Blog

Blog

25 de fev. de 2013

2013 poderá ser alvo de Tempestades magnéticas?




download4 2013 poderá ser alvo de Tempestades magnéticas ?2013 iniciou e com ele acontecimentos estão previstos para acontecer, de acordo com  previsões feitas pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia , A terra passará por cerca de uma Dezena de fortes tempestades magnéticas em 2013.
Este ano serão registradas de 30 a 40 tempestades geomagnéticas. Dentre elas, de 5 a 10 serão bastante intensas. No ano passado, o planeta passou por 30 destes eventos, sendo cinco consideradas fortes.

Qual seria a causa de tais fenômenos no ano de 2013?

O fenômeno é um distúrbio que ocorre quando o campo  magnético e a atmosfera da Terra são atingidos pelos fluxos de radiação provenientes das erupções solares. Ocasionalmente, quando rajadas de vento solar alcançam o planeta, as ondas radioativas se chocam com a magnetosfera, alterando a direção e a intensidade do campo magnético terrestre.



Em casos extremos, as tempestades geomagnéticas podem causar queda  de energia elétrica, interferência no funcionamento dos satélites de comunicação e nos instrumentos de navegação e ainda podem provocar efeitos imprevisíveis sobre o clima global.


Fonte:portuguese