Blog

Blog

10 de mar. de 2013

Universo - Viagem fantástica! Parte II


O Universo – Os Segredos do Sol (1ª Temp. Ep 1)

Uma esfera incandescente muito pequena comparada com a maioria das estrelas do universo. Esse é o nosso Sol, um dos elementos fundamentais para a vida aqui na Terra. Nascido há mais de 4 bilhões de anos atrás, o Sol é composto sobretudo por hidrogênio e hélio, e suas tempestades atingem milhões de quilômetros no espaço, afetando seriamente o nosso planeta.

Sol
Esse é o primeiro episódio da primeira temporada da série “O Universo”, lançada em 2007 e exibida pelo canal History Channel. Você pode assistir o documentário dublado completo abaixo. Se tiver uma boa conexão com a internet, recomendamos que o assista em 1080p (Full HD) e tela cheia, para uma melhor visualização.


O Universo – Marte: o planeta vermelho (1ª Temp. Ep. 2)


Marte é o planeta que mais tem intrigado pesquisadores e pessoas que gostam de astronomia. É o quarto planeta do sistema solar, e muitos acreditam que já teve condições de abrigar vida no passado. Afinal, é isso que a sonda de US$ 2,5 bilhões da NASA, o Curiosity, foi fazer nas terras marcianas.
O astro avermelhado é uma fonte de extravagantes conjecturas à séculos. Será que ali existe uma hostil sociedade? Provavelmente não, mas nosso vizinho planetário ainda desperta a imaginação. Guarda segredos biológicos por mais de 4 bilhões de anos, e Marte pode ainda deter a chave para o entendimento do passado e futuro do planeta Terra.




O Universo – Espaçonave Terra (1ª Temp. Ep. 6)

Há 4,5 bilhões de anos na corrida de alta performance para se tornar um planeta, essa esfera azul-safira conquistou seu lugar. Mas foi uma competição caótica, e cheia de violentas colisões.

Terra
Depois de muita perseverança, a Terra se tornou um planeta muito especial – o único no sistema solar com oceanos, terra e vida complexa.
Apesar dos desastres modernos que o assolam, o planeta continua uma das criações mais deslumbrantes do universo. Vamos viajar à bordo da nave Terra nesse ótimo documentário exibido pelo History Channel, que você confere completo aqui.

O Universo: Mercúrio e Vênus (1ª Temp Ep.7)

Vênus e Mercúrio… Dois mundos hostis, marcados por destinos opostos. O primeiro é um planeta em fúria, fervilhando com a ação de forças da natureza. O segundo, uma carcaça planetária bombardeada por milhares de objetos em alta velocidade. Ambos são exemplos de planetas com condições ambientais extremas.

O Universo: Saturno – O Senhor dos Anéis (1ª Temp Ep.8)


Ele é a grande atração do sistema solar. Banhado em luz própria, conquista multidões de admiradores, mas sua beleza tem um lado sombrio. Trata-se de uma imensa e gélida bola de gás cercada por anéis que giram a 65.000 km/h.

Saturno

É um planeta de clima violento, com uma tempestade polar maior que os Estados Unidos, e raios 1 milhão de vezes mais fortes que os da Terra. E suas luas são ainda mais fascinantes. Será que alguma delas pode abrigar vida?

O Universo – Galáxias Longínquas (1ª Temp. Ep 9)

O Sol é só uma estrela entre outras bilhões na Via Láctea. E nossa galáxia é somente uma entre outras centenas de bilhões no universo que conhecemos. O Telescópio Espacial Hubble nos dá uma visão do universo do passado, uma viagem magnífica pela história distante quase até o Big Bang.
Cada mancha, cada grupo, cada lampejo de luz representa um bilhão de estrelas aqui e ali. Se quisermos conhecer nosso lugar no universo, basta olhar para cima, para a distância remota, para o reino das galáxias longínquas.

O Universo – Vida e morte das estrelas (1ª Temp. Ep 10)

Cada estrela que vemos brilhar no céu é uma esfera luminosa de gás superaquecido, maior do que qualquer planeta, e cada uma tem uma história para contar. Um nascimento traumático, a vida por um triz e uma morte que abala o firmamento, resultando em um clarão ofuscante – a maior explosão do universo.

O Universo – Planetas exteriores (1ª Temp. Ep 11)

Os gigantes glaciais Urano e Netuno são planetas turbulentos nos confins do sistema solar. Cobertos por neve, esses planetas exteriores são frenéticos, agitados e imprevisíveis.
Netuno é o planeta com os ventos mais fortes do sistema solar. Em menos de um dia, um grande número de luas de Urano orbita o planeta, e as colisões são inevitáveis. Plutão, o mais polêmico dos planetas longínquos, foi excluído do grupo. Mas por que ele foi rebaixado?

O Universo – Lugares Perigosos (1ª Temp. Ep 12)

O universo é vasto, surpreendente e eletrizante. Mas quem estiver em busca de emoções fortes pode fazer uma viagem sem volta. Iremos onde ainda ninguém se aventurou e faremos pelos lugares mais mortais de nossa galáxia e do espaço.

O Universo – Procura pelo E.T. (1ª Temp. Ep 13)

Estamos sozinhos no universo? Somos os únicos a olhar para as estrelas e perguntar se há vida fora da Terra?
Hoje os cientistas buscam as respostas de formas diferentes. Alguns com gigantescos radiotelescópios, outros com sondas interplanetárias e interestelares. Se encontramos seres extraterrestres, como eles seriam? Moles e pegajosos? Máquinas auto-replicantes, cujos criadores biológicos teriam morrido milhões de anos atrás? Alguns dos maiores cientistas do mundo procuram essas respostas.


O Universo – Além do Big Bang (1ª Temp. Ep 14)

Toda história tem um começo, até mesmo a história do universo. Há 13,7 bilhões de anos, um misterioso evento deu origem ao universo – uma grande “explosão”.
É a história da criação de cada átomo, estrela e galáxia. Mas essa também é nossa história. Como ao longo de milhares de anos o homem criou uma imagem do universo, tentou explicá-lo através da ciência e descobriu seu lugar dentro dele. Esta é a história de todas as coisas. Além do Big Bang…