vejam essa foto abaixo:


Além de Antares existe ainda a My Cephei da constelação de Cepheus (do Céu do norte) com mais de 34.812.500.00 de diâmetro e sua irmã a super gigante “W Cephei A” com 36.760.0000 de diâmetro, essa ultima é cerca de 1900 vezes maior que o nosso Sol!!

Mas você acha que já acabou?
Não meu amigo(a) a festa está apenas começando!
Vejam aqui “
VY Canis Majoris” uma Hiper Gigante da constelação de Canis Major (Cão Maior) que fica entre o Céu Norte/Sul:





Acredite se quiser, mas o nosso Sol está nessa imagem, clique na imagem e veja o tamanho microscópico dele em comparação com a maior estrela já identificada no Universo. 

Essa estrela é a maior que já foi identificada por telescópios da Terra até o momento, ela é mais de 2.600 vezes maior que o nosso Sol!! (não direi o diâmetro por que não existe um consenso entre os estudiosos sobre seu real tamanho, mas certamente é maior que a “W Cephei A” )

Esta era a maior ja registrada há alguns anos atrás, eis acima algumas fotos da VY Canis Majoris tiradas pelo Telescópio espacial Hubble.

Mas será que é a maior do Universo? Muito provavelmente não!


Deve ter maiores por ai! Basta procurar...
Como deu para notar, em um universo tão super gigante a Terra é como uma partícula de poeira! Realmente algo muito insignificante... então por que da vaidade de alguns?
Certamente por que esses “alguns” não conseguem ver alem do horizonte (são míopes?) eles se fecham em seu próprio mundinho e com isso criam a ilusão de serem importantes... quanta pretensão!
Mais humildade minha gente! Os Mistérios do Universo são infinitos e a ciência atual não respondeu nem 1% desses mistérios ainda!
Por que então de tantas certezas? Por que da arrogância? Não existe vida inteligente fora da Terra? “Eles” não estão nos visitando?

Baseado em que você afirma isso? Baseado na Ciência?
HAHAHAHA!(Mas que comédia!)
A Ciência é demasiadamente primitiva ainda... devemos ser cautelosos com esse tipo de afirmativa tão “confiante” os verdadeiros cientistas não defendem conclusões definitivas.

"O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete..."(Aristóteles)

- "É muita ignorância uma pessoa que não conhece nem 1% Trilionésimo do Universo querer afirmar alguma coisa sobre como tudo funciona... confiar todas as fichas numa ciência falha que não é capaz de explicar a maioria dos fenômenos do Universo e sim somente descrevê-los..." -

"Se não existe vida fora da terra, então universo é um grande desperdício de espaço". 
Carl Sagan



Nesse mapa vejam a nossa vizinhança estrelar, mesmo a Hiper Gigante VY Canis Majoris é só mais uma dentre bilhões de estrelas da nossa Galáxia.


Aqui uma imagem mais ampla mostra o “Braço de Órion” onde localiza-se o nosso sistema solar na Galáxia.



Aqui você tem uma visão do centro da Via Láctea, a nossa Galáxia como seria visto a olho nu.

Aqui o mesmo núcleo e a pequena galáxia de sagitário


Nessas imagens o centro da nossa Galáxia vista por diferentes filtros fotográficos.


Aqui uma das imagens que mais aprecio, nesse mapa podemos ver nossa exata localização na Galáxia, certamente os Alies devem ter um mapa parecido com esse...

Alguém ai ainda se lembra da VY Canis Majoris?



Aqui imagem mais ampliada da nossa Galáxia, são mais de 100 bilhões de estrelas !  (alguns afirmam que é mais de 200 bilhões, quem estará certo?) Pode imaginar isso? Mais de 200 Bilhões de estrelas!








Aqui um mapa mostra que mesmo a nossa Galáxia é insignificante em comparação as outras, estas são as nossas vizinhas intergalácticas.
A Galáxia de Andrômeda que é muito próxima a nossa tem mais de 400 bilhões de estrelas e o dobro do tamanho da via Láctea!

Mas você acha que Andrômeda é grande coisa?
Essa é a M87, uma SUPER Galáxia com mais de 1 trilhão (isso mesmo!) 1 trilhão de estrelas!
Ela é a maior já localizada pelos telescópios da Terra, mas eu acho que deve haver algumas ainda maiores no Universo. O que você acha?
Observação : Todos esses pontos que vocês estão vendo em volta da M87 não são estrelas. São Galáxias! E as duas luzes um pouco maiores na imagem são Galáxias muito perto dessa super gigante, assombroso não?


Mas como já venho dito o Universo é algo descomunal que supera nossas imaginações largamente!

Aqui uma foto que mostra claramente que mesmo a M87 é só mais uma dentre bilhões de Galáxias.

Essa foto acima é uma fotografia tirada pelo telescópio espacial Hubble (sim ele de novo!) e segundo diz o site oficial mostra mais de 10 mil Galáxias de uma pequenina região do Universo onde vendo a olho nu da Terra não existe estrelas, o super telescópio ficou parado virado para essa região sem estrelas durante cerca de 2 semanas e depois desse tempo registrou essa que é a foto de objetos celestes mais longínquos já tirados até hoje em toda a historia.

Mas veja bem! Existe ainda mais Galáxias atrás destas que de tão distantes não foram captadas pelo Hubble.

Essa foto é chamada de “Campo Ultra-Profundo do Hubble”
e deu uma estimativa aos astrônomos do tamanho do Universo.


Segundo a ultima contagem existe no Universo mais de 250 bilhões de Galáxias, mas esse numero pode ser maior.
E se não fosse o suficiente tem ainda as outras dimensões, pois a Teoria das Super Bolhas Universais ou Teoria "M" (evolução da teoria das “Super Cordas”) da física Teórica diz que o nosso Universo (material) não é o único, que existe muitos outros e que mesmo o nosso é um Universo novo,pois ele é produto do choque entre dois mais antigos e talvez maiores, não que estes outros universos tenham se destruído,eles apenas se chocaram e com isso criaram uma faísca (não entendi bem essa parte,será que estou dizendo alguma bobagem?) e essa faísca é o nosso Universo.

Alguns documentários pra melhor compreensão:



Neste episódio, o elenco utiliza analogias impressionantes para trazer os maiores objetos, as grandes distâncias e a maior velocidade à Terra.
Para entender a escala do Cosmo, se basearam em experiências como dirigir um caminhão monstruoso, escalar a ponte golden gate, e fazer uma corrida através do deserto em um carro movido por foguetes.



O Universo – Galaxias Longinquas


Nossa galáxia é apenas uma entre as milhões que existem no Universo. A Via Láctea tem milhões de estrelas. Através do telescópio Hubble, faremos um tour por nosso Universo e remontaremos quase ao Big Bang.

THC - O Universo - 16 - Maiores Coisas do Universo





Aplicativo em flash mostra detalhes e informações detalhadas sobre todo o tipo de objeto do universo.

Vídeo:



Outra imagem de brinde ;)