Blog

Blog

1 de fev. de 2013

Videoclipe feito com ressonância magnética em tempo real


Filme feito com um scanner de imageamento de ressonância magnética produz um efeito que poderia até servir para estudo científico de fonoaudiologia.

Um músico chamado SIVU fez vídeo de uma música dele (denominada "Man better than he") criado pelo diretor Adam Powell, usando praticamente apenas imagens de ressonância magnética. Parecendo que é tudo registrado em tempo real, a técnica foi usada para capturar o sistema vocal em movimento em um plano que em anatomia é chamado de mediana sagital. A ressonância magnética em tempo real é uma técnica relativamente nova que permite a captura ao vivo de imagens de objetos em movimento e está sendo empregado para estudar órgãos como o coração e complicados movimentos coordenados empregados durante a fala, deglutição e, conforme visto no filme, durante o canto. Para o vídeo de SIVU foi necessário colocá-lo no scanner enquanto, repetidamente, cantava sua canção durante 2 a 3 horas. O filme foi criado com a ajuda dos médicos Marc E. Miquel e David Andrew Scott no Barts Hospital em Londres.


Outro estudo relacionado, dessa vez da Universidade do Sul da Califórnia, estuda como os beatboxes produzem som  com a boca. Daí pode muito bem sair outro vídeo com proposta semelhante.


Fonte: medGadget
[Via BBA]