Blog

Blog

16 de mar. de 2013

As Grades da Prisão - Dinheiro






Você já se perguntou qual é a real função do dinheiro? Você já se perguntou por que a vida de nossos contemporâneos gira em torno dele? Você já se perguntou por que é o objetivo da maioria das pessoas? Você já notou tudo o que ele traz para os homens? Você  notou o como nos apegamos a algo tão artificial?

O dinheiro é uma representação de um valor, uma nota de 100 reais só vale pois representa o equivalente a um peso em ouro guardado no banco nacional. Mas, o que é esse valor? Por que esses 100 reais pode comprar coisas? Por que ele tem mais valor que uma folha de papel? O valor dele vem unicamente na crença coletiva que há algum valor por ali, é dependente de nossa crença.

Se pegássemos uma máquina do tempo e voltássemos até a China antiga esse pedaço de papel não ia ter valor, ia ser um pedaço de papel, o que ele realmente é, então, por que acreditamos que esses pedaços de papel tem algum valor? Por que você acredita que ele tem valor? Claro, fomos a nossa vida inteira treinados para acreditar que o dinheiro é bom, que é uma necessidade humana, que sem dinheiro você é um vagabundo.

Chegamos ao ponto em que muitas pessoas julgam o outro pela quantidade de dinheiro que aparentam ter, pelas marcas das roupas que vestem, pelos carros que dirigem. O dinheiro obscureceu a poesia da vida, quantas pessoas que querem ser poetas, músicos, atores, artistas e tem potencial para serem grandes abandonam tudo por causa do dinheiro?  O quanto você já abandonou por dinheiro?
"Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia, são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor... é para isso que vivemos."
Mr. Keating - Sociedade dos Poetas Mortos

Aos poucos o dinheiro vem roubando as razões de nossa vida, tornando a paixão, o amor, a poesia e a arte em coisas pouco lucrativas, sendo assim, se tornam "sem valor". O dinheiro é um alimento, um alimento para o pior que há dentro de um homem, ganância, medo, ódio, raiva, ânsia, angustia. Quantas pessoas no mundo não sentem isso justamente por causa do dinheiro? Quantas pessoas não correm atrás do dinheiro antes de correrem atrás da felicidade? 




O dinheiro nos prende a rotina, nos prende a "obrigações" que nos foram impostas, nos prende a normas da sociedade, nos prende a uma das fontes de sofrimento. As pessoas tem medo de não serem felizes, tem medo de sofrerem, tem medo de morrer cedo, estão cheias de medo, e fomos condicionados que nossos medos estão relacionados a falta de dinheiro, o que só causa mais sofrimento. Mas, o que nos prende ao dinheiro? A mídia? Os Illuminati? O medo? Sim, eles ajudam, influenciam, mas eles não podem mandar em você, só se você quiser, se nós quisermos, podemos nos tornar felizes mesmo nessa realidade caótica. Se você já leu sobre o Salto Quântico Genético, sabe, somos deuses, e nosso potencial é ilimitado.  
"Vou primeiro trabalhar, depois aproveitar a vida", o problema é que não é assim que funciona, se você se apega ao dinheiro, você suicidou suas chances de real felicidade. Qualquer pessoa apegada ao dinheiro sofre, os que tem bastante tiveram sua ganância alimentada, e desejam mais. Os que não tem, desejam, pois só assim acham que podem ter uma vida melhor. Mas o desejo e o apego a algo tão superficial só leva ao sofrimento.




Então, como ser feliz? Os budistas foram os primeiros a acertar o caminho. Não, você não precisa virar budista, mas, se desapegue ao dinheiro, e, se quiser, ao resto todo, veja o mundo material não como uma série de necessidades, e sim, como uma série de complementos, que você tirar proveito, mas, que não necessita para ser feliz. Você pode acordar feliz, dormir feliz, passar o dia feliz sem se importar com o dinheiro, ou com outras superficialidades, você não precisa se apegar ao dinheiro para arranjar algum.

  
Então, liberte-se do medo, se desapague do que é superficial, seja feliz, e siga seu sonhos.