Blog

Blog

1 de mar. de 2013

O Universo! Faça uma viagem fantástica ao universo!...




Hoje é o único planeta conhecido capaz de sustentar vida. No entanto, a Terra foi um saco de pancada cósmico no passado, e ainda alvo atualmente. Vários corpos que vagam pelo sistema solar ameaçam nocautear nosso planeta, e tudo seria despedaçado… Nossos corpos voariam para o infinito. Contudo, com toda a nossa tecnologia não podemos nos render. Temos que encontrar esses assassinos antes que eles causem o “Fim da Terra”.

Terra

Terceiro episódio da primeira temporada da série “O Universo”, exibida pelo History Channel, mas que você pode assistir aqui:



O Universo – Marte: o planeta vermelho 



Marte é o planeta que mais tem intrigado pesquisadores e pessoas que gostam de astronomia. É o quarto planeta do sistema solar, e muitos acreditam que já teve condições de abrigar vida no passado. Afinal, é isso que a sonda de US$ 2,5 bilhões da NASA, o Curiosity, foi fazer nas terras marcianas.
O astro avermelhado é uma fonte de extravagantes conjecturas à séculos. Será que ali existe uma hostil sociedade? Provavelmente não, mas nosso vizinho planetário ainda desperta a imaginação. Guarda segredos biológicos por mais de 4 bilhões de anos, e Marte pode ainda deter a chave para o entendimento do passado e futuro do planeta Terra.



O Universo – Júpiter: O Gigante Gasoso 



Júpiter, o maior planeta do sistema solar, possui menos de 0,01% da massa solar, mas mesmo assim, consegue ter uma massa 2,5 vezes maior que todos os planetas juntos. Assim como Saturno, Urano e Netuno, Júpiter é um gigante gasoso, não composto por matéria sólida.
Esse ótimo documentário exibido pelo History Channel faz uma viagem de 600 milhões de quilômetros até o “mini sistema” de Júpiter, onde mais de 60 luas orbitam o imponente planeta. Luas que até podem abrigar vida.


O Universo – A Lua 



Desde a antiguidade, o homem tem mostrado um amplo interesse no estudo da Lua, que havia se transformado em um importante objeto de estudo. Tales de Mileto (640-546 a.C.), astrônomo e filósofo da Grécia Antiga, acreditava que a Lua era um astro sólido e sem luz própria, refletindo os raios solares. Cem anos depois, Demócrito de Abdera (460-370 a.C.), também filósofo grego, acreditava que a Lua era um lugar parecido com a Terra, com seus vales e montanhas, que causavam as sombras no satélite.

Lua
Mas foi somente muito tempos depois que pudemos aprender quase tudo sobre nosso satélite natural, tão perto e tão longe de nós. Como a Lua nasceu e se desenvolveu? A resposta é incrível, muito mais do que a maioria dos terráqueos imagina.



O Universo – Espaçonave Terra 


Há 4,5 bilhões de anos na corrida de alta performance para se tornar um planeta, essa esfera azul-safira conquistou seu lugar. Mas foi uma competição caótica, e cheia de violentas colisões.

Terra
Depois de muita perseverança, a Terra se tornou um planeta muito especial – o único no sistema solar com oceanos, terra e vida complexa.
Apesar dos desastres modernos que o assolam, o planeta continua uma das criações mais deslumbrantes do universo. Vamos viajar à bordo da nave Terra nesse ótimo documentário exibido pelo History Channel, que você confere completo aqui.




O Universo: Mercúrio e Vênus 


Vênus e Mercúrio… Dois mundos hostis, marcados por destinos opostos. O primeiro é um planeta em fúria,  fervilhando com a ação de forças da natureza. O segundo, uma carcaça planetária bombardeada por milhares de objetos em alta velocidade. Ambos são exemplos de planetas com condições ambientais extremas.



O Universo: Saturno – O Senhor dos Anéis


Ele é a grande atração do sistema solar. Banhado em luz própria, conquista multidões de admiradores, mas sua beleza tem um lado sombrio. Trata-se de uma imensa e gélida bola de gás cercada por anéis que giram a 65.000 km/h.

Saturno
É um planeta de clima violento, com uma tempestade polar maior que os Estados Unidos, e raios 1 milhão de vezes mais fortes que os da Terra. E suas luas são ainda mais fascinantes. Será que alguma delas pode abrigar vida?