Blog

Blog

17 de mar de 2013

Em seu primeiro Ângelus, Papa Francisco prega a misericórdia e o perdão







Papa revela que palavras de dom Cláudio Hummes inspiraram escolha do nome Francisco

O papa Francisco revelou hoje (16) a jornalistas que se inspirou nas palavras do cardeal brasileiro dom Cláudio Hummes,que é arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação de Bispos, para  escolher seu nome. Francisco contou que à medida que a eleição, no conclave, evoluía para a escolha de seu nome como novo papa, dom Hummes o abraçou e recomendou: “Não se esqueça dos pobres”. Em seguida, dom Hummes o abraçou novamente e beijou.

Ao ouvir as palavras do cardeal brasileiro, o pontífice pensou em São Francisco de Assis, que defendia os pobres e a paz. “Imediatamente me veio à mente São Francisco, o defensor dos pobres, que combatia as guerras e o homem da paz”, disse o papa, que se comunicou a maior parte do tempo em italiano, mas também falou em espanhol.

Francisco disse que também recebeu sugestões para escolher o nome de Adriano em alusão ao papa Adriano VI, reformador e considerado moderno. Outra sugestão era o nome Clemente. “Mas aí eu disse: ‘Não, Clemente foi o papa que pensou em extinguir a ordem dos jesuítas, a minha. Isso não posso fazer”, contou.



Papa Francisco I

Habemus Papa - Francisco (Jorge Bergoglio) é Argentino (HD)   



Papa Francisco I - Entenda a escolha do novo papa - Francisco I - Papa Jesuita. 1/3   

Papa Francisco I - Entenda a escolha do novo papa - Francisco I - Papa Jesuita. 2/3   

Papa Francisco I - Entenda a escolha do novo papa - Francisco I - Papa Jesuita. 3/3