Blog

Blog

7 de fev. de 2013

Carcará! Uma águia quase CAÇA um bebezinho que brincava num parque.


Impressionante este vídeo. Espero que não se trate de um video fake. [ Editado: Leia o aviso no fim do post]
Uma criança brincava tranquila no gramado de um parque quando uma enorme águia desce dos céus e resolve CAÇAR o neném. Nós humanos não estamos habituados a nos ver enquanto presas, mas a verdade é que em certas condições, nós somos parte do cardápio.
As águias são famosas por estes mergulhos, quando descem em alta velocidade, geralmente sobre filhotes de cabras, bezerros, pequenos filhotes de corsas e animais do tipo. Elas agarram fortemente com as garras e decolam com o animal. Então, não é incomum que as águias larguem o animal que se debate inutilmente de uma altura gigantesca, para que ele morra na queda. Ela dá um novo mergulho e pega o animal para levar para seu ninho onde vorazes filhotinhos carnívoros esperam pelo rango.

Aqui esta o vídeo em que a águia caça o bebê:



Segundo a limitada descrição do vídeo, a cena se passou no Canadá. A águia solta a criança quando o pai corre para cima dela, talvez pelo susto. Se o pai tivesse dado mole já não teria mais filho. Mesmo que o vídeo seja uma obra fake, o que não me pareceu ser a princípio, uma cena assim é totalmente possível, como podemos ver por esse outro vídeo que mostra uma águia caçando um bichinho 
infeliz.



Alguns leitores informaram que há uma forte possibilidade de que se trate realmente de um video fake. Não duvido, já que nem é tão difícil fazer um video fake como este.
É muito provável que seja fake mesmo. Entretanto, também estou ciente do clássico comportamento “debunker master” das pessoas da internet, que não raro, pagam mico tentando provar que videos reais são fake. Na dúvida, como eu sempre digo, tenha um pé atrás. Real ou não, isso é algo que poderia de fato acontecer. O maior indício de que o video é fake é que o camera esta filmando a águia convenientemente no céu e acompanha ela. Tudo muito conveniente.

Há quem veja nas sombras do menino e no movimento da águia erros de iluminação e animação do CG. Aqui tem uma versão do vídeo que um cara estabilizou:


Mas a controvérsia ainda persiste, então, na dúvida tenha
o pé atrás com essa história.