Nova repercussão
na rede: um misterioso e incrível vídeo mostra o momento em que um suposto OVNI
surge entre as nuvens do bairro de Agudos, que fica na cidade de Bauru, São
Paulo. No vídeo, os cinegrafistas amadores filmam o exato momento em que o
Disco Voador surge, gira, emite luzes numa explosão e começa a cair. Será uma
prova concreta sobre OVNI’s ou apenas mais uma fraude da internet? Entra
em ação o Caçador de Mistérios!
No dia 24 de
fevereiro de 2011, o Auxiliar Administrativo e usuário do Youtube Henrique Barduco(24 anos),
residente em Lençóis Paulista, região de Bauru, publicou o vídeo abaixo. Nele
podemos ver um estranho objeto sobrevoando os céus em algum ponto da Rodovia
Marechal Rondon (SP-300) perto de Agudos, na região de Bauru – estado de São
Paulo. Vamos assistir ao vídeo que virou “hit” na internet em pouquíssimos dias:
O cinegrafista do vídeo, soltando
palavrões aos montes, não consegue esconder seu espanto ao filmar o estranho
objeto atrás das nuvens.
Em certo momento da filmagem de apenas
1 minuto e 38 segundos, o UFO solta um clarão e começa a cair em direção ao
chão.
No dia seguinte, vários blogs e sites
se encarregaram de espalhar a história e assim o vídeo foi um dos mais vistos
naquele dia.
Em entrevista à TV TEM Henrique
explica que recebeu a gravação das imagens de um amigo, cujo nome ele mantém
sob sigilo. ”E esse meu amigo recebeu as imagens de uma outra pessoa por
e-mail, que não sabemos quem é”, conta.
Ele afirma que a decisão de postar o
vídeo no You Tube foi meramente com a intenção de que as pessoas opinassem se o
filme era verdadeiro ou não.
“Mas sinceramente, acho que não é. A
maioria está opinando que é montagem, que é falso”, conclui. O Auxiliar
Administrativo não sabe dizer quando a imagem teria sido gravada.
Mas, será que o vídeo é real? Será que
esta é uma prova concreta de que estamos sendo visitados por seres de outros
planetas?
Infelizmente, para os que querem
acreditar, tudo no vídeo é real,MENOS o Disco Voador!
O vídeo é FALSO! Trata-se de uma
excelente montagem.
O mistério que mexia com a cabeça do
povo da região e dos internautas foi resolvido . O vídeo não passou de uma
campanha publicitária de uma empresa de embalagens que, por conta da
característica intrínseca de velocidade da Internet, “vazou” de forma
extremamente fugaz.
A empresa responsável pela campanha
fica em Lençóis Paulista e se chama Atitude Media Box. O mote é a
comercialização de embalagens de pizza – a cliente da campanha que causou todo
o alvoroço – e, simultaneamente, o ramo publicitário, uma vez que tais caixas
trazem campanhas de marketing de diferentes produtos. Foi exatamente para
divulgar a marca que surgiu o vídeo polêmico e misterioso.
Os protagonistas do vídeo, que antes
eram somente duas vozes masculinas, ganharam rostos. O “cinegrafista” é
o designer 3D e editor de vídeo André Angélico. Já o
“motorista”, que no vídeo é chamado de “medroso” pela pressa em ir embora, é o
criador delayout Jônata Evangelista.
“Nossa intenção era fazer uma campanha
viral. Não podemos revelar muito sobre qual seria a linha que seguiria, porém,
seria algo falando da expansão da marca e de como ela chegou para
ficar”, aponta André Angélico.
Fazendo uma rápida memória, as campanhas ou
Marketings Virais são estratégias de divulgação que tentam explorar as redes
sociais para a proliferação da marca. Assim como o vídeo do suposto OVNI,
dificilmente o produto ou serviço fica em evidência. O mesmo ocorre com a
própria finalidade de propaganda, o que geralmente é camuflada. Em linhas
básicas, geralmente é um vídeo ou texto passado por meio da rede de
computadores de uma pessoa a outra de forma incessante, como uma verdadeira
epidemia, o que caracteriza a denominação ”viral”.
Entretanto, segundo os autores, o vídeo
ainda nem estava pronto, o que justifica a ausência total de qualquer item que
aponte à marca das embalagens de pizza. ”Havia umas cinco ou seis pessoas
que sabiam da nossa campanha e do que estávamos fazendo. Como lançaríamos isso
regionalmente, não queríamos que as pessoas nos reconhecessem, justamente para
não diminuir o efeito de realidade que queríamos passar”, afirma André.
Trunfo na casualidade
Pelo mesmo motivo de evitar
qualquer reconhecimento, apesar de a empresa ser lençoense, o local escolhido
para as filmagens foi Agudos. ”Queríamos disfarçar ao máximo que fomos nós
que fizemos o vídeo. Por isso, não fizemos em Lençóis. Queríamos evitar que
alguém reconhecesse a voz ou outro detalhe”, aponta André.
O tom casual também foi
proposital para dar esse efeito de veracidade, o que funcionou bem, visto que
muitas pessoas ficaram impressionadas com o vídeo. ”Utilizamos uma câmera
de qualidade e resolução mediana. A imagem de gravação era melhor do que essa
que vocês viram. Mas nós pioramos a qualidade justamente para dar esse ar de
informal, de casual”, completa.
Verdadeiro o vídeo não é.
Contudo, certamente o objetivo da campanha foi atingido. ”Não imaginávamos
essa repercussão toda. Era para ser algo local ou regional e acabou virando uma
história nacional”, conclui o design, editor de vídeo e agora “ator” André
Angélico.
Repercussão nacional
Não
foi somente na imprensa local que o vídeo misterioso repercutiu. Além de
jornais e emissoras de televisão e rádio do Interior, o fato ganhou destaque em
veículos de comunicação de abrangência nacional. Veja abaixo algumas
reportagens sobre o viral:
Somente no site da 94FM, foram mais de 80 comentários (e continuam
participando), não contando todas as participações pelas redes sociais.
Os portais
virtuais UOL e G1 trouxeram o vídeo e ainda relacionaram
com a história do tremor. Já anteontem, a gravação foi destaque no programa
global Fantástico, no quadro Detetive Virtual. Na ocasião, foi confirmado
o que muitos sites e estudiosos já haviam divulgado: a presença de edição gráfica
nas filmagens.
Análises
Realizadas
- Ninguém mais vê o objeto no céu, apenas o rapaz da câmera. Isso é estranho, pois ao que tudo indica, eles já estavam vendo tudo de dentro do carro. Provavelmente com a câmera desligada.
- Ninguém mais vê o objeto no céu, apenas o rapaz da câmera. Isso é estranho, pois ao que tudo indica, eles já estavam vendo tudo de dentro do carro. Provavelmente com a câmera desligada.
Aliás, essa é uma
excelente câmera, a julgar pela qualidade do filme e pelo
enorme zoom que ela proporciona.
- Uma rápida
análise no vídeo mostra que, por uma pequena falha na edição, aos 0:39 em um
segundo do filme o OVNI desaparece. Veja:
Um Segundo antes do caminhão passar na frente das nuvens o objeto
some da tela.
Essa única falha
estragou todo o excelente trabalho de edição que pode ser feito com softwares
de edição de vídeo como o After Effects.
De acordo com a
matéria publicada no dia 26 de fevereiro no Jornal da Cidade de Bauru, o
professor e pesquisador de imagens Willians Balan, da Universidade Estadual
Paulista – UNESP – afirma que ao 1 minuto e 12 segundos do filminho, as luzes
começam a aparecer na frente da nuvem e devido à sua densidade, as luzes não se
comportariam dessa forma.
Ainda, segundo
Balan, ao se ampliar a imagem, ela fica toda quadriculada
(pixealização). ”O mesmo não ocorre na área próxima ao suposto objeto, a
pessoa pode ter feito a edição para melhorá-la”,completou ele.
Seja como for, o
vídeo ficou muito bem feito.
Voltando alguns
dias, em 8 de fevereiro, moradores de 7 cidades da região Centro-Oeste de São
Paulo, incluindo a zona rural, ouviram uma grande explosão – seguida de um
tremor de terra. Segundo a redação da TV TEM, os departamentos de sismologia da
Universidade de Brasília e da USP, de São Paulo, descartaram que tenha havido
tremores de terra, no estado de São Paulo, na terça.
Poderia ser um
enorme trovão? Muito provável, já que o dia estava muito nublado.
O Tremor de Terra
Segundo André Angélico, a campanha publicitária já estava sendo desenvolvida há algum tempo, porém, o tremor misterioso que afetou a região no começo do mês serviu de inspiração e mais motivação para a história.
Segundo André Angélico, a campanha publicitária já estava sendo desenvolvida há algum tempo, porém, o tremor misterioso que afetou a região no começo do mês serviu de inspiração e mais motivação para a história.
“Queríamos
trabalhar com essa ideia de que a marca era algo que estava em expansão e com
relação a esse lance espacial, extraterrestre. Mas, tínhamos medo que fosse
algo bobo. Quando saiu a história do tremor e toda a repercussão, vimos que a
população ainda se importava com isso. Vimos que era algo a ser bem explorado”,
remete.
Tal fenômeno
ocorreu no último dia 8, quando um tremor precedido de um forte estrondo foi
sentido em várias cidades, como Bauru, Lençóis Paulista, Pederneiras, Boracéia
e, principalmente, Agudos e Borebi. Várias hipóteses foram levantadas: terremoto,
avião rompendo a barreira do som ou fenômeno atmosférico. Todas foram
descartadas.
Com a divulgação
do vídeo, a provável visita extraterrestre como motivo do fenômeno foi cotada
entre os mais crédulos, todavia, agora, com a descoberta da história real, ela
também passa a ser descartada. A causa mais provável para o estrondo foi
apontada pelo astronauta bauruense Marcos Pontes. De acordo com ele, o fenômeno
poderia ter sido ocasionado por um meteorito que explodiu ao entrar em contato
com a atmosfera – o que explicaria a ausência de uma cratera no solo. A
hipótese ganhou força por vários relatos da população de que haviam avistado um
clarão no céu.
Até chefe foi enganado
Não foi somente a população que foi
iludida com o vídeo do suposto OVNI. O próprio chefe da empresa que desenvolveu
a campanha viral também “caiu na onda”.
“Era algo meio sigiloso. Mandamos para
algumas pessoas justamente para ver se elas nos reconheciam ou não. É engraçado
que o nosso próprio chefe acabou sendo enganado. Sorte que aqui fazemos muitas
brincadeiras e não houve maiores problemas com ele”, conta André Angélico.
Segundo ele, foi exatamente nesse
momento de enviar para algumas pessoas que o vídeo acabou “vazando” pela
Internet. ”Não achávamos que as pessoas repassariam com tanta facilidade e
agilidade como foi. Somente queríamos testar para ver como seria a reação e se
não seríamos descobertos. Ainda iríamos finalizar (o vídeo)”.
Em relação ao frame passado aos 39
segundos, quando o OVNI desaparece e que foi decisivo para apontar que houve
edição na filmagem, o design e editor afirma que foi um
“presentinho”. ”Nossa intenção era justamente lançar uma caça ao tesouro.
Era fazer com que as pessoas ficassem se perguntando se aquilo era real ou não
e investigar. Assim, passariam para as outras. Tem mais alguns presentinhos lá
que ainda ninguém descobriu”, conta André, em tom tão misterioso quanto o vídeo
polêmico.
Questionado sobre o fato ter sido visto
por alguns como contravenção penal, artigo previsto em lei por incitar algum
tipo de pânico coletivo, o autor não pensa nessa possibilidade. ”Nossa
ideia era apenas divulgar a marca e divertir os internautas. Nunca achávamos
que teria essa repercussão”.
Portanto, vídeo FALSO! Trata-se de
um Marketing Viral. E você leitor? Já encontrou os
outros ”presentinhos” escondidos no vídeo? Assista novamente,
investigue e poste nos comentários suas descobertas!
Continuarei a pesquisar e trazer a
informação até vocês, estimadosSeguidores e Leitores, porque eu
sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários
serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo
assunto pode ser a sua dúvida!